sexta-feira, setembro 6, 2024

10 Filmes Imperdíveis que Completam 20 Anos em 2024 – Segundo a Opinião dos Próprios Fãs!

É interessante analisar como certos filmes ganham popularidade com o público ao longo dos anos, assim como muitos podem perder sua fama caindo no ostracismo. Mesmo algumas produções que fizeram muito sucesso e estavam na boca de todos em sua época de lançamento, podem acabar não sendo mais mencionados uma ou duas décadas depois. Já outros, que ninguém ligou muito, ou não fizeram o devido sucesso em sua época de estreia, podem vir a ser redescobertos, caindo no boca a boca, gerando burburinho até finalmente encontrar o seu público – mesmo que anos depois.

É justamente sobre esse fenômeno curioso que iremos falar nessa matéria, apresentando os melhores filmes de vinte anos atrás, na opinião do público de hoje. Confira abaixo.

01. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

brilho cinepop
brilho cinepop

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças’ foi um filme elogiado em sua época de lançamento, mas com o passar dos anos foi sendo descoberto por quem era jovem demais para percebê-lo quando estreou nos cinemas ou era novidade nas locadoras. É sempre interessante quando uma nova geração abraça uma obra um tempo depois, mesmo sem ser seu contemporâneo. E ‘Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças’, um filme dolorosamente romântico, caiu nas graças da geração de trinta e poucos anos. Bem e de todo o resto também, pois é um grande filme – o preferido do grande público, de todos os que completam 20 anos em 2024. Ao menos nesse momento. Será que algum dia isso mudará?

02. A Queda! As Últimas Horas de Hitler

aqueda cinepop
aqueda cinepop

O segundo filme preferido do grande público entre todos os que completam 20 anos em 2024 tem um clima bem mais pesado, dramático e realista. Como diz o título, essa produção alemã resolve reexaminar um dos períodos mais sombrios de seu país, a época do reinado de terror de Adolf Hitler. Mas não apenas isso, essa é uma visão única de sua derrocada, até hoje nebulosa sobre como o líder nazista de fato pereceu. Sabemos que não foi como Quentin Tarantino imaginou. Bruno Ganz brilha em um show de atuação na pele do implacável governante, tentando humanizar ao máximo uma figura que talvez não tivesse humanidade alguma. O longa foi a indicação alemã no Oscar, mas não levou o prêmio, perdendo para um filme que veremos mais abaixo na lista. Seja como for, 20 anos depois, ‘A Queda’ é o segundo filme mais bem avaliado desta época em 2024.

03. O Castelo Animado

castelo cinepop
castelo cinepop

Quando falamos em animação, automaticamente a grande maioria pensa em Disney e Pixar – filmes criados para todo o tipo de público, que são tão recomendados para os pais quanto para as crianças. Porém, tão adorados quanto pelos cinéfilos são as obras cult dos estúdios Ghibli, empresa japonesa que possui verdadeiros clássicos em sua filmografia como ‘Meu Amigo Totoro’, ‘Túmulo dos Vagalumes’ e ‘A Viagem de Chihiro’. Desde os anos 80 o estúdio encanta plateias pelo mundo, mas o grande público fora do Japão começou a descobrir e se apaixonar pelas produções da casa nos anos 2000, quando ‘A Viagem de Chihiro’ encantou o planeta. ‘O Castelo Animado’ foi o filme seguinte do estúdio e conta a história sobre uma maldição colocada por uma bruxa em que uma jovem é transformada em idosa – e precisa encontrar um feiticeiro em um castelo itinerante para quebrar o feitiço.

04. Menina de Ouro

meninadeouro cinepop
meninadeouro cinepop

Agora chegamos a uma verdadeira obra-prima vencedora do Oscar, e um dos melhores filmes de Clint Eastwood como realizador (ao lado de ‘Os Imperdoáveis’) na opinião deste amigo que vos fala. No começo de carreira, o ator ficou conhecido por seus personagens durões, do homem calado que resolvia seus problemas na força. Mas aos poucos o grandalhão foi demonstrando também bastante sensibilidade, como em ‘As Pontes de Madison’, deixando claro que também sabia se comunicar muito bem com a alma feminina. E ele incluiu essa sensibilidade até mesmo em seus filmes violentos, como o citado ‘Os Imperdoáveis’ e ‘Gran Torino’, fazendo esses longas se tornarem ainda melhores. E ‘Menina de Ouro’ é o melhor desses dois mundos: a sensibilidade de uma história de cortar o coração, com o dureza de um mundo cínico.

05. Hotel Ruanda

hotelruanda cinepop
hotelruanda cinepop

Para todos aqueles que não conhecem o trabalho de Don Cheadle como ator em dramas mais profundos, ou negam sua capacidade de carregar um filme nas costas (em especial o vindouro projeto da Marvel ‘Armor Wars’), indicamos veementemente ‘Hotel Ruanda’, um dos melhores filmes de 20 anos atrás, segundo o grande público. Indicado a três Oscar, incluindo melhor ator para Cheadle e melhor roteiro original, a produção é baseada em uma história real ocorrida em meados dos anos 1990 na África. De certa forma, ‘Hotel Ruanda’ se assemelha muito ao vencedor do Oscar ‘A Lista de Schindler’, já que ambos os longas fazem reverência a um homem que sozinho salvou milhares de pessoas da morte certa. No caso de ‘Hotel Ruanda’, Paul Rusesabagia (Cheadle) os abrigou em seu hotel fugindo da perseguição da guerra civil.

06. Antes do Pôr do Sol

pordosol cinepop
pordosol cinepop

Essa é batata. A trilogia de Richard Linklater sobre o encontro dos turistas Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) não escapa das listas dos filmes mais românticos de todos os tempos. Os longas são simplesmente adorados de forma universal. Tudo começou em 1995, com ‘Antes do Amanhecer’, quando dois jovens de vinte e poucos anos viajando de trem pela Europa se conhecem e resolvem desembarcar juntos em Viena para uma tarde de muita conversa, risadas e conexão. A tarde vira noite, que vira madrugada e amanhecer. Eles prometem se encontrar de novo dali a um ano. Mas quando adentramos ‘Antes do Pôr do Sol’ sabemos que isso não ocorreu. Essa sequência continua a maestria da história, agora com ambos na casa dos trinta e uma década de bagagem de vida separados. Eles se reconectam, entendem suas motivações e em que ponto estão suas vidas. Tudo isso para a conclusão mais dez anos depois, em que já se encontram casados e com filhos.

07. Os Incríveis

incriveis cinepop
incriveis cinepop

Acima eu mencionei que quando falamos em animações, pensamos automaticamente em Disney e Pixar. E por mais que o filme do estúdio Ghibli saia na frente na preferência do grande público, não podia faltar um exemplar do maior estúdio do mundo na lista dos melhores de 20 anos atrás. E aqui ele está. ‘Os Incríveis’ é a brincadeira da Disney com os filmes de super-heróis, que já estavam a toda há 20 anos. Curiosamente, na época da estreia da família poderosa da Disney, o filme vinha sendo muito comparado ao ‘Quarteto Fantástico’ que a foz produzia e também era considerada a família de heróis da Marvel. Bem, sabemos quem levou a melhor nessa competição.

Não deixe de assistir:

08. Kill Bill – Volume 2

killbill cinepop
killbill cinepop

Certamente nenhuma lista que se preze ficaria sem um exemplar de Quentin Tarantino caso o diretor tenha lançado um filme em tal ano. E há duas décadas no passado, o grande realizador nos presentava com a conclusão da saga da noiva vingativa Beatrix Kiddo (Uma Thurman). O cineasta gostou tanto de trabalhar com sua musa em ‘Pulp Fiction’ (filme que rendeu para a atriz a única indicação ao Oscar de sua carreira), que resolveu lhe presentear com uma saga para chamar de sua. Esse foi um presentão, que ficou tão completo que Tarantino dividiria a obra em duas partes. A primeira é mais centrada na ação. A segunda é onde começamos a receber as respostas e entender o universo proposto pelo diretor. Uma belíssima homenagem ao cinema de lutas e artes marciais.

09. Mar Adentro

maradentro cinepop
maradentro cinepop

Lembra acima quando eu disse que ‘A Queda – As Últimas Horas de Hitler’ foi indicado ao Oscar de filme estrangeiro mas não levou o prêmio? Pois bem, ele foi jogado para escanteio por este filme: ‘Mar Adentro’. O representante da Espanha no Oscar de 20 anos atrás é um filme de Alejandro Amenábar (o mesmo de ‘Preso na Escuridão’ – o ‘Vanilla Sky’ original; e ‘Os Outros’) e foi o responsável por apresentar o sempre ótimo Javier Bardem às plateias americanas e mundiais, após o sucesso que o filme fez no Oscar, e sua performance estrondosa (que muitos acreditam pelo “fator Mandela” ter sido indicada ao Oscar, mas não foi o caso).  Dali em diante, Bardem foi ganhando cada vez mais espaço, merecidamente. O filme é a triste e dilacerante história do espanhol Ramón Sampedro, que após um acidente idiota se divertindo no mar fica tetraplégico e luta por 30 anos na justiça pelo direito da eutanásia.

10. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

harrypotter cinepop
harrypotter cinepop

A franquia ‘Harry Potter’ é ainda hoje um verdadeiro fenômeno de popularidade, tanto que qualquer menção a um novo produto da marca mexe muito com o emocional dos fãs. A versão da história dos livros para uma série que já está em andamento na Warner/Max promete ser o evento de seu respectivo ano de lançamento. O primeiro filme, de 2001, fez adultos voltarem a ser criança e encantou plateias pelo mundo todo, resgatando a magia da sétima arte e a diversão do gênero da fantasia. Quando falamos em todos os longas da franquia, o que a grande maioria ainda cita como o mais proeminente é mesmo ‘O Prisioneiro de Azkaban’, o terceiro longa dirigido pelo talentoso cineasta mexicano Alfonso Cuarón (o mesmo de ‘Filhos da Esperança’, ‘Gravidade’ e ‘Roma’). E é o terceiro ‘Harry Potter’ que aparece aqui em nossa lista dos melhores longas de 20 anos atrás.

Bônus: Todo Mundo Quase Morto

todomundo cinepop
todomundo cinepop

Resolvemos dar uma coisinha extra para você, nosso querido leitor do CinePOP. Isso porque a lista dos 10 melhores filmes de 20 anos atrás não poderia terminar sem uma das melhores estreias de um diretor na década de 2000. Falamos do britânico Edgar Wright, que se consolidou como um dos melhores diretores da atualidade, mesclando de forma exímia o cinema entretenimento com bastante conteúdo. Até hoje ele continua a nos presentear com suas pérolas cult, vide ‘Noite Passada em Soho’, que certamente serão redescobertas e apreciadas por uma nova gama de fãs com o passar dos anos.

É o caso com ‘Todo Mundo Quase Morto’, cujo título em português não ajudou muito em sua divulgação aqui no país. Mas o longa foi uma das mais criativas investidas em um subgênero que há 20 anos já se encontrava excessivamente utilizado: os filmes de zumbis. Wright deu novo frescor à coisa, adicionando bastante humor seco britânico, e ainda introduziu o carisma e talento de Simon Pegg, o apresentando ao mundo.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS