A comédia romântica ’10 Coisas que Eu Odeio em Você’ marcou época e, ao lado de ‘As Patricinhas de Beverly Hills’, moldou o cenário das duas décadas seguintes para o gênero em questão – e são poucas as pessoas que nunca ouviram falar do longa-metragem.

Estrelado por Julia StilesHeath Ledger, o filme é considerado como a principal plataforma a ter alavancado as carreiras do atores. A história é centrada em Bianca Stratford (Larisa Oleynik), uma bonita e popular estudante  que não pode namorar antes de sua irmã mais velha. O problema é que nenhum garoto consegue chegar perto da irmã, Kat (Stiles). Para resolver a situação, um rapaz interessado em Bianca suborna um amigo com passado misterioso para sair com Kat e, quem sabe, tentar conquistá-la.

Para celebrar o legado da obra e o seu aniversário de 22 anos, o CinePOP separou uma lista com dez curiosidades de bastidores sobre o longa.



Confira:

RELEITURA SHAKESPEARIANA

O filme, dirigido por Gil Junger, é inspirado na clássica peça teatral A Megera Domada, de William Shakespeare. Ambas as obras se aproximam através da temática, que fala sobre conquistas amorosas e a guerra dos sexos; entretanto, o longa foi remodernizado e é ambientado em um colégio estadunidense.

ATUAÇÃO MEMORÁVEL

Aproveite para assistir:



Antes de levar o Oscar póstumo por seu aclamado papel como Coringa, Ledger fez uma rendição memorável como o rebelde Patrick Verona, que tenta conquistar o coração de Kat. O ator foi escolhido dentre um seleto grupo que incluía Josh Hartnett (‘Penny Dreadful’) e Ashton Kutcher (‘Par Perfeito’).

CAN’T TAKE MY EYES OFF OF YOU

Segundo Oleynik, Stiles foi a principal responsável a sugerir que Ledger cantasse a clássica canção “Can’t Take My Eyes Off Of You”, de Frankie Valli, na icônica cena do campo de futebol americano.



FINAL TRÁGICO

O roteiro original era muito mais trágico que o reescrito. Na história primeiramente criada, Mandella (Susan May Pratt), a única amiga próxima de Kat, iria fazer inúmeras e frequentes referências a tentativas de suicídio, para tentar se reencontrar com seu “muso” inspirador, William Shakespeare (por quem era aficionada).

IRONIA DO DESTINO

Stiles originalmente fez audições para viver Bianca Stratford no longa-metragem e, segundo a roteirista Kirsten Smith, Oleynik estava apaixonada pelo papel de Kat. Eventualmente, ambas foram escaladas com os papéis trocados.

REFERÊNCIAS CLÁSSICAS



Vários nomes refletem a origem shakespeariana de ‘A Megera Tomada’. O sobrenome de Bianca e Kat é Stratford, mesma cidade onde Shakespeare nasceu (Stratford-upon-Avon). O último nome de Patrick é Verona, terra natal de Petrúquio, seu correspondente direto da peça original. O colégio se chama Padua, cidade onde a obra teatral de passa. Bianca e Kat (Katarina, por extenso) são as protagonistas da peça.

TÍTULO PESSOAL

Durante uma sessão de perguntas e respostas com as roteiristas, Karen McCullan revelou de onde o título para o filme surgiu. “O título é baseado em um diário que fiz no colégio”, ela explicou. “Tinha um namorado chamado Anthony que frequentemente me deixava infeliz. Fiz uma lista chamada ‘Coisas que Odeio sobre Anthony’. Quando eu e Kirsten Smith decidimos escrever [o filme], passei por todos os diários que escrevi e cruzei com essas memórias. Quando contei para ela, ela disse: ‘esse é o nosso título'”.

ESTREIA ESPETACULAR

Karen McCullah e Kirsten Smith fizeram sua estreia como roteiristas com ’10 Coisas que Eu Odeio em Você’. O filme fez um sucesso tão grande que a dupla foi chamada para outras duas comédias bastante conhecidas: ‘Legalmente Loira’ (2001) e ‘A Casa das Coelhinhas’ (2008).


RECICLANDO

A escola usada para rodar o filme é a Stadium High School, localizada em Tacoma, Washington. Anteriormente, o local havia sido construído como um hotel de beira de estrada, mas logo depois sofreu incêndio e foi reconstruído e renovado para um colégio.

APREÇO TEATRAL

Stiles apareceu em outras duas futuras releituras dos clássicos de Shakespeare: ‘Hamlet: Vingança e Tragédia’, em 2000; e ‘Jogo de Intrigas’, em 2001, este último sendo uma adaptação do drama ‘Otelo’.

Comentários

Não deixe de assistir:

🚨 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE 🚨http://bit.ly/CinePOP_Inscreva