sábado, abril 27, 2024

10 Filmaços lançados 20 anos atrás

Revistar uma obra é uma das coisas mais interessantes que os amantes da sétima arte sentem pois a cada vez que voltamos à um filme temos a sensação de refletir sobre assuntos que numa primeira vista não conseguimos alcançar. Duas décadas atrás sensacionais filmes foram lançados nos cinemas e são debatidos até os dias de hoje mostrando que grandes filmes ficam marcados para sempre em nossos corações. Pensando nisso, segue abaixo 10 sugestões de excelentes filmes lançados 20 anos atrás:

 

O Pianista

Aclamado filme de Roman Polanski, vencedor de três Oscars, que teve seu roteiro escrito por Ronald Harwood baseado em uma autobiografia do pianista Władysław Szpilman, nos mostra a saga de um pianista judeu polonês para sobreviver em meio ao caos de destruição provocado pela Segunda Guerra Mundial.

 

Cidade de Deus

Um dos mais badalados filmes brasileiros de todos os tempos, Cidade de Deus é uma das obras-primas do nosso cinema. Dirigido por Fernando Meirelles com um roteiro escrito por Bráulio Mantovani, baseado num livro homônimo escrito por Paulo Lins, nos mostra o olhar de Buscapé, um jovem morador da Cidade de Deus, conhecida favela carioca, que cresce envolto a uma enorme violência e vê na fotografia uma forma de não ser mais uma pessoa que perde sua vida no mundo do crime.

Não deixe de assistir:

 

Estrada para Perdição

Disponível no catálogo da Star Plus, e dirigido pelo premiado cineasta Sam Mendes, o filme nos leva para o início da década de 30, durante os tempos de depressão (desaceleração econômica histórica que aconteceu na maior potência do mundo) onde conhecemos um homem que trabalha para um gângster e vê seu destino mudar após uma situação trágica. O roteiro é baseado numa graphic novel assinada pela dupla Max Allan Collins e Richard Piers Rayner.

 

Extermínio

Bem antes do lendário seriado Peaky Blinders, o excelente ator britânico Cillian Murphy protagoniza esse grande clássico do universo da ficção científica ambientado em uma Inglaterra onde a sociedade foi destruída por um vírus. O filme é dirigido pelo premiado Danny Boyle.

 

Irreversível

Exibido pela primeira no Festival de Cannes, 20 anos atrás, o longa-metragem dirigido pelo cineasta Gaspar Noé possui uma das cenas mais chocantes das duas últimas décadas no cinema. Na trama, que tem uma narrativa com cronologia inversa, vamos vendo os desenrolares na vida de alguns personagens após um ato violento.

 

Corações Livres

Na trama, conhecemos um casal de namorados apaixonados, Cæcilie e Joachim, que vivem tranquilamente em uma grande cidade na Dinamarca. Certo dia, após um grave acidente, Joachim perde os movimentos da cintura para baixo e isso causa uma série de transtornos para Cæcilie que não consegue se adaptar a essa nova situação. Joachim, fora atropelado por Marie (Paprika Steen) que é casada com o médico Niels (Mads Mikkelsen) e trabalha no mesmo hospital onde Joachim é internado. O que acontece? Cæcilie começa a se aproximar de Niels e um intenso relacionamento amoroso acontece, deixando o destino de cada personagem incerto.

 

Secretária

O prazer, o desejo nos encontros entre a dominação e a submissão. Baseado em uma obra da romancista norte-americana Mary Gaitskill, Secretária, filme lançado 20 anos atrás, é uma jornada intensa, provocante, que mostra os caminhos do prazer de maneira fundamentada em percepções, sentimentos, desejos, em um tour por duas mentes que se encontram a partir de uma relação profissional convencional até chegarem as descobertas íntimas. Dirigido pelo cineasta Steven Shainberg.

 

As Horas

Vencedor do Oscar de Melhor Atriz (Nicole Kidman), o drama As Horas, dirigido por Stephen Daldry, nos apresenta de maneira muito profunda como um romance escrito por Virginia Woolf em meados da década de 20 acaba influenciando algumas gerações de mulheres.

 

Sinais

Um dos mais badalados filmes da carreira do genial cineasta indiano M. Night Shyamalan, Sinais nos mostra uma família que tem suas maneiras de enxergar o mundo modificadas após grandes círculos misteriosos aparecerem em seu milharal.

 

O Conde de Monte Cristo

Uma das ótimas adaptações literárias (baseado no livro homônimo de Alexandre Dumas) que o mundo do cinema nos brindou nos últimos anos, sem dúvidas, é O Conde de Monte Cristo. No filem conhecemos a saga de angústia e vingança de Edmond Dantès que é preso por um crime que não cometeu.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS