sábado, abril 27, 2024

10 Grandes Clássicos Inesquecíveis dos anos 80 que Completam 40 Anos em 2024!

Ano novo, vida nova. Enquanto esperamos as estreias de mais algumas centenas de filmes que marcarão nossas vidas, os mais nostálgicos celebram o aniversário de tantas outras produções. E quando falamos da época preferida da cultura pop, os anos 80, em 2024 ganhamos mais uma leva de obras que estão completando aniversário de quatro décadas. Isso mesmo, os filmes dos anos 80 estão se tornando quarentões. Nessa matéria, trazemos para você os filmes mais marcantes e ainda muito queridos do grande público que estão fazendo 40 anos em 2024. Confira abaixo e comemore os revisitando, ou assistindo pela primeira vez se você for mais jovem. Essa é a ocasião perfeita para isso.

Um Tira da Pesada

Esse ano, o filme que fez de Eddie Murphy um astro de renome mundial é um dos que celebram suas quatro décadas de estreia. Murphy, é claro, já havia participado de sucessos como ’48 Horas’ (1982) e ‘Trocando as Bolas’ (1983). Mas é indiscutível que ‘Um Tira da Pesada’ se tornaria o divisor de águas em sua carreira. Como forma de comemorar, esse ano o ator volta ao papel no quarto filme da franquia, que irá estrear em parceria com a Netflix. Isso sim que é uma bela homenagem.

Karatê Kid – A Hora da Verdade

Outro ícone dos anos 80, ‘Karatê Kid’ também é um dos filmes mais marcantes e queridos de tal década, e também está completando 40 anos em 2024. Assim como ‘Um Tira da Pesada’, como forma de celebração máxima, ‘Karatê Kid’ irá ganhar mais um filme nos cinemas. Não bastasse o sucesso de ‘Cobra Kai’ na Netflix (que este ano chega à sua última temporada), os universos da TV e do cinema irão se unir no novo filme, que contará com o elenco dos filmes antigos, da série e também do reboot com Jackie Chan.

Os Caça-Fantasmas

O maior sucesso de bilheteria de 40 anos atrás nos cinemas foi esse filme da Columbia que mistura comédia, aventura e até mesmo certo terror. Um conceito tão fora da caixinha que tinha tudo para dar errado, mas viveu para se tornar uma enorme força da natureza e um verdadeiro fenômeno amado por todos, gerando uma série em desenho animado, uma linha de bonecos e uma continuação cinco anos depois. O reboot de 2021, que traz os personagens clássicos e seus intérpretes de volta pela primeira vez desde os anos 80 também ganhará uma continuação em 2024 (como forma de comemorar as quatro décadas), numa trama que irá congelar Nova York.

Indiana Jones e o Templo da Perdição

A comemoração de aniversário do maior arqueólogo da sétima arte veio antes das demais, e ocorreu ano passado, em 2023. Foi quando, pela primeira vez nas mãos da Disney, o estúdio lançou ‘Indiana Jones e a Relíquia do Destino’, o quinto e final episódio da franquia estrelado por Harrison Ford – que se despede de vez do chicote e chapéu. Não sabemos o que será de Indy daqui para a frente, mas uma boa forma de celebrá-lo é revisitando esse divertido, e por vezes sombrio, segundo episódio – que o leva para a Índia e introduz um dos melhores sidekicks do cinema, o menino Shortr Round (o vencedor do Oscar Ke Huy Quan).

Não deixe de assistir:

O Exterminador do Futuro

Ninguém imaginaria que o filme quase independente e de baixo orçamento que o diretor James Cameron tirou de seu sonho (ou seria pesadelo) quando estava com febre durante a gravação de outro longa, viveria para se tornar uma das franquias mais adoradas da sétima arte. O primeiro ‘O Exterminador do Futuro’ se tornou uma obra cult, fazendo cada vez mais fãs graças às vídeo locadoras. O que conseguiu abrir portas para o segundo e fenomenal ‘O Exterminador do Futuro 2’, e o resto é história. Ainda existe debate sobre qual dos dois seria o melhor. Esse é mais voltado ao suspense e terror.

Gremlins

Existem alguns filmes que fazem os fãs sonharem com suas continuações. E ‘Gremlins’ está nessa lista. O primeiro filme, produzido por Steven Spielberg, se tornou um dos longas mais icônicos e comentados dos anos 80. À princípio (ou quem sabe até hoje), o filme confundiu os espectadores, que ficaram sem saber se o consideravam uma aventura para toda a família, uma comédia ou até mesmo um filme de terror. ‘Gremlins’ é uma obra que pode ser celebrada tanto no Natal (já que é a época na qual passa) ou no dia das bruxas. Uma continuação tardia foi lançada já nos anos 90. Mas o que todos querem mesmo é um terceiro filme moderno com as criaturinhas, será que iria colar nos dias de hoje?

Footloose

Com uma das canções mais contagiantes e que tocou (e toca) muito em festinhas, ‘Footloose’ se tornou um item cult muito querido e celebrado ainda hoje. Não é à toa que ainda rende reprises na TV aberta em programas diurnos com propostas nostálgicas. Mas o que talvez nem todos saibam é que ‘Footloose’ foi também um dos maiores sucessos de bilheteria de 10 anos atrás – entrando no ranking dos mais lucrativos em sétima posição. Sem dúvidas é um longa empolgante. O que alguns podem não saber também é que ganhou uma refilmagem em 2011.

Splash – Uma Sereia em Minha Vida

Outro filme que marcou as exibições da Sessão da Tarde no fim dos anos 80 e início de 90 foi o “filme da sereia com Tom Hanks”. De fato, ‘Splash’ pode ser considerado o segundo filme de sereia mais famoso da década de 1980, atrás somente, é claro, de ‘A Pequena Sereia’ (1989), da Disney. Mas este aqui foi lançado antes e conta com atores reais. Hanks interpreta um jovem em busca do amor. Então ele conhece a mulher de seus sonhos, a loiríssima Daryl Hannah no papel de Madison. Ela é uma mulher estranha, que esconde um segredo: “tem cauda e escamas”.

A História Sem Fim

Outro favorito da criançada que cresceu nos anos 80, ‘A História Sem Fim’ é um dos filmes de fantasia infanto-juvenil mais guardados no coração por aquela geração. Tanto que foi referenciado de maneira entusiasmada no episódio final da terceira temporada do fenômeno ‘Stranger Things’, que exala anos 80 por todos os seus poros. É claro que a fantasia, com criaturas impressionantes criadas através dos efeitos da época (e que tem toda a cara da série) não poderia ficar de fora.

A Hora do Pesadelo

Por falar em ‘Stranger Things’, a querida série da Netflix talvez seja um dos maiores representantes da cultura pop que não foi criado em tal década. Mas como se passa no período, os realizadores do programa não perdem tempo em enfiar o maior número de referências da cultura pop daquela época em seu seriado. E quando falamos em ‘A Hora do Pesadelo’ e seu vilão dos sonhos, Freddy Krueger, eles foram clara inspiração para o vilão Vecna, que espalhou terror na mais recente temporada. A criatura ataca enquanto os adolescentes estão desacordados, assim como Freddy, e também já teve um passado humano. Não bastasse isso, o próprio Freddy, o ator Robert Englund, participa da série como o pai do vilão. O que queríamos mesmo é que tirassem a franquia da geladeira, e nos presenteassem com um novo ‘A Hora do Pesadelo’. Quem mais está sentindo falta?

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS