quinta-feira, abril 25, 2024

10 Filmes que Completam 70 anos em 2020

Quanto mais mergulhamos na história do cinema, mais nos deparamos com filmes históricos de extrema importância para a compreensão da mudança estrutural e até mesmo narrativa com o passar dos anos – até chegarmos aos dias atuais, que funcionam como uma amálgama ao mesmo tempo saudosista e original de tudo que já nos foi apresentado num passado remoto.

E a Era de Ouro de Hollywood – e mundial, visto que não podemos nos esquecer das incursões brasileiras no cenário do entretenimento – jamais ficaria de fora de nossa breve série de matérias especiais que contempla filmes aniversariantes nesse icônico ano de 2020. Dessa forma, mergulhamos de cabeça nos anos 1950 e nos aventuramos na trilogia fantástica de Jean Cocteau, nas emocionantes animações dos estúdios Walt Disney e no retorno de Bette Davis ao estrelado com o memorável ‘A Malvada’.

Dessa forma, o CinePOP separou dez produções que completam sete décadas neste ano. Confira abaixo nossas escolhas e conte para nós qual a sua favorita:

CREPÚSCULO DOS DEUSES

‘Crepúsculo dos Deuses’, ao lado de um seleto grupo de longas-metragens irretocáveis, é um dos títulos que melhor representa os trejeitos arrepiantes e envolventes do gênero noir. Indicado para nada menos que onze estatuetas do Oscar, a história gira em torno de uma estrela veterana do cinema mudo se recusa a aceitar que seu reinado acabou. Ela, então, resolve contratar um jovem roteirista para ajudá-la a reconquistar o sucesso. O escritor acredita que pode manipular a atriz, mas percebe que está redondamente enganado.

A MALVADA

Pouco antes de ser rodado, Bette Davis disse com total certeza de que o roteiro de ‘A Malvada’ foi o melhor que havia lido em toda sua carreira – e sua determinação em estrelar como a perigosa e impiedosa Margo Channing era admirável, ainda mais considerando sua decadência cinematográfica na década anterior. Aqui, sua personagem entrou em um mágico atrito com a aspirante a atriz Eve Harrington, uma jovem que se infiltrou no mundo do show biz através de Margo – apenas usando sua influência para depois descartá-la.

CINDERELA

‘Cinderela’ entrou para a história como um dos melhores filmes já feitos pela Casa Mouse – e também como a solução para os problemas financeiros que enfrentava desde o lançamento de ‘Branca de Neve e os Sete Anões’ em 1937. Recuperando a glória outrora perdida e apagada de Walt Disney, a produção é baseada no conto de Charles Perrault e gira em torno de uma pobre jovem que é maltratada por sua madrasta e suas meias-irmãs até receber a visita de uma Fada Madrinha que muda sua vida por apenas uma noite.

Não deixe de assistir:

RASHÔMON

Japão, século XI. Durante uma tempestade, um lenhador, um sacerdote e um camponês procuram abrigo nas ruínas de um portão histórico em Rashomon. Lá, o sacerdote conta o crime envolvendo o estupro de uma mulher e o assassinato do marido dela. O polêmico filme foi dirigido pelo lendário Akira Kurosawa, levando para casa a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro em 1952 e se tornando uma produção indispensável para os cinéfilos.

PÂNICO NAS RUAS

Depois que o doutor Clint Reed é convocado para supervisionar uma autópsia em um homem desconhecido, descobre que a causa da morte foi peste bubônica. Ao revelar sua descoberta ao prefeito e outras autoridades municipais, Reed é informado que tem 48 horas até que o público seja comunicado sobre a possível epidemia. Junto ao capitão Tom Warren e sua mulher, Nancy, o médico precisa correr contra o tempo para descobrir de onde veio o homem desconhecido.

OS ESQUECIDOS

Luís Buñuel foi um dos nomes mais prolíficos do cinema espanhol e um dos grandes ícones da cultura ibérica, principalmente por sua obra religiosamente inspirada nos trabalhos surrealistas de Salvador Dalí. E, 22 anos depois de dar vida a ‘Um Cão Andaluz’, o diretor iniciou sua fase mexicana com ‘Os Esquecidos’, indicado ao BAFTA e sendo honrado no Festival de Cannes. O enredo retrata o cotidiano de um grupo de jovens delinquentes, entre eles Jaibo, recém fugido do reformatório, e Pedro, um garoto rejeitado pela mãe que acaba se envolvendo em um assassinato.

MEU AMIGO HARVEY

Todos toleram bem as excentricidades de Elwood, menos a sua irmã Veta. Quando ela programa uma reunião em casa, com medo de que ele queira apresentar seu coelho invisível às amigas, ela tenta interná-lo num hospício. Mas o tiro sai pela culatra.

CAIÇARA

Adolfo CeliTom PayneJohn Waterhouse se uniram em 1950 para comandar ‘Caiçara’, um filme de produção brasileira rodado na cidade de Ilhabela, Rio de Janeiro. O mitológico longa conta a história de Marina, uma jovem que se casa com um viúvo quarentão, proprietário de um sítio no litoral de São Paulo. Sua nova vida só lhe traz decepções: o marido vive de bebedeiras e ela é cobiçada pelos homens do lugar. Seu único conforto é o menino Chico, cuja avó é adepta da macumba. Até que um marinheiro se apaixona por Marina, sendo correspondido. Através da macumba, Marina consegue livrar-se do marido e, assim, viver seu amor.

NO SILÊNCIO DA NOITE

Um roteirista de estúdio relutantemente concorda em adaptar um best-seller barato para o cinema. Mas em vez de ler o livro, ele convence uma tiete dos astros de cinema a acompanhá-lo até sua casa e contar a história, com suas palavras. Mais tarde, ela é encontrada morta e o roteirista se torna o principal suspeito.

ORFEU

Baseada no mito grego do aedo desconsolado, o filme francês gira em torno de Orfeu, famoso poeta em fase entediada, apaixona-se obsessivamente por uma Princesa, a Morte. Enciumada, esta arquiteta a morte de Eurídice, desprezada esposa de Orfeu. Com as duas presas no inferno, ele então decide também descer até lá.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS