InícioDestaque10 filmes para viajar pelo labirinto da mente

10 filmes para viajar pelo labirinto da mente


Objeto de muitas reflexões no universo do cinema, por meio de situações durante o desenvolvimento de personagens, a mente é um lugar muitas vezes indecifrável. Nos levando até histórias em que a emoção se torna um fator chave de análise, é quase sempre fascinante refletir sobre todo alcance que chega circulando esse tema. Para você que gosta do assunto, segue abaixo uma lista imperdível:

 

Diário de Viagem (Tem para aluguel em algumas plataformas)



Liz (Manoela Aliperti) é uma jovem, filha única, que gosta de Nirvana e está prestes a embarcar em uma oportunidade que poucos conseguem: a de um intercâmbio. A protagonista possui um transtorno alimentar, fato que a faz – desde algum tempo -, caminhar numa estrada de não aceitação do seu corpo. Quando ela retorna de viagem, a situação parece piorar e a protagonista acaba numa profunda tristeza que abala a si mesma e a todos ao seu redor.

 

Criaturas da Mente

A partir de uma inquietação e também curiosidade de um consolidado cineasta brasileiro, o fascinante documentário Criaturas da Mente vai de encontro as possibilidades de preenchimentos de lacunas onde um universo fascinante logo se abre. Imerso num curioso paradoxo onde um cineasta não consegue mais sonhar, Marcelo Gomes encontra o neurocientista Sidarta Ribeiro e juntos abrem diálogos para profundos paralelos entre o cinema e os sonhos.

 

A Novata (Diamond Films)

Os fortes traços do desequilíbrio dentro de uma obsessão. Indicado em cinco categorias no Spirit Awards 2022 (uma espécie de Oscar do cinema independente), A Novata, primeiro longa-metragem dirigido pela cineasta Lauren Hadaway, busca refletir sobre uma lógica dentro de uma diligência sobre o descontrole em se desafiar. Com uma impactante protagonista (interpretada de maneira brilhante por Isabelle Fuhrman), que muitas vezes mostra-se enigmática, a narrativa se joga no nada superficial rompimento com a razão que chega ao mesmo tempo de emoções que transbordam.

 

A Seita (HBO MAX)

Ben (Eric Bana) é um psicólogo social e professor, com feridas no passado, que vai morar na Alemanha após o divórcio. Uma série de acontecimentos estranhos começam a acontecer na sua nova cidade, provavelmente ligados a uma seita comandada pela enigmática Hilma (Sophie Rois). Ao mesmo tempo, sua filha Mazzy (Sadie Sink) chega dos EUA para passar um tempo com ele e logo é alvo dos responsáveis pelos acontecimentos macabros na cidade.

 

Herege (Prime Video)

Na trama conhecemos Irmã Paxton (Chloe East) e a Irmã Barnes (Sophie Thatcher) duas jovens missionárias mórmons que vão até a casa de um homem para tentar convertê-lo à religião delas. A questão é que logo elas percebem estarem de frente com Mr. Reed (Hugh Grant), um pesquisador pra lá de maluco que as envolve em uma espécie de jogo macabro.

 

Aparências (Filmelier Plus)

Na trama, conhecemos Eve (Karin Viard) e Henri (Benjamin Biolay), um casal francês de classe alta que mora na Suíça. Ela, uma competente gerente de uma biblioteca. Ele um maestro rumo aos mais altos cargos de sua prestigiada profissão. Vivendo sob os holofotes da posição social, esse casamento se encontra em um presente frio. Quando Eve descobre a traição do marido com uma professora, a protagonista se joga em uma noite de inconsequências se relacionando com o problemático Jonas (Lucas Englander). Quando um passa a descobrir a traição do outro, a trama vai se desenvolvendo rumo ao imprevisível.

 

A Hipnose (MUBI)

Na trama conhecemos os sócios e namorados Vera (Asta Kamma August) e André (Herbert Nordrum) que estão prestes a conseguir alavancar um importante investimento para o aplicativo que criaram, focado na saúde das mulheres. Em paralelo, buscando parar de fumar, Vera resolve ir até uma hipnoterapeuta, fato que mudará sua maneira de enxergar a bolha em que vive e também suas relação sociais, se tornando o estopim para situações em meio a uma viagem de negócios.

 

Nahir – Entre a Paixão e as Grades (Prime Video)

Na trama, conhecemos a introspectiva Nahir (Valentina Zenere), uma jovem iniciando a fase adulta que está em um relacionamento repleto de idas e voltas com o jovem Fernando (Simon Hemp). Numa madrugada, após uma discussão, ao pegar sua moto voltando pra casa é assassinado. No dia seguinte Nahir assume o crime. Mas será essa toda a verdade do caso?

 

Remédio Amargo (Netflix)

O paramédico Angel (Mario Casas), um homem por volta dos 30 anos, desde sempre não bate bem da cabeça, inclusive tem uma estranha obsessão em levar souvenires das vítimas que atende. Ele mora com a namorada, a ingênua Vane (Déborah François). Quando Angel sofre um grave acidente que o deixa paraplégico, a relação dos dois piora e Vane resolve deixá-lo. Só que Angel não deixará essa situação ficar assim por muito tempo e começa a bolar planos mirabolantes para se vingar de todos ao seu redor.

 

Fiéis (Netflix)

Bodil (Bracha van Doesburgh) é uma experiente juíza holandesa que leva uma vida feliz com o marido, o médico Milan (Nasrdin Dchar). Sua melhor amiga, Isabel (Elise Schaap), é uma mulher que passa por uma crise no casamento. As duas, em determinadas épocas do mês, fazem uma viagem onde vivem outras vidas, com calientes romances. Quando um assassinato acontece e misteriosamente Isabel desaparece, Bodil se vê em um labirinto onde achar verdades em meio a tantas mentiras é uma tarefa complexa.

Raphael Camachohttps://guiadocinefilo.blogspot.com.br
Raphael Camacho é um profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado cinematográfico. Ao longo de sua trajetória, atuou como programador de salas de cinema, além de ter trabalhado nas áreas de distribuição e marketing de filmes. Paralelamente à sua atuação na indústria, Raphael sempre manteve sua paixão pela escrita, contribuindo com o site Cinepop, onde se consolidou como um dos colaboradores mais antigos e respeitados deste que é um dos portais de cinema mais queridos do Brasil.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS