sábado, abril 27, 2024

10 Clássicos IMBATÍVEIS dos Anos 80 que Completam 40 Anos – para Assistir nos Principais Streamings

Todos temos nossa época nostálgica preferida, aquela que nos marca quando somos jovens e que nos apresentou filmes que nunca mais iremos tirar da cabeça. Para muitos, essa época foi os anos 80. É justamente dessa década tão querida que iremos falar aqui nessa nova matéria.

O assunto aqui são os clássicos irremediáveis dos anos 80 que estão completando nada menos que 40 anos de aniversário em 2024, desde sua estreia nas telonas. Nem dá para acreditar. Isso porque parece que foi ontem que os assistimos nos cinemas ou os alugamos na locadora.

Bem, e como essas lojas de aluguéis de vídeo não existem mais, seu substituto são as plataformas de streaming. E nossa dica vem justamente delas, nas quais peneiramos os clássicos dos clássicos nas principais plataformas para você. Confira abaixo os filmes quarentões disponíveis para ver e rever.

01) O Exterminador do Futuro
Amazon Prime Video

Talvez por ter um roteiro complexo e muito à frente de seu tempo, e tintas de terror, suspense e ficção, ‘O Exterminador do Futuro‘ não tenha ganhado a devida atenção quando passou pelos cinemas há 40 anos. Porém, o longa é um claro exemplo de filme cult cuja popularidade só foi aumentando cada vez mais com o passar das décadas, ao ponto de ser considerado um dos grandes clássicos irretocáveis saídos dos anos 80. Fora isso, se tornaria um divisor de águas na carreira de Arnold Schwarzenegger.

02) Indiana Jones e o Templo da Perdição
Disney+

A franquia ‘Indiana Jones’ nunca foi mais amada quanto nos anos 80. Isso porque a trilogia original – considerados os melhores filmes do arqueólogo mais famoso da sétima arte – foi toda lançada em tal década. Por duas vezes tentaram tirar Indy de tal década, sem sucesso, nos cinemas – nos anos 2000 e mais recentemente em 2023. O episódio que faz 40 anos é o mais sombrio da saga, no qual Indy sofre com a magia vodu, bate em criança e corações são arrancados do peito. Você sabe, eram os anos 80.

03) Os Caça-Fantasmas
MAX

Misto de aventura, comédia e certo terror, ‘Os Caça-Fantasmas’ deixou as plateias sem saber muito bem como classifica-lo. Mas o que todos souberam muito bem foi correr para os cinemas  para assistir e recomendar para todos que conhecessem, fazendo do longa um imenso sucesso e um dos primeiros blockbusters da história. Com efeitos de primeira para a época, o conto sobre cientistas que se transformam em exterminadores do paranormal segue influente até hoje.

Não deixe de assistir:

04) Um Tira da Pesada
Telecine

Esse ano três filmes dessa lista terão novos exemplares lançados nos cinemas ou nos streamings, demonstrando que sua popularidade iniciada há 40 anos se mantém até hoje. Depois de ‘Os Caça-Fantasmas’, Eddie Murphy também retornará para o quarto ‘Um Tira da Pesada’. Voltando 40 anos no tempo, nos deparamos com o filme que começou tudo e que fez de Murphy um astro internacional da noite para o dia. O longa segue sendo citado como um dos melhores exemplares de filmes policiais cômicos até hoje.

05) Karatê Kid – A Hora da Verdade
Netflix / Amazon Prime Video / MAX

Esse é o terceiro filme de 40 anos atrás que ganhará uma nova versão esse ano – graças ao sucesso que a série ‘Cobra Kai’ fez nas telinhas da Netflix. Aqui, ao invés de homens de meia idade, Daniel e Johnny eram adolescentes colegiais, quando arrumaram a maior treta em forma de rivalidade de suas vidas, que dura nada menos que quatro décadas. O grande diferencial é que aqui ainda tínhamos vivo um dos maiores mestres da sétima arte, o sábio Sr. Miyagi (Pat Morita).

06) Footloose
Netflix

A década de 80 serviu para revelar muitos talentos que se mantém até hoje, como Eddie Murphy, Ralph Macchio e Arnold Schwarzenegger. O astro boa-praça Kevin Bacon é mais um deles, que marcou presença dançando freneticamente em ‘Footloose’, parte de uma trilogia de filmes de dança que fizeram um sucesso assombroso na década e que são muito “tocados” até hoje (em todos os sentidos), os outros dois sendo ‘Flashdance’ e ‘Dirty Dancing’. Numa cidade na qual a dança era proibida, Ren (Bacon) irá mudar as regras e as vidas de todos.

07) A Hora do Pesadelo
MAX

Na lista já tivemos ação, aventura, ficção científica, comédia, filmes de dança e luta – mas o que estava faltando mesmo era um “terrorzão” barra-pesada. Essa necessidade é suprida com o que é o maior filme de terror da década, nenhum outro senão ‘A Hora do Pesadelo’, do maníaco dos sonhos Freddy Krueger, e qual outro? Criado pelo Midas do terror, Wes Craven, foi uma jogada de mestre misturar filmes slasher adolescentes com elementos sobrenaturais, ao se ter um assassino matando suas vítimas no mundo dos sonhos.

08) A História Sem Fim
MAX

Por falar em mundo dos sonhos e de fantasia, aqui temos um filme de mesmo tema, porém, de teor bem diferente. Isso é uma das coisas mais legais em relação à magia do cinema. Uma história pode mudar completamente de gênero, dependendo da entonação que se dê. Ou seja, a mesma história pode ser tratada como drama, comédia, ação e até terror. Bem, falar que este filme é icônico seria chover no molhado, pois todos da lista são. ‘A História Sem Fim’, porém, marcou como poucos a geração dos anos 80 com seus efeitos práticos, criação de mundos e criaturas, e foi referenciado em ‘Stranger Things’, como não poderia deixar de ser.

09) Splash
Disney+

Sereias são criaturas mitológicas que encantam os seres humanos há séculos na arte, seja em poemas, músicas, pinturas e, é claro, o audiovisual – filmes e séries. Antes do remake de ‘A Pequena Sereia’ e antes até mesmo da animação de ‘A Pequena Sereia’ chegar aos cinemas, outra sereia encantava a geração dos anos 80, em especial nas locadoras e exibições da TV aberta. Essa não era uma sereia qualquer, era a loiraça Daryl Hannah no auge de sua beleza como Madison, uma criatura meio mulher, meio peixe, perdida em Nova York, que só queria encontrar o amor verdadeiro. E ele chega nas formas do desiludido Allen, de Tom Hanks.

10) O Homem das Estrelas
MAX

Os anos 80 foram marcados por histórias de “peixe fora d’água” das mais variadas formas. Fosse um caipira australiano na cidade grande (‘Crocodilo Dundee’), um Pé-Grande adotado por uma família (‘Um Hóspede do Barulho’), uma sereia na cidade grande (‘Splash’) ou até mesmo um ser alienígena assumindo o corpo do marido falecido de uma jovem viúva. Este último item, é claro, pertencente à trama de ‘Starman – O Homem das Estrelas’, que tem direção de… John Carpenter, e deu a Jeff Bridges uma indicação ao Oscar!

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS