sábado, abril 27, 2024

10 Filmes onde mostram complexos procedimentos médicos

Seja por meio de uma história que não existiu ou outras baseadas em fatos reais, o universo do cinema já recebeu muitas histórias de procedimentos médicos inovadores, polêmicos, alguns até que refletem sobre as linhas da ética médica. Buscando refletir sobre o assunto, separamos abaixo 10 filmes onde mostram complexos procedimentos médicos:

 

Uma Chance para Viver

Baseado no livro Her-2 do professor da prestigiada Universidade de Yale Robert Bazell e protagonizado pelo ator Harry Connick Jr. , Uma Chance para Viver nos mostra a trajetória de um médico que na busca de trazer esperança para pacientes de todo o mundo, embarca em uma jornada em busca da cura do câncer de mama.

 

Tempo de Despertar

Dirigido pela atriz e cineasta Penny Marshall, Tempo de Despertar nos leva até os anos 60 onde um médico neurologista entra em uma verdadeira batalha para impor o melhor tipo de tratamento para seus pacientes em um hospital psiquiátrico. Um dos filmes mais profundos da carreira de Robin Williams.

Não deixe de assistir:

 

A Pele que Habito

Ganhador de muitos prêmios, dirigido pelo genial cineasta Pedro Almodóvar, A Pele que Habito nos mostra um talentoso cirurgião que embarca em um quebra-cabeça misterioso (aos nossos olhos) e em busca de uma vingança dá início a uma arriscada transgenitalização.

 

Sangue pela Glória

Na trama, conhecemos o pugilista Vinny Pazienza (Miles Teller), um esportista adorado pelos fãs que vem em constante ascensão na carreira. Dias depois de mais uma grande vitória na carreira, pega uma carona em um carro luxuoso que acaba sofrendo um grave acidente numa estrada norte americana. Ficando entre a vida e a morte durante grande tempo, quando acorda do coma induzido descobre que será muito difícil conseguir andar e praticamente nulas as chances de voltar a praticar o esporte que tanto ama. Contando com a ajuda de seu treinador Kevin Rooney (Aaron Eckhart), que treinara anos mais cedo o inesquecível Mike Tyson, Vinny resolve arriscar sua própria saúde e aos poucos volta a treinar em grande nível tendo a incrível chance de conquistar mais um título mundial.

 

Treze Vidas – O Resgate

Quando o desafio é a sobrevivência. Buscando trazer ao público mais detalhes do famoso resgate de um jovem time de futebol e seu treinador que ficaram presos em condições complicadas em uma caverna no norte da Tailândia que faz parte de um sistema cárstico de relevo geológico chamado Tham Luang, o veterano cineasta Ron Howard apresenta sua versão aos fatos que mobilizaram o planeta. Aqui o foco é na equipe experientes mergulhadores que conseguiram ultrapassar barreiras em condições inóspitas em busca de praticamente um milagre e resgatar a todos com vida. Nessa emocionante jornada, enxergamos a história de maneira muito objetiva sem deixar de sentir todas as emoções dos envolvidos. No projeto vemos uma intervenção de um dos médicos que utiliza medicamentos para uma melhor chance de conseguir realizar o resgate com sucesso.

 

A Garota Dinamarquesa

Os desejos da vida formam uma corrente cujos elos são as esperanças. Baseado em fatos reais, a partir do livro homônimo assinado por David Ebershoff, A Garota Dinamarquesa é o novo trabalho do premiado diretor britânico Tom Hooper. Eddie Redmayne faz o papel do protagonista mas quem domina o filme do início ao fim é Alicia Vikander que dá um espetáculo em cena, merecedora dos muitos prêmios por seu impactante papel. Sua personagem é a força do filme, coloca a emoção até a última gota, uma mulher à frente de seu tempo, sem dúvidas. No projeto vemos o protagonista encarando todo um preconceito da época, principalmente quando decide fazer uma cirurgia de mudança de sexo.

 

Amira

Na trama, conhecemos Amira (Tara Abboud), uma jovem adolescente palestina que vive com sua mãe Warda (Saba Mubarak) e outra parte de sua grande família em um apartamento simples mas onde nada falta. Seu pai Nuwar (Ali Suliman), é considerado um herói local e atualmente está preso em uma prisão israelense. Com o desejo desse último de ter mais um filho, ele resolve enviar seu esperma por meio clandestino (da prisão até o médico) para inseminar a esposa. A questão é que nos exames feitos antes da inseminação, apontam que Nuwar é estéril. Fato que causa muita estranheza já que Amira nasceu exatamente do mesmo processo, só que em uma época onde não tinha exame de DNA. Será que a esposa traiu o marido? Senão, de quem é o esperma que foi usado na inseminação? Uma erupção na família é vista, uma situação que leva a todos ao limite emocional muitos por se sentirem perdidos em como lidar com a situação.

 

Journeyman: Fora de Combate

Na trama, conhecemos o experiente pugilista Matty Burton (Paddy Considine), um homem que está em um ótimo momento na sua vida pessoal, com a chegada de sua primeira filha, que após a noite onde vence mais uma luta de defesa do título dos pesos médios, quando chega em casa, sente uma forte dor de cabeça e desmaia. No hospital ele fica durante um tempo, onde passa por cirurgia e acaba perdendo parte dos movimentos e da memória. Quando volta para casa, sua esposa Emma (Jodie Whittaker) precisará lidar com difíceis tempos dali em diante, durante a imprevisível recuperação do marido. No filme vemos uma complexa cirurgia no cérebro e toda o pós-cirúrgico que o protagonista precisa passar.

 

Mãos Talentosas: A História de Ben Carson

Disponível no catálogo da Netflix e baseado em fatos reais, em Mãos Talentosas: A História de Ben Carson conhecemos a história de um jovem pobre que após muito estudo e disciplina vira um dos maiores neurocirurgiões do planeta e também uma figura importante em um hospital (considerado um dos maiores do mundo) localizado em Baltimore, Maryland chamado Johns Hopkins. Vemos nesse emocionante filme a famosa cirurgia do Doutor Carson, uma separação de gêmeos siameses unidos pela parte posterior da cabeça.

 

No Limiar da Vida (Threshold)

Nessa ficção, dirigida pelo californiano Richard Pearce, com roteiro assinado por James Salter, lançado no início da década de 80, em No Limiar da Vida acompanhamos a história de um renomado médico chamado Thomas Vrain (Donald Sutherland) que contra o comitê do conselho de ética da medicina realiza um transplante de coração humano artificial fruto de estudos de um cientista.

 

 

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS