sábado, abril 27, 2024

10 Filmes e Séries INDÍGENAS Recentes para Celebrar o Dia dos Povos Indígenas

Abril é o mês de pensar e celebrar a existência e a resistência dos povos indígenas no mundo todo. Aqui no Brasil, o dia 19 era, antigamente, chamado de “dia do índio”, mas, a partir da luta dos povos indígenas e por respeito, a data passou a se chamar “dia dos povos indígenas”, nome que significa originários da terra. E o que era apenas um dia se tornou o mês inteiro, afinal, uma única data não dá conta de visibilizar as múltiplas culturas dos povos. Para você, espectador sensível, que está buscando outras narrativas, fizemos aqui um levantamento de 10 filmes e séries recentes nos streamings para você assistir e conhecer (ou reconhecer) um pouco mais dos povos indígenas.

10 – ‘O Predador: A Caçada’ – Starplus

Tudo bem que a franquia trate de questões alienígenas e seja feita por Hollywood, mas o mais novo filme de ‘O Predador’ mostra uma protagonista indígena do território norte e seu povo nômade lutando pela sua terra contra os invasores, ao mesmo tempo em que ‘O Predador’ chega por ali para aumentar ainda mais a tensão. Leia a crítica completa aqui.

9 – ‘Guerras do Brasil.doc’ – Netflix

Esta é uma minissérie feita por Luiz Bolognesi que reconta a história de formação de Brasil. Se não der para ver todos os quatro, atente-se ao menos ao episódio 1, quase todo narrado pelo pensador Ailton Krenak, que fala justamente da invasão dos europeus em 1500 e como essa tensão reflete até hoje.

8 – ‘A Febre’ – Netflix

Premiado filme de Maya Da-Rin, conta a história de um homem indígena que trabalha como segurança no porto de Manaus e que, de repente, é acometido por uma febre sem explicação. O filme é todo metafórico sobre as relações sociais.

Não deixe de assistir:

7 – Krenak – Globoplay

Série documental com cinco episódios de treze minutinhos cada. Apresenta, pela voz dos próprios Krenak, como é a vivência na aldeia indígena após a barragem da Samarco desmoronar e contaminar toda a região de Brumadinho, incluindo a aldeia.

6 – ‘Reservation Dogs’ – Starplus

Série de ficção criada por Taika Waititi, com duas temporadas disponíveis, sendo a segunda melhor do que a primeira. Com muito humor, conta a história de quatro jovens no território indígena em Oklahoma, nos EUA, que têm o sonho de sair da aldeia e ir para a Califórnia. Leia a crítica completa aqui.

5 – ‘Ainbo: A Guerreira da Amazônia’ – Telecine

Para quem quer começar a trabalhar as temáticas indígenas com a garotada mais jovem, esta é uma dica de filme de animação com uma protagonista indígena na Amazônia, com muitos bichinhos e o embate da invasão territorial. Leia a crítica completa aqui.

4 – ‘Piripkura’ – Prime Video

Documentário de 2018 que busca (re)encontrar os dois últimos representantes do povo Piripkura, que, por vontade própria, decidiram viver isolados do contato com o povo branco em um território demarcado e cercado por fazendeiros por todos os lados.

3 – ‘A Última Floresta’ – Netflix

Misturando documentário e ficção, conta a história da criação do povo Yanomami, descendentes de Omama, narrado pelo líder Davi Kopenawa e protagonizado por dois jovens. O filme também mostra o perigo que a aldeia vive constantemente, cercada por invasores sedentos pela terra atrás de mineração ilegal. Leia a crítica completa aqui.

2 – ‘O Território’ – Disneyplus

Filme do ano passado que foi mais longe em representar o Brasil no Oscar. O documentário acompanha a luta do povo Uru Eu Wau Wau, na fronteira do Acre, quando, de repente, uma das lideranças desaparece e a produção é atravessada pela pandemia do corona vírus. Leia a crítica completa aqui.

1 – ‘Histórias Impossíveis: Falas da Terra’ – Globoplay

Exibido em rede nacional na última segunda-feira, o episódio faz parte do projeto ‘Falas da Terra’, também disponível na plataforma. Este ano, através da ficção, o episódio contou a história de três mulheres indígenas jovens que entram no território para gravar um videoclipe, até que uma ameaça passa a rondá-las na floresta.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS