Lançado em 2015, Homem-Formiga foi uma grata surpresa do Universo Cinematográfico Marvel. Trazendo muito bom humor, carisma e personagens que passariam a ser amados por muitos, o longa cativou o público e garantiu uma trilogia.
Além disso, a aventura de Scott Lang criou uma legião de fãs apaixonados pelo personagem, que o transformaram em uma dos pilares do MCU. Neste fim de semana, o CinePOP separou 10 curiosidades que você talvez não conheça sobre o filme. Confira!
Apoio
Assim que foi escalado para interpretar o Homem-Formiga, Paul Rudd correu para contar ao filho, que tinha nove anos na época, que seria o mais novo herói da Marvel. Quando ouviu o nome do personagem, o garoto respondeu: “Eu mal posso esperar pra ver o quanto esse filme será idiota”.
Mudança
Originalmente, o roteiro do filme seria focado em Hank Pym e sua jornada como Homem-Formiga. No entanto, ele passaria pelo processo de enlouquecimento e desenvolveria múltiplas personalidades, incluindo aquela que agrediu a Vespa. Só que os produtores acharam que não seria uma boa história para ser contada em um filme ‘família’ e decidiram focar na trama de pai e filha de Scott Lang.
Visões
Por anos, o filme do Homem-Formiga ficou em desenvolvimento pelas mãos do diretor Edgar Wright. Porém, ele acabou deixando o projeto faltando pouco mais de um ano para seu lançamento. Ele alegou divergências criativas e depois disse que “a Marvel não queria fazer um filme meu”. Em seu lugar, Peyton Reed assumiu e fez algumas alterações, mas sem perder o jeitão dinâmico de Wright, que sobreviveu em algumas cenas.
Vetou
Inclusive, a participação de Wright era tanta no Universo Cinematográfico Marvel que ele impediu que o Homem-Formiga e a Vespa dessem as caras três anos antes. A ideia de Joss Whedon para Os Vingadores (2012) era que esses dois heróis estivessem no time. Porém, Edgar Wright se juntou ao time de diretores com a condição de que não utilizassem o Homem-Formiga em outros projetos antes que ele lançasse seu filme. A ideia era que ele tivesse liberdade total para construir o herói em seu longa.
Nunca viu
Anos depois, Wright revelou que não se arrepende de ter deixado o projeto, mas também comentou que nunca assistiu o filme de Peyton Reed. “Eu nunca assisti e nunca assistirei. Não vi nem o trailer. Seria como ver minha ex-namorada fazendo sexo com outra pessoa. Eu quero ver isso? Não, obrigado”. Ele também disse que o mais perto que chegou disso foi quando estava em um avião e a pessoa ao lado decidiu assistir. “Achei que seria uma boa hora para pegar meu notebook e começar a escrever”, disse.
Falcão
Um dos momentos mais legais do filme é a luta entre o Homem-Formiga e o Falcão (Anthony Mackie) na base dos Vingadores. A ideia surgiu de uma visita aos sets de Capitão América: O Soldado Invernal (2014), em que Adam McKay e Paul Rudd viram Mackie em ação e se apaixonaram pelo personagem. Eles perguntaram ao Kevin Feige se poderiam usá-lo no filme, e o CEO liberou, já que faria sentido ele estar vivendo na base dos heróis após o segundo filme do Cap.
Forte demais
O ator Michael Douglas revelou que o departamento de figurino teve de fazer alterações pesadas no traje do Homem-Formiga, porque eles haviam feito a roupa com base no Paul Rudd antes dos treinos. Porém, após os treinamentos exaustivos, Rudd voltou trincado e não conseguia mais entrar no traje do herói, porque estava musculoso demais.
Impressionante
A cena de abertura de Homem-Formiga traz um dos trabalhos mais impressionantes de rejuvenescimento digital já vistos nos cinemas. Misturando maquiagem com CGI, Michael Douglas voltou aos anos de glória com perfeição. E ninguém ficou tão impressionado com isso quanto o próprio ator. Na época, ele disse que estava pensando em usar essa tecnologia novamente para fazer continuações de clássicos antigos. “Me ver rejuvenescido 30 anos com CGI no início do filme foi incrível! Eu só tive de grudar três pontinhos no rosto e lá estava eu, trinta anos atrás. Ficou tão bom que estou pensando em fazer uma prequel de Tudo por uma Esmeralda (1984)”, brincou.
Pelas crianças
Um dos maiores atores de todos os tempos, Michael Douglas disse que topou fazer parte da franquia Homem-Formiga por conta dos filhos. Na época, a molecada estava com seus 12/14 anos de idade e não podiam ver os filmes que o pai fazia, já que a maioria de seus longas eram para maiores de 18 anos. Ele disse que foi sensacional poder ver a molecada ansiosa para ver o pai nos cinemas.
Sucesso
Lançado sem muitas expectativas do público, que estava mais empolgado com as notícias sobre os filmes dos Vingadores e do Doutor Estranho, o longa acabou sendo um sucesso. A crítica adorou o carisma de Rudd no personagem, exaltou a pegada família e o público respondeu bem, rendendo uma bilheteria de quase 520 milhões de dólares.