sexta-feira, março 29, 2024

10 Filmes Incríveis com REFLEXÕES atemporais

Refletir sobre o mundo, situações familiares, encontros e desencontros, novas forma de enxergar a sociedade em qualquer fase que assistimos a uma obra cinematográfica é algo que só soma ao nosso pensar. Pensando nisso, fizemos uma lista com 10 títulos que não importa quando você assista vai ser importante para refletir sobre o mundo ao redor. Assim, segue abaixo 10 filmaços com reflexões atemporais:

 

Nuestras Madres

As profundezas de um mar sem fim. Em seu primeiro longa-metragem de ficção, o cineasta Cesar Diaz brilha intensamente trazendo ao público uma trama profunda e honesta sobre o acaso reencontrando memórias de tempos muito difíceis. Impactante e com bastante reflexões sobre o sofrimento vivido por muitos dos personagens, o projeto relembra um tempo onde o sofrimento não parecia ser a verdade. A melhor forma de definir esse belo trabalho é que são os contrapontos das gerações buscando respostas de tempos tristes. Atemporal, para nunca esquecermos tudo que se passou. Nuestras Madres é uma Co-produção Guatemala, França e Bélgica, foi o indicado pelo último a ser seu concorrente ao Oscar 2020 de Melhor Filme Estrangeiro.

 

Permanência

Na trama, conhecemos Ivo (Irandhir Santos) um fotógrafo de Recife que chega em são Paulo para sua primeira exposição solo. Resolve se hospedar na casa de um antigo amor, Rita (Rita Carelli) hoje casada e um pouco mudada em relação ao que se lembrara dela. Navegando no marasmo das incertezas, o personagem principal desta história tenta se redescobrir como artista, ter mais segurança em sua vida profissional e principalmente se encontrar no viver.

 

Cosmópolis

Não deixe de assistir:

Baseado em um livro de Don DeLillo, em Cosmópolis somos testemunhas de Metáforas e mais metáforas em diálogos profundos e deveras inteligentes que marcam o longa que é estrelado por Robert Pattinson. Falando sobre o tempo e os avanços da tecnologia, em suas elucubrações sobre o destino da sociedade, David Cronenberg cria uma fita feita para ser atemporal.

 

Quo Vadis, Aida?

Na trama, ambientada em meados da década de 90, conhecemos Aida (Jasna Đuričić) uma ex-professora e agora tradutora/intérprete da ONU que precisa lidar com um caótico momento de seu país tomado por um exército de vingativos soldados que praticamente varreram a cidade de Srebrenica. O único porto seguro é a base da ONU na região, comandada por patentes altas holandesas, para onde fogem todos os sobreviventes, inclusive os dois filhos e o marido de Aida. Buscando soluções/escolhas a todo instante, negociando bastante com todos que conhece, Aida viverá dias que nunca sairão de sua memória.

 

Trópico Fantasma

Quando o acaso abre nossos olhos para o mundo. Escrito e dirigido pelo cineasta belga de 38 anos, Bas Devos, Trópico Fantasma, consegue em menos de 90 minutos ser intrigante em nos fazer encontrar sentido quando nada é o que parece. Somos testemunhas de uma metáfora social que complementa o preenchimento de espaço da vida, como tópicos contemplativos absortos de uma personagem que vira protagonista na vida de muitos dos que encontra pelo caminho. Planos longos, um abre alas e um desfecho estonteante, extático. Focado em uma personagem que está em um momento cogitabunda, andando pelas ruas frias da madrugada europeia, somos levados a uma viagem sobre a necessidade de conhecermos melhor o nosso entorno social.

 

White Lie

Na trama, conhecemos Katie (Kacey Rohl), uma jovem que está com o cabelo completamente raspado e engajada em várias campanhas na sua comunidade para conseguir dinheiro para seus tratamentos, já que diz a todos que possui câncer. Só que nada disso é verdade, ela mente, até mesmo para sua namorada Jennifer (Amber Anderson), uma das pessoas que mais ajuda ela em todos os projetos de arrecadação. Perto de superar a marca de 24.000 dólares de doações, Katie começa a ter problemas com sua mentira quando precisa de um atestado verdadeiro sobre suas condições.

 

Eeb Allay Ooo!

Na trama, conhecemos Anjani (Shardul Bharadwaj), um rapaz boa praça, que está desemprego e mora quase de favor com a irmã que está grávida e o marido dela que é da guarda municipal. Certo dia, Anjani consegue um emprego, mas nada será fácil, pois o novo trabalho dele é o de espantador de macacos, esses que cismam em estragar situações em Nova Deli. Inventando as formas mais inusitadas possíveis para espantar os animais, já que possui um medo forte deles, o protagonista precisará enfrentar várias dificuldades em busca de sobrevivência em uma cidade enorme em população mas sem oportunidades para todos.

 

O que vão dizer

Na trama, conhecemos a jovem Nisha (Maria Mozhdah), que vive com sua família na Noruega. Eles são descendentes de paquistaneses e vivem uma vida simples, onde o pai, Mirza (Adil Hussain) tem uma pequena mercearia que vai indo bem e Nisha, além de viver como uma jovem longe das tradições familiares quando está com os amigos, se dedica aos estudos sendo uma das melhores de sua turma. Mas essa relação entre pai e filha fica bastante turbulenta quando, em uma noite, Nisha é flagrada pelo pai no quarto de sua casa com um namorado. A partir daí a trajetória da jovem de 16 anos muda radicalmente.

 

Nocturama

Na trama, conhecemos jovens de diversas etnias que se espalham por uma grande cidade francesa tramando alguma coisa que é revelada aos poucos. Um pouco do cotidiano desses jovens, já no dia da ação, mostram que são pessoas comuns que não geram nem tipo de alerta da polícia. Com a chegada da noite, se reúnem em uma loja de roupas de vários andares, onde é exposto um plano aterrorizante de diversos atentados em lugares previamente estudados. Ao longo dessa noite, muitas questões serão abordadas e o roteiro volta em algo parecido com flashbacks para explicar um pouco de como eles chegaram até esse dia.

 

O Apartamento

Na trama, somos apresentados ao casal Rana (Taraneh Alidoosti) e Emad (Shahab Hosseini), casados, de classe média que também são atores e estão montando a famosa peça A Morte do Caixeiro Viajante, de Arthur Miller. Entre um ensaio e outro o casal precisa se mudar de onde moram as pressas e acabam arranjando um apartamento em outra parte da cidade. Nesse novo lugar um acontecimento inesperado muda para sempre a rotina do casal.

 

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS