Filha de uma famosa cantora de ópera alemã e um funcionário do exército norte-americano Sandra nasceu no subúrbio de Arlington, no Estado da Virgínia. Os pais de Sandra se conheceram quando seu pai trabalhava no Exército na parte de entrega de correspondência em Nuremberg, inclusive se casaram na Alemanha. Enquanto sua mãe fazia turnês pela Europa, Sandra e sua irmã viveram 12 anos na Alemanha. Nesse período estudou balé e artes vocais.
Já nos Estados Unidos, na época do ensino médio, Bullock foi líder de torcida e atuou em produções teatrais da escola. Na faculdade, ingressou na East Carolina University (ECU) em Greenville, Carolina do Norte, onde se formou em Artes dramáticas em 1987. Para seguir seu sonho de ser atriz, se mudou para Nova York, onde se sustentou como bartender, enquanto fazia testes para papéis.
Hoje, aos 57 anos sua carreira é cheia de vitórias e muitos filmes legais. Ela já ganhou um Oscar, um Globo de Ouro, dois SAGS. Inclusive, em 2010, ela foi nomeada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela Time.
Para reunir alguns dos ótimos trabalhos de Sandra Bullock no mundo mágico do cinema, segue abaixo uma lista:
Não deixe de assistir:
Velocidade Máxima
Em meados da década de 90 Sandra Bullock estrelou ao lado do amigo Keanu Reeves o longa-metragem de ação Velocidade Máxima. Na trama, vemos a caça de um policial de Los Angeles a um psicopata terrível que usa explosivos em diversos pontos da cidade. Um filmaço que passou bastante na famosa Sessão da Tarde!
Miss Simpatia
Um dos filmes mais queridos da carreira de Bullock, acompanhamos a saga de uma policial que se infiltra em um concurso de Miss para decifrar os mistérios de um possível atentado. Dirigido por Donald Petrie o filme foi um tremendo sucesso mundial.
Tempo de Matar
Dirigido pelo ótimo cineasta Joel Schumacher e baseado no livro A Time to Kill, de John Grisham, Tempo de Matar é um filme de mais de duas horas, intenso, que mostra um advogado e sua assistente que vão defender um homem que cometeu um crime motivado por vingança e acabam sendo perseguidos por grupos racistas no sul dos Estados Unidos.
Gravidade
Tentando transformar a sala de cinema em um verdadeiro templo angustiante e de muito drama, o cineasta mexicano Alfonso Cuarón chegou aos cinemas anos atrás com o seu aguardado longa-metragem Gravidade. Com poucos personagens, muita tensão e efeitos especiais muito bem executados a esperança do veterano diretor era encontrar uma atriz que conseguisse passar sozinha toda a verdade da sensação de estar em uma situação desesperadora. A escolha não poderia ter sido melhor, Sandra Bullock tem o melhor desempenho de sua vida.
Cálculo Mortal
Nesse thriller surpreendente e exibido no Festival de Cannes em 2002, acompanhamos uma detetive que precisa decifrar um crime quando um corpo de uma jovem aparece no meio de uma região de matas na Califórnia. A investigação leva a dois jovens como possíveis autores do crime.
28 Dias
Um dos ótimos filmes da carreira de Bullock. Em 28 dias conhecemos Gwen (Bullock) uma jornalista que acaba sendo obrigada a entrar em uma clínica para receber o tratamento por seus problemas com alcoolismo. Aos poucos ela começa a analisar novamente todos os seus passos até ali.
Um Sonho Possível
Em 2009 Sandra Bullock faria o filme que lhe daria seu primeiro e único Oscar até hoje: Um Sonho Possível. No filme, baseado no livro de Michael Lewis, The Blind Side: Evolution of a Game, conhecemos um jovem e promissor jogador de futebol americano que é ajudado por uma mulher e sua família.
Enquanto Você Dormia
Dirigido por Jon Turteltaub e lançado em abril de 1995, Enquanto Você Dormia nos mostra a trajetória de uma mulher, que trabalha no metrô e se interessa por um passageiro frequente. Quando esse sofre um acidente e fica em coma, ela é confundida com a namorada dele. Bullock também recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz – Comédia ou Musical.
Crash
Vencedor do prêmio de Melhor Filme no Oscar de 2006, em Crash vamos vendo, a partir de um incidente, várias histórias e seus desenrolares. O filme fala bastante sobre o preconceito na sociedade norte-americana. O elenco é maravilhoso, nomes como: Sandra Bullock, Brendan Fraser, Matt Dillon, Don Cheadle, Ryan Phillippe, Thandiwe Newton entre outros.
Tão Forte e Tão perto
Existe alguma chave que ajuda a curar o sofrimento? Com essa pergunta pendurada no pescoço somos guiados por um jovem em uma busca emocionante, onde entendemos melhor vários estágios de uma perda muito sentida por uma família de classe média americana. Baseado no livro de Jonathan Safran Foer, o filme emociona e mostra que não podemos mudar o impossível, mas podemos tentar.