sábado, abril 27, 2024

10 curiosidades de ‘O Guarda-Costas’, a história do amor impossível eternizada por Whitney Houston

Lançado há 30 anos, O Guarda-Costas é um daqueles filmes em que a trilha sonora conseguiu ficar ainda mais famosa que o longa. Mas isso não significa que o filme não tenha conseguido sucesso, já que esse romance é considerado um clássico. Em meio a história de amor entre uma celebridade e seu protetor, o longa teve vários segredos. Pensando nisso, o CinePOP separou 10 curiosidades. Confira!

 

Revisitado

A ideia original do filme surgiu nos anos 70, e originalmente teria Steve McQueen e Diana Ross nos papéis principais. Porém, o projeto acabou sendo arquivado por ser considerado muito polêmico para a época. Anos mais tarde, ele voltou à pauta com Diana Ross e Ryan O’Neal. Só que acabou sendo arquivado novamente porque a dupla, que tinha um relacionamento, terminou de forma polêmica. Assim, ele só foi ganhar vida com Kevin Costner e Whitney Houston. Inclusive, Costner disse ter se inspirado em McQueen para dar vida ao seu personagem.


Em choque

A música “I Will Always Love You” ficou eternizada na voz de Whitney Houston e acabou sendo mais famosa que o próprio filme. No entanto, ela foi escrita e originalmente cantada pelo ícone country Dolly Parton. A produção do filme gostou tanto que perguntou se poderia usá-la como música tema. A Dolly autorizou e acabou esquecendo em meio a sua rotina intensa de shows e turnês. Certo dia, enquanto voltava para casa, ela ligou o rádio e ouviu sua música na voz de Whitney. Ela ficou tão chocada com a beleza que aquela voz trouxe para a canção que precisou encostar o veículo no acostamento para ouvir aquela versão até o fim prestando atenção em cada verso.


Mansão conhecida

Uma das locações mais importantes do filme é a mansão da Rachel, que parece familiar para algumas pessoas. Isso porque a locação é a mesma utilizada em O Poderoso Chefão. É nesta mansão que acontece a icônica cena da cabeça decepada de cavalo na cama do diretor.

Não deixe de assistir:

Pedido do Kevin

O Guarda-Costas é um projeto que praticamente só virou o clássico que é hoje por conta do ator Kevin Costner. Além de atuar muito bem em seu papel, Kevin foi produtor do filme e brigou muito com o pessoal do casting para ter Whitney Houston no papel de Rachel. Além disso, foi dele que veio a ideia de colocar a cantora para interpretar “I Will Always Love You”. A ideia original da direção era usar a versão da Dolly.

Escolhida a dedo

A ideia original do filme era ter um grande nome da música para o papel de Rachel. Então, eles consideraram chamar as cantoras Pat Benatar, Olivia Newton-John, Madonna, Joan Jett, Debbie Harry, Janet Jackson, Terri Nunn, Kim Carnes e até mesmo a própria Dolly Parton. Há boatos de que a Madonna era a favorita do casting, mas o próprio Kevin Costner vetou que ela fosse chamada para um teste por conta de problemas pessoais.

Complicações

Os bastidores do filme foram complicados e sofreram com o atraso de algumas semanas. Isso porque a Whitney Houston, que estava grávida, acabou perdendo o bebê. Além do dano psicológico, ela acabou se afastando por um tempo para se recuperar fisicamente desse trauma.

Troca de experiências

Depois de ser escolhida para o papel de Rachel, Whitney quis se inscrever em aulas de atuação para fazer bonito nas telas. No entanto, Kevin Costner a desencorajou porque temia que esse processo tirasse a naturalidade de seu trabalho. Então, nos bastidores, Costner tentou trabalhar ao máximo com ela uma atuação que investisse mais na troca de olhares entre eles. Assim, em troca das dicas que ele dava pra ela, Whitney deu umas aulas de canto para o ator.

Dica de ouro

Dentre as dicas que Whitney Houston conseguiu nos bastidores, fora os conselhos de atuação que ela recebeu de Kevin Costner, o mais importante foi um dado pelo diretor do filme: Mick Jackson. Vendo o nervosismo inicial de Whitney, que estava estreando na carreira de atriz, o diretor disse para que ela encarasse cada cena como se fosse uma nova música que ela se preparava para cantar no palco. O conselho deu certo e tranquilizou a cantora para trabalhar nas gravações.

Era outra

O icônico pôster do filme, que traz o guarda-costas carregando Rachel nos braços em meio a uma chuvarada esconde um segredo muito curioso. A mulher que está nos braços de Kevin Costner não é a Whitney Houston, mas a dublê dela nas gravações. A foto foi tirada em um momento em que Whitney não estava disponível, então ele pediu que a dublê escondesse seu rosto para que a expressão corporal passasse a sensação de medo de sua personagem.

A noite na Arábia

O Guarda-Costas foi um sucesso enorme quando saiu e acabou virando clássico. Sua bilheteria passou os US$ 410 milhões de dólares ante um custo de “apenas” US$ 25 milhões. Essa arrecadação fez do filme a segunda maior bilheteria de 1992, perdendo apenas para animação Aladdin, da Disney.

 

O Guarda-Costas está disponível no HBO Max

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS