quarta-feira, abril 24, 2024

10 filmes que refletem sobre o universo de GANGUES

Um grupo de pessoas que praticam uma ou mais vezes práticas criminosas ou atividades consideradas ilegais. Essa é uma das definições de gangue. Ao longo da história do cinema, vários filmes abordam situações, conflitos e dramas onde o foco acaba nas gangues dos mais diversos tipos em inúmeros recortes. Pensando nisso, resolvemos refletir por meio de algumas produções sobre esse universo, assim segue abaixo 10 filmes que refletem sobre o universo de gangues:

 

Black – Amor em Tempos de Ódio

Na trama, conhecemos Marwan (Aboubakr Bensaihi), um jovem descendente de marroquinos que faz parte de uma gangue que rouba por toda Bruxelas. Em paralelo, conhecemos a também jovem negra Mavela (Martha Canga Antonio) que acaba de iniciar em uma outra gangue, rival da do primeiro. Eles acabam se conhecendo e se apaixonando. Encaram diariamente o certo e o errado bem na frente deles com escolhas podendo serem feitas mas consumidos por razões e emoções que vão desde suas origens até mesmo o eterno conflito do ser humano em ter status, ser o maioral, não importando as formas como se chegam até os objetivos. Mas com a polícia no pé das gangues deles (respectivas) e um eminente confronto violento entre as duas facções, o casal de apaixonados precisará encontrar saídas para se manterem juntos e vivos nessa história.

 

A Gangue

Exibido no Festival de Cannes em 2014, e com rápida passagem no circuito exibidor brasileiro anos atrás, o longa-metragem ucraniano A Gangue (Plemya) conta a história de um jovem surdo-mudo que vai estudar em um internato e lá acaba entrando em uma violenta gangue até que se apaixona por uma jovem. O projeto é todo rodado em linguagem de sinais.

Não deixe de assistir:

 

Warriors – Os Selvagens da Noite

Em uma cidade quase paralela, dezenas de gangues se reúnem para um encontro no emblemático bairro do Bronx, a mais pobre das 5 regiões de Nova York. Nessa reunião, que fora combinado nenhuma gangue levar qualquer tipo de arma nem expressar qualquer tipo de violência. Mesmo assim, um assassinato acontece e por circunstâncias do destino a gangue dos Warriors de Coney Island (um bairro que tem praia no condado do Brooklyn) acaba sendo acusado do homicídio. Sem saída e procurando as estações de metrô pela cidade para chegarem aos seus lares, os seus integrantes, todos jovens beirando à fase adulta, precisam trabalhar em equipe para enfrentar todos que querem fazer justiça com as próprias mãos. Em uma jornada frenética vamos acompanhando toda a situação de fuga pelos olhos dos integrantes da Warriors.

 

As Leis da Fronteira

Na trama, que tem um ping pong temporal entre seus arcos extremos, acompanhamos o jovem Nacho (Marcos Ruiz), em 1978, um jovem que sofre bullying todo ia em sua escola. Um dia, quando estava em seu único lugar de refúgio (uma loja de fliperamas), acaba conhecendo Zarcco (Chechu Salgado) e Tere (Begoña Vargas), dois jovens mais velhos que fazem parte de uma gangue de ladrões de pequenos furtos na periferia da cidade onde moram. Logo a atração por Tere acontece e o protagonista se deixa levar a diversas situações que envolvem muitas coisas de errado e uma alta dose de inconsequência.

 

O Roubo do Século

Nesse projeto argentino, acompanhamos Fernando (Diego Peretti) um homem de meia idade, fumante, falador que vai ao psicólogo toda semana buscando encontrar algum sentido para sua vida. Certo dia, após sair da aula de Jiu Jitsu, próximo a uma locadora encapada por diversos filmes clássicos do cinema, percebe que o banco que fica de frente à locadora pode ser roubado e o dinheiro ser ‘resgatado’ por uma correnteza de água que passa por debaixo daquela parte da cidade. Assim, resolve ir atrás de ajuda e acaba encontrando algumas outras pessoas fundamentais para o sucesso do plano, entre eles, Luis Mario (Guillermo Francella) um trambiqueiro e ladrão conhecido da região.

 

Jogada de Mestre

Em Jogada de Mestre, voltamos ao ano de 1983 na Holanda, onde o magnata holandês de cervejas Freddy Heineken (Anthony Hopkins) foi sequestrado e ficou preso, junto de seu motorista, durante 3 semanas em um galpão.  Ambos só foram soltos depois do pagamento de 35 milhões de guilders holandeses (aproximadamente 21 milhões de dólares) aos criminosos, o valor mais alto da história pago por um sequestro. O bando de criminosos era comandando por Cor Van Hout (Jim Sturgess) um desiludido homem que a beira do desespero e com a esposa grávida resolve arquitetar este plano juntamente com outros quatro colegas.

 

Vingança & Castigo

Na trama, conhecemos Nat Love (Jonathan Majors) um jovem pistoleiro, procurado pela lei, que tem apenas um objetivo no seu momento de vida: eliminar o fora da lei Rufus (Idris Elba) e seu bando, já que o líder dos vilões acabara de ser solto de maneira curiosa fugindo de um trem. Aos poucos vamos entendendo as motivações de Nat, Rufus assassinou a sangue frio seu pai e sua mãe quando ele ainda era criança e ainda ficou com uma marca de cruz na testa. Contando com a ajuda de seu grande amor Mary (Zazie Beetz), o delegado Bass (Delroy Lindo), o jovem atirador Jim (RJ Cyler) e o experiente Bill (Edi Gathegi) ele parte em uma jornada mortal ao ponto de encontro em uma cidade dominada por Rufus e seu bando.

 

American Animals

Na trama, conhecemos Spencer (Barry Keoghan), um estudante de arte bastante introspectivo que dorme e acorda pensando em encontrar algum sentido para sua vida. Certo dia, durante uma visita à biblioteca da universidade que estuda, descobre alguns livros raros que ficam em uma sala especial protegidos por uma bibliotecária. Assim, junto com seu amigo Warren (Evan Peters), e mais outros dois, começa a bolar um plano mirabolante para roubar as raridades. Para dar mais ingredientes à trama, realidade e ficção se unificam durante as quase duas horas de projeção, transformando um simples filme de roubo em algo muito interessante e esclarecedor.

 

O Roubo da Taça

Na trama, ambientada no começo da década de 80 no Rio de Janeiro, conhecemos Peralta (Paulo Tiefenthaler, em grande atuação) um trambiqueiro, flamenguista e corretor de seguros que passa os dias se atolando em dívidas de jogo e dando pouco atenção a sua charmosa esposa Dolores (Taís Araújo). Certo dia, após receber um singelo ultimato do dono da casa de jogos onde passa a maioria de suas noites perdendo dinheiro, tem a inusitada ideia de invadir a sede da CBF com a ajuda do enrolado amigo Borracha (Danilo Grangheia) e roubar a Taça Jules Rimet, que está em posso dos brasileiros após o tricampeonato mundial, após vencer a Copa do Mundo de Futebol do México, em 1970. Obviamente muitas coisas dão erradas após o roubo e a polícia começa a desconfiar da dupla de malandros.

 

Amor Sublime Amor

Uma das histórias mais conhecidas no universos dos musicais para cinema, conta a história de duas gangues que se odeiam mas que vê o destino de todos mudar quando um integrante de uma delas se apaixona pela irmã de um integrante da outra. A última versão desse clássico fora lançada em 2021 com direção de Steven Spielberg.

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS