10 filmes emocionantes que transformam a dor em arte

Trazendo traumas e conflitos de forma intensa, e ressignificando os sentimentos mais dilacerantes, alguns filmes emocionantes nos levam a jornadas tão íntimas que é preciso de um lenço ao lado quando termina a sessão. Para você que está com o coração em dia, segue abaixo uma poderosa lista que dialoga diretamente com esse título:

 

Hamnet (Em cartaz nos cinemas)

Nessa trama dilacerante, acompanhamos o jovem William Shakespeare e sua esposa, Agnes, enquanto lidam com uma tragédia que abala sua família, inspirando-o a escrever uma obra que nunca mais sairia das memórias.

 

O Apego (Estreia em breve nos cinemas)

- Advertisement -

Sandra (Valeria Bruni Tedeschi) é uma mulher solteira que vive seus dias dedicada ao trabalho como administradora de uma livraria. Um dia, sua vizinha da frente precisa que ela cuide de seu filho pequeno, Elliot, pois está em trabalho de parto e precisa ir ao hospital. Quando a vizinho morre durante o parto, o marido dela, Alex (Pio Marmaï), enfrenta a dor dessa perda, e Sandra passa a fazer cada vez mais parte dessa família, acompanhado situações pelos meses que se seguem após o ocorrido.

 

Você não Estava Aqui

Na trama, somos jogados para a realidade de uma família de classe média baixa britânica, onde o pai, Ricky (Kris Hitchen), resolve investir em uma van de entregas para tentar mudar um pouco da realidade financeira de sua família. A partir desse ponto, acaba influenciando a todos em sua volta.

 

Manchester à Beira-Mar (HBO MAX)

Lee Chandler (Casey Affleck) é um homem solitário que sobrevive sendo uma espécie de faz tudo para alguns condomínios. Certo dia, seu passado bate em sua porta com a terrível notícia de que seu único irmão, Joe (Kyle Chandler), acabou de falecer. Imediatamente, Lee precisa voltar até a cidade onde morou durante anos, muito por conta de único sobrinho, Patrick (Lucas Hedges), mas precisará enfrentar terríveis dores de seu passado.

 

Aftesrun (Netflix)

Sophie (Frankie Corio) é uma jovem bastante esperta que vai passar férias com o pai, Calum (Paul Mescal). Desde a chegada ao local, Sophie registra tudo com uma câmera: as alegrias, as discussões, as dúvidas, as descobertas, os marcantes momentos daquele curto período. Percebemos logo que são lembranças, memórias, com uma carga alta de sentimentos vindos de vários lados.

 

Foi Apenas um Acidente

Após um incidente na estrada, um homem e sua família precisam de ajuda com o carro. O que parecia uma situação comum toma outros rumos quando ele é reconhecido por alguém que o identifica como seu antigo torturador.

 

Valor Sentimental (MUBI)

Um diretor de cinema, mantém uma relação distante e estremecida com as duas filhas, está prestes a iniciar seu novo filme e oferece o papel principal a uma delas. Diante da recusa, ele convida uma famosa atriz norte-americana para o projeto. Aos poucos, vamos compreendendo a complexa dinâmica familiar que se forma, marcada por sentimentos conflitantes de todos os lados.

 

De Tirar o Fôlego (Netflix)

De Tirar o Fôlego nos mostra o forte elo de dois destinos que se cruzam através dos riscos de um dos esportes mais perigosos do mundo, o mergulho livre. Escrito e dirigido pela cineasta irlandesa Laura McGann, esse projeto tem a maestria de uma narrativa que consegue manter o interesse do espectador do início ao fim, onde reviravoltas são vistas aos montes, nos levando para enormes caminhos de tensão, angústia e reflexões sobre a vida.

 

As Ondas (Prime Video)

Tyler é um jovem estudante que vive uma bela vida ao lado de sua madrasta Catharine, seu pai Ronald e sua irmã Emily. Extremamente pressionado aos seus treinos e em ser o melhor, Tyler vive um grande conflito interno quando recebe a notícia de que sua namorada está grávida e vai ficar com o bebê. A partir dessa situação, se desenrolam fatos que vão marcar para sempre a vida do jovem e também de sua irmã, que precisará ter forças para lutar contra pensamentos do seu passado para seguir em frente e tentar encontrar a tão sonhada felicidade.

 

No Vale das Sombras (Mercado Play)

Na trama, um jovem soldado volta do Iraque, e no seu primeiro fim de semana longe da guerra, some misteriosamente. Acompanhamos então seu pai em sua busca, contando com a ajuda de uma policial responsável pelo caso.

SE INSCREVER

NOTÍCIAS

Raphael Camacho
Raphael Camachohttps://guiadocinefilo.blogspot.com.br
Raphael Camacho é um profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado cinematográfico. Ao longo de sua trajetória, atuou como programador de salas de cinema, além de ter trabalhado nas áreas de distribuição e marketing de filmes. Paralelamente à sua atuação na indústria, Raphael sempre manteve sua paixão pela escrita, contribuindo com o site Cinepop, onde se consolidou como um dos colaboradores mais antigos e respeitados deste que é um dos portais de cinema mais queridos do Brasil.