domingo, abril 28, 2024

10 Filmes Recentes Indicados ao Oscar que QUASE NINGUÉM Mais Fala!

O Oscar é a maior celebração da sétima arte. A cada ano que passa, ganhamos mais e mais prêmios celebrando o melhor do cinema – e também alguns apontando os piores (na forma de uma grande brincadeira). Conforme o tempo passa e as coisas mudam, algumas premiações vão ganhando mais prestígio – os prêmios dos Sindicatos, como o SAG – e outros vão perdendo seu prestígio devido a escândalos, vide o Globo de Ouro. Porém, uma coisa permanece imutável: o Oscar é a maior honraria almejada por qualquer um que trabalhe com cinema. Tradição para isso o evento possui, já que este ano celebraremos a edição de número 95.

É verdade que ser um ator, um profissional ou um filme indicado ao Oscar, ou ainda melhor, vencedor, eleva o status num mercado competitivo como o de Hollywood. No entanto, nem sempre nomeações ao maior prêmio do cinema caminha lado a lado com a popularidade e o estrelato. É verdade que o Oscar já mudou a vida de muito ator, assim como elevou o prestígio de muitos filmes, mas existem também aquelas produções que mesmo com toda a badalação na época de prêmios, indicações e até vitórias no Oscar, terminam rapidamente caindo no anonimato e saindo da boca e da mente do público – o pior castigo para qualquer obra de arte. É justamente este o foco desta nova matéria, que aponta 10 filmes recentes indicados ao Oscar, que quase ninguém mais fala hoje. Confira.

Brooklyn

Começamos com o filme mais recente da lista, tendo participado do Oscar 2016. A jovem estrela Saoirse Ronan tem 28 anos e já coleciona nada menos que 4 indicações ao Oscar. As duas últimas foram por dramas ainda bastante falados: ‘Adoráveis Mulheres’ (2020) e ‘Ladybird’ (2018). Mas sua terceira nomeação ocorreu por um filme que quase ninguém viu e a outra metade não lembra – fazendo de ‘Brooklyn’ um filme esquecido. Escrito por Nick Hornby (‘Um Grande Garoto’) e dirigido por John Crowley (‘O Pintassilgo’), o filme conta sobre uma jovem imigrante irlandesa indo para os EUA nos anos 1950 em busca de uma vida melhor, e se vendo dividida entre os dois lugares. Um drama emocionante.

Philomena

Outro drama doce e leve, recomendado para toda a família. Ao que parece este tipo de filme não permanece muito na cabeça dos cinéfilos, já que são suaves como brisas passageiras. Esse aqui é protagonizado pelo tesouro mundial, a Dama Judi Dench. Pelo filme, a lendária estrela conquistou sua sétima e penúltima indicação até o momento, sendo a última por ‘Belfast’. Aqui temos a história de uma mulher que precisou abrir mão de seu filho, ao ser colocada num convento na juventude. Muitos anos mais tarde, já na terceira idade, ela contará com a ajuda de um jornalista para encontrar seu filho.

Indomável Sonhadora

Na época, a indicação do independente ‘Indomável Sonhadora’ foi recebida com muita alegria pelos cinéfilos que tiveram a oportunidade de conferi-lo em festivais. O filme é uma produção pequena, mas muito humana, que fala sobre uma menininha vivendo com seu pai de forma precária nos pântanos da Louisiana. Após a interferência do clima instável e das constantes tempestades, a opção deles e de outras famílias é serem levados a abrigos, ou arriscarem a própria vida. O filme marcou pela indicação da atriz mais jovem no Oscar até hoje, Quvenzhané Wallis, então com 9 anos de idade. Hoje, porém, poucos comentam sobre o filme.

Tão Forte e Tão Perto

Não deixe de assistir:

É incrível como um filme protagonizado pela dupla de peso formado pelos astros Sandra Bullock e Tom Hanks (em sua primeira e única parceria nas telas até o momento), tenha marcado tão pouco na mente dos fãs. Verdade seja dita, quem protagoniza o longa é o menino Thomas Horn – que depois seguiu para… bem, não fez mais nada de relevante e parou sua carreira em 2016. Bullock e Hanks apenas coadjuvam. Em especial Hanks, aparece em poucas cenas, já que a trama diz que ele morreu nos atentados de 11 de setembro, ficando em cena apenas para os flashbacks. Seu filho busca por pistas deixadas pelo pai antes de morrer. Completando o elenco, o saudoso veterano Max von Sydow, John Goodman e Viola Davis.

Minhas Mães e Meu Pai

Outro filme muito querido em sua época de lançamento, em especial pelos cinéfilos, que quem viu não esquece. Infelizmente, o filme não conseguiu romper muito a barreira “cult”, mesmo se tratando de uma comédia relativamente leve, e se tornar uma obra popular. Talvez pela temática, ao abordar uma relação LGBTQI+ como centro de sua narrativa. Quem protagoniza são as talentosíssimas estrelas Annette Bening e Julianne Moore, como um casal. Quando resolvem ter filhos, elas usam o mesmo doador para engravidar de Joni (Mia Wasikowska) e Laser (Josh Hutcherson). Quando os irmãos crescem, no entanto, a curiosidade fala mais alto e eles decidem encontrar seu pai biológico por conta própria, que surge na figura de Mark Ruffalo, sacudindo as coisas.

Distrito 9

Na época, essa ficção científica com muito bagagem social fez um baita sucesso, em especial por ser uma produção pequena e independente, mas muito criativa. Passada na África do Sul, a história conta sobre o choque de nosso mundo ao entrar em contato com imensas naves especiais que chegam em nosso planeta. Acontece que foi só passar a novidade deste estranhamento, que alguns anos depois, os humanos já estavam marginalizando as criaturas em favelas. O filme funciona também como crítica, usando de certo humor, ação e terror. ‘Distrito 9’ fez o nome do diretor Neill Blomkamp, que igualmente se apagou após alguns trabalhos, como ‘Elysium’ e ‘Chappie’.

Um Homem Sério

Tudo bem que esse seja um filme dirigido pelos cultuados irmãos Coen, de ‘Fargo’, ‘O Grande Lebowski’ e ‘Onde os Fracos Não tem Vez’, queridinhos da Academia, mas acontece que este pode ser considerado sua obra menos badalada e uma que nem em sua época de lançamento foi tão falada. De fato, o longa talvez só tenha figurado no Oscar por ser um filme dos Coen, tanto que mantém o recorde como produção indicada ao Oscar de melhor filme com apenas uma outra indicação – essa sendo a de melhor roteiro. A trama que desafia o engajamento com o público mostra um professor de física azarado, que vê sua vidinha monótona começar a desmoronar diante de seus olhos.

Preciosa – Uma História de Esperança

‘Preciosa’ foi outro filme que se beneficiou pela mudança na regra da Academia e começar a nomear até 10 produções por ano para melhor filme. ‘Preciosa’ veio junto logo ao primeiro lote, assim como ‘Um Homem Sério’, tirando espaço de obras mais queridas e ainda comentadas até hoje, vide ‘Coração Louco’, ‘Direito de Amar’ e ‘Julie & Julia’, por exemplo, indicadas para outros prêmios na mesma edição do Oscar. ‘Preciosa’ foi o primeiro grande sucesso do diretor representativo Lee Daniels, que depois seguiria para trabalhos de prestígio, como ‘Obsessão’, ‘O Mordomo da Casa Branca’ e ‘Estados Unidos vs. Billie Holiday’ – mas nenhum se igualaria a ele, ao menos no Oscar. Na trama, temos retratada a vida de uma jovem negra e obesa chamada Preciosa, cuja vida é completamente desestabilizada graças à sua infernal matriarca Mary. Com o passar dos anos o filme começou a ser acusado de explorar a desgraça humana e começou a sumir dos radares cinéfilos.

Milk – a Voz da Igualdade

Este é um importante drama baseado numa história real, que foi lançado e fez sucesso no Oscar um ano antes da mudança para até 10 filmes indicados. Ou seja, ‘Milk’ fez parte da última leva de no máximo 5 filmes. O longa é baseado na história real da trajetória Harvey Milk, ativista de causas LGBTQI+, antes da causa sequer possuir esta sigla – na época considerado ativista pelos direitos dos gay. Ele próprio era um homossexual declarado, que escalou até ser eleito a um cargo público em San Francisco – se tornando também o primeiro homem gay da história a realizar tal feito. Sua história trágica termina em violência com seu assassinato.’Milk’, além da indicação de melhor filme, deu o segundo Oscar para Sean Penn, que faz o papel principal, e a única nomeação (até o momento) de Josh Brolin.

Frost / Nixon

Terminando a matéria dos filmes indicados ao Oscar que quase não são mencionados hoje em dia, temos mais uma obra contida no último ano em que o máximo de produções indicadas era 5 filmes. E de sua respectiva edição, este talvez tenha sido o longa menos famoso, o que menos gente conhecia na época e que muitos continuam sem saber da existência. É dito que neste mesmo ano, todos que tinham influência fizeram campanha para ‘O Cavaleiro das Trevas’, de Christopher Nolan, ser indicado para melhor filme, mas a Academia decidiu por preconceito não indicar um filme de “quadrinhos de super-heróis”. É muito repetido também que o longa que ocupou a vaga de Batman foi ‘O Leitor’, que deu o Oscar para Kate Winslet. Mas muito possivelmente pode ter sido este ‘Frost/Nixon’, obra excelente e intimista, sobre a preparação de um apresentador sem prestígio para a maior oportunidade profissional de sua carreira, uma entrevista com o polêmico ex-presidente americano Richard Nixon.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS