sábado, abril 27, 2024

10 Filmes onde o TRAUMA vira trampolim para reflexões

As mudanças nas nossas vidas, as trocas de direções, muitas vezes chegam por conta de acasos que podem mexer com nosso emocional de forma profunda. Pensando em personagens que enfrentam longas estradas a partir de algum trauma, separamos uma lista abaixo com ótimos filmes:

 

No Tengas Miedo

O filme conta a saga de Silvia, começamos pelo passado da personagem, sua vida em casa com os pais, seu relacionamento com os amigos e seu difícil cotidiano preenchido com os abusos de seu pai. Quando chega na fase adulta, decide refazer sua história por completo e fugir da passividade que levava sua vida. Começa a enfrentar as pessoas que tiveram influência para uma vida tão conturbada e com isso busca a tão sonhada superação.

 

Canção para Marion

Na trama, conhecemos o ranzinza Arthur (Terrence Stamp) vive com sua mulher Marion (Vanessa Redgrave) em uma casa simples num bairro afastado do grande centro. Marion possui uma doença terminal e a única alegria que possui em seus melancólicos dias é cantar e se reunir com o coral da cidade, repleto de outros carismáticos velhinhos. Arthur, a acompanha em todos os ensaios mas faz questão de ser antipático com todos. Quando Marion falece, Arthur começa a tentar se reconstruir com a ajuda de todos que conhecem sua dolorosa história.

Não deixe de assistir:

 

Força para Viver

Na trama, conhecemos o confiante e bem sucedido Sam (Billy Crudup), um pai de família que vive intensamente seu cotidiano fazendo dinheiro com seu estável trabalho. Certo dia, uma grande tragédia acontece na biblioteca onde seu filho estudava e esse fato muda completamente o protagonista que se joga no alcoolismo, muda de cidade e vai morar em um barco bem longe de casa. Passados dois anos, agora trabalhando como pintor e sem muitas pretensões na vida, Sam recebe de sua ex-mulher Emily (interpretado pela sempre maravilhosa Felicity Huffman) uma caixa com alguns pertences do filho e isso o faz despertar para um elo esquecido que eles tinham, a música. Preso ainda pelos pensamentos doloridos de seu passado, Sam embarca numa jornada musical, principalmente quando conhece o carismático Quentin (Anton Yelchin) e resolve criar uma banda.

 

Äiti

Na trama, conhecemos Eeva (Jaana Saarinen), uma mulher que sai da prisão após ser acusada de cometer um crime. No início não sabemos direito sobre essa mulher, conforme o tempo passa acompanhamos sua luta para um encontro com sua filha, os confrontos com vizinhos e pessoas que acompanharam anos atrás a tragédia que marcou para sempre a sua vida.  Sendo expulsa de hotel, e quase não conseguindo nenhum bico para se sustentar, a única pessoa que a trata bem é o seu novo empregador, que passou por um trauma ligado à mãe anos passados e talvez por isso consiga se conectar com a história e principalmente a busca da protagonista numa melhor relação com a filha.

 

Sem Cabeça

Na trama, conhecemos Arghavan (Elham Korda), uma mulher de meia idade que sofre com um casamento de grande distanciamento e trabalha em uma loja de câmbio. Certo dia, após um trauma que nunca irá esquecer, ela resolve não ter mais o cachorro da família, um Lulu da Pomerânia. A situação de mudança abrupta, mal explicada, já que ela adorava o cachorrinho, leva seu casamento até o limite, onde questões sobre o trauma que sofreu recentemente precisam ser ditas.

 

Manchester à Beira-Mar

Na trama, conhecemos Lee Chandler (Casey Affleck) um homem solitário que vive em um minúsculo quarto na cidade de Boston e sobrevive sendo uma espécie de faz tudo para alguns condomínios próximos a onde mora. Certo dia, seu passado bate em sua porta com a terrível notícia de que seu único irmão Joe (Kyle Chandler) acabara de falecera. Imediatamente, Lee precisa voltar a cidade onde morou durante anos, muito por conta de único sobrinho Patrick (Lucas Hedges), mas precisará enfrentar terríveis dores de seu passado.

 

Belos Sonhos

Baseado no livro Fai Bei Sogni, de Massimo Gramellini, Belos Sonhos, conta a história de Massimo, um amante do futebol que tempos mais tarde vira jornalista de um importante jornal. Ele possui um grande trauma, quase uma lacuna não preenchida sobre as lembranças que cercam o falecimento de sua mãe quando era apenas uma criança. Percorrendo uma linha do tempo que vai e volta, vamos juntando aos poucos o complexo quebra cabeça da trajetória emocional de Massimo com muitas surpresas e momentos de redenções ao longo dos emocionantes 134 minutos de projeção.

 

O Vale do Amor

Rodado, quase inteiramente, no Death Valley National Park, na Califórnia, Valley of Love (no original), conta a história de um ex-casal francês que inusitadamente voltam a se encontrar depois de certo tempo, após receberem uma carta do falecido filho dizendo que se eles fossem até um determinado local, o jovem reapareceria uma última vez para eles. Assim, entre as dores que nunca vão sarar e sem a menor perspectiva de algum final feliz, a dupla embarca numa jornada melancólica.

 

O Que Traz Boas Novas

Na trama, após uma tragédia inestimável, uma escola enfrenta um grande problema com seus alunos. Abalados, pais e orientadores buscam uma saída para a superação de toda uma classe até a chegada do novo professor de origem argelina, interpretado pelo ótimo ator Mohamed Fellag.

 

Bullhead

Na trama, um homem que trabalha no ramo de carnes é atormentado por um trauma do passado. Sua vida não é comum, por conta de sequelas daquele tempo. Quando uma série de eventos, o jogam de volta a refletir sobre esses anos anteriores, segredos e angústias ficam à flor da pele gerando um conflito emocional.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS