sexta-feira, abril 26, 2024

10 curiosidades de “Capitão América 2: O Soldado Invernal”, um CLÁSSICO do MCU

Em tempos em que o Universo Cinematográfico Marvel anda em descrédito com parte do público, parece surreal lembrar que foi justamente um filme mais urbana de um herói que ainda não havia mostrada a que veio que conquistou a unanimidade dos fãs. Em Capitão América 2: O Soldado Invernal, Steve Rogers (Chris Evans) deixou de ser apenas o herói certinho que servia de piada para o Homem de Ferro e fez valer seu status de Lenda Viva.

Trazendo o próprio governo norte-americano como vilão, o longa conseguiu trazer o fantástico Robert Redford para antagonizar com o herói, tudo isso porque o ator queria começar a fazer filmes que seus netinhos pudessem assistir. Com o passar dos anos Capitão 2 envelheceu como vinho e contou com várias curiosidades de bastidores. Por isso, o CinePOP escolheu 10 curiosidades que você talvez não conheça sobre o filme. Confira!

Encheu o saco

Reprodução

A grande adição deste filme ao MCU é o Falcão. O ator Anthony Mackie tinha o sonho de vida de interpretar um personagem das histórias em quadrinhos, então resolveu arriscar. Ao saber do filme, Mackie enviou uma dezena de e-mails para a Marvel implorando para ser escalado em qualquer papel que estivesse à disposição. Para sua decepção, eles sempre mandavam respostas padrões dizendo que iriam responder em breve. No entanto, a persistência do ator chamou a atenção de Kevin Feige, que deu uma oportunidade para o ator.

Participações especiais

Brubaker é o personagem à esquerda.

Além do famoso cameo de Stan Lee, o filme conta com uma série de participações especiais, como o diretor de Os Vingadores (2012), Joss Whedon (aparece de boné no museu do Capitão), e o autor da saga do Soldado Invernal nos quadrinhos, Ed Brubaker (é um dos cientistas responsáveis pelo congelamento de Bucky). Os roteiristas do filme, Christopher Markus, Stephen McFeely, também fazem um ponta, como interrogadores da SHIELD.

Listas diferentes

Na época do lançamento, um dos destaques do trailer era a lista de coisas imperdíveis que o Capitão América deveria ver. A lista padrão contava com Comida Tailandesa, Star Wars, Star Trek, Nirvana, Rocky Balboa e o álbum Troubleman, do Marvin Gaye. Porém, parte da divulgação foi fazer votações para que cada país tivesse sua própria lista. No Brasil, por exemplo, a lista do Capitão conta com Wagner Moura, Ayrton Senna, Xuxa, Chaves e Mamonas Assassinas. Ao redor do mundo, coisas como o filme Oldboy, a Copa do Mundo de 1998, os Beatles, Steve Jobs, AC/DC, Yuri Gagarin, Shakira e a Mão de Deus de Maradona integraram os “lances imperdíveis” que Steve deveria procurar.

Realismo

Diferentemente de outros filmes do Universo Cinematográfico Marvel, que se apoiaram quase que totalmente no CGI, a direção de Capitão América 2: O Soldado Invernal prezou por usar o mínimo possível da computação gráfica, fazendo grandes coreografias de luta corpo a corpo.

Não deixe de assistir:

Treino em dia

E quem se empenhou ao máximo para trazer o máximo de realismo a seus golpes foi o ator Sebastian Stan, que interpreta o Soldado Invernal. Quando ele não estava ensaiando suas falas, ele direcionava todo seu tempo para treinar suas lutas com faca. O resulto foi muito elogiado pelos críticos e fãs, que se apaixonaram pelas porradas mais secas.

Cadê o resto?

Uma das maiores dúvidas que a Fase Dois deixou nos fãs da época era “por que os heróis não chamam os outros Vingadores para ajudar se eles já se conhecem?”. Para esclarecer essa dúvida, os roteiristas afirmaram que a trama do filme se passa em aproximadamente três dias. E que, dada a urgência do caso, não haveria tempo hábil para receberem reforços. Ainda assim, havia uma versão inicial do roteiro em que o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) estava presente na trama, mas os diretores acharam que já havia personagens demais na história, e que ele ficaria sobrando. Então, decidiram removê-lo e fazer apenas uma menção a ele.

De propósito

Uma das cenas do Gavião Arqueiro traria ele, como agente da SHIELD, perseguindo o Capitão América depois de Steve se rebelar. Ambos estariam sendo perseguidos por um Quinjet, que gravaria a luta dos dois. Então, quando Steve estivesse por cima do Gavião, Clint o avisaria de um dispositivo de rastreamento presente no traje do Capitão América e pediria para ele para fazer a porrada parecer o mais real possível, para que ninguém suspeitasse que o Gavião Arqueiro estaria ajudando o Capitão América contra o governo. Essa cena não entrou no roteiro final, mas foi adaptada para a sequência, em Capitão América: Guerra Civil (2016).

Amizade

Um dos pontos mais legais do filme é poder ver e explorar mais da amizade entre Steve Rogers (Chris Evans) e Natasha Romanoff (Scarlett Johansson). E como Chris e Scarlett são amigos de longa data na vida real, eles ajudaram a escrever vários diálogos do Capitão América com a Viúva Negra no roteiro.

Não curtiu

Ao saber que realizaria seu sonho de viver um super-herói negro, Anthony Mackie sofreu um duro golpe ao saber que não usaria o clássico traje vermelho e branco, que nada mais era que um macacão de lycra com asas. Em vez da roupa clássica, os diretores optaram pelo uniforme do universo Ultimate, em que ele é um militar da aeronáutica que usa um traje tático. Mesmo decepcionado, Mackie seguiu no papel para inspirar crianças negras e depois viu seu uniforme ganhar novas cores e versões nos filmes seguintes.

Muito mala mesmo

Quem assistiu os bastidores do filme no Blu-Ray sabe que Anthony Mackie era um grande bobão nos bastidores, brincando com todo mundo e fazendo piada com tudo e todos. No entanto, o que marcou todo mundo foi uma frase que o ator repetia toda vez após terminar uma cena. Quando as coisas saíam bem, ele berrava: “Cut the check!”, algo com um significado próximo a “Já podem me pagar!”. No começo, a frase pegou, mas da metade pro fim das filmagens, ninguém aguentava mais isso.

Capitão América 2: O Soldado Invernal está disponível no Disney+

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS