sábado, abril 27, 2024

10 curiosidades de ’10 Coisas Que Eu Odeio em Você’, clássico das comédias românticas

Lançado em 1999, 10 Coisas Que Eu Odeio em Você é uma das comédias românticas adolescentes mais famosas de todos os tempos. Com um elenco afiado e uma história sólida, o longa conquistou diversas gerações com seu humor, estilo de romance e personagens icônicos.

O CinePOP vasculhou 10 curiosidades interessantes que você talvez não saiba sobre o filme. Confira!

Shakespeare

Apesar de ser uma curiosidade bastante popular, ainda há quem não saiba que o filme é uma releitura do clássico de William Shakespeare, A Megera Domada. A peça foi uma das primeiras comédias escritas pelo dramaturgo e tem como principal ferramenta a quebra constante de expectativas. Ao longo do filme, personagens surgem com sobrenomes que fazem referências ao autor, como Verona, Stratford e Padua.

Amizade

Segundo o ator David Krumholtz, que interpreta o Michael, o filme só deu certo porque o elenco desenvolveu laços reais de amizade muito rápido. Inclusive, quando as filmagens começaram, Heath Ledger ainda não havia se juntado ao elenco e havia um medo de que talvez ele fosse destoar do clima bom que estava antes. No entanto, quando ele chegou, logo amigou com todos, deixando o elenco ainda mais unido.

Mundo real

Em tempos de tela verde e mundo imaginários construídos em estúdios fechados, 10 Coisas Que Eu Odeio em Você foi todo gravado em locações reais. Exatamente, não houve uma cena sequer filmada em estúdio. O colégio em que a maior parte do filme se passa, por exemplo, é o Stadium High School, que fica em Tacoma, Washington.

Não deixe de assistir:

Treinamento

Se os cenários eram todos reais, facilitando as gravações, a banda que toca no colégio na icônica cena em que Heath Ledger canta nas arquibancadas deu um pouco mais de trabalho. Pois é, a produção até pensou em contar com a bandinha do Stadium High School, só que tinha um problema: a escola não tinha uma banda. Então, eles foram atrás da bada do Lincoln High School, que ficava próximo ao colégio, que até tinha uma banda, mas não era exatamente como eles precisavam, já que eles eram uma banda fixa. Então, a produção ensinou os músicos a marcharem para gravar a cena em questão.

Sugestão

Falando na cena da canção de Heath Ledger, foi a atriz Julia Stiles quem sugeriu a música “Can’t Take My Eyes Off You”, de Frankie Valli, para a cena.

Problema com o Morcego

Ainda sobre a música “Can’t Take My Eyes Off You”, há uma bizarra coincidência envolvendo atores que cantaram essa música em cena. Outros dois nomes consagrados cantaram essa canção em filmes e posteriormente interpretaram vilões do Batman. Duvida? Christopher Walken interpretou a música em O Franco Atirador e depois foi escalado como Max Schrek em Batman: O Retorno. O mesmo aconteceu com a fantástica Michelle Pfeiffer, que cantou a música em Susie e os Baker Boys e depois foi a Mulher-Gato, em Batman: O Retorno. Por fim, Heath Ledger imortalizou a música em 10 Coisas Que Eu Odeio em Você e se eternizou na história do cinema como o Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas. Ainda mais curioso é que Walken ganhou um Oscar por O Franco Atirador, e Pfeiffer ganhou um por Susie e os Baker Boys. Apesar de não ter levado por 10 Coisas Que Eu Odeio em Você, Ledger receberia um Oscar Póstumo por Cavaleiro das Trevas. Ou seja, quer ganhar um Oscar? Cante “Can’t Take My Eyes Off You”.

Se eu fosse você

A atriz Larisa Oleynik fez testes para interpretar a Katherine e realmente estava empenhada em conseguir o papel da protagonista. No entanto, acabaram dando a ela o papel de Bianca. Por outro lado, a atriz Julia Stiles fez teste para ser a Bianca e acabou ganhando o papel de Katherine.

Versão diferente

Na versão alemã do filme, houve algumas mudanças sutis para aproveitar a popularidade de elementos norte-americanos no país. Em vez de que Katherine sonhar em ir para a faculdade Sarah Lawrence, ela almeja ir para Harvard. Já a mencionada foto na gaveta de Bianca, que é de Jared Leto na versão americana, foi trocada por uma foto do ator Johnny Depp.

Homenagem

O personagem do jovem Joseph Gordon-Levitt se chama Cameron James, que foi uma clara homenagem ao diretor de cinema James Cameron.

Pesado

A versão original do roteiro era bem mais pesada para fazer menção à obra original de William Shakespeare, com diversos comentários sobre tentativas de suicídio. Porém, mesmo com esses momentos cortados da versão final, foi mantida uma referência a isso na parede do quarto de Katherine: um pôster da banda “The Suicide Machines”.

10 Coisas Que Eu Odeio em Você está disponível no catálogo do Disney+.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS