O Festival do Rio começou para a alegria de todos que amam cinema! Com uma seleção espetacular (uma das melhores de toda sua história), o evento vai reunir na tela obras de maravilhosos cineastas. Para ajudar você a escolher seus filmes para o festival, segue abaixo uma lista com 10 ótimos cineastas que estarão com filmes no Festival do Rio 2023:
O aguardado novo filme da vencedora do Oscar de Melhor Roteiro em 2004 (Encontros e Desencontros) Sofia Coppola nos mostrará a história do relacionamento conturbado entre Priscilla e Elvis Presley. O filme foi exibido no Festival de Veneza desse ano (inclusive ganhou o prêmio de melhor atriz).
Um dos grandes cineastas japoneses da atualidade chega com seu mais novo trabalho Monster, que mostra uma história, através de três pontos de vistas, a partir do confronto de uma mãe com um professor quando a primeira sente que há algo errado com o filho. O longa-metragem venceu dois prêmios no Festival de Cannes desse ano.
Fronteira Verde, de Agnieszka Holland
Prêmio especial do Júri no Festival de Veneza desse ano, o novo trabalho da excelente cineasta polonesa Agnieszka Holland nos mostrará os conflitos numa região conflituosa conhecida como Fronteira Verde, entre a Bielorrússia e a Polônia, sob os pontos de vistas de um professor, um guarda e uma família síria.
Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos
Um dos filmes mais aguardados de toda a programação do Festival do Rio, Pobres Criaturas, do cineasta grego Yorgos Lanthimos, uma jovem e trazida de volta à vida por um cientista e logo foge com um advogado por uma aventura por diversos lugares. Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza 2023.
Um Amor, de Isabel Coixet
Exibido no Festival de San Sebastián 2023, o novo filme da cineasta espanhola Isabel Coixet nos leva até uma região remota na Espanha onde uma mulher de 30 anos se envolve com seu vizinho.
Conto de Fadas, de Aleksandr Sokurov
Um dos maiores cineastas russos contemporâneos chega com seu novo filme ao Festival do Rio, uma ficção que retrata conversas no purgatório entre Adolf Hitler, Benito Mussolini, Joseph Stalin e Winston Churchill.
Exibido no Festival de Cannes esse ano, o novo trabalho de um do maiores cineastas brasileiros da atualidade, Karin Aïnouz nos mostra a história de Katherine, numa Inglaterra do passado, nos tempos dos Tudors, última esposa de Henrique VIII que se vê em enormes conflitos.
Um dos documentários mais aguardados dessa edição do Festival do Rio, Nuclear Now nos mostra as mudanças no mundo com o avanço da indústria nuclear que aos poucos vai deixando para trás anos de poder de quem lucra com carvão e petróleo. A direção é de Oliver Stone, um diretor que não precisa de apresentações.
Exibido no Festival de Veneza, Hit Man nos mostrará a história de um homem que trabalha para a polícia quando outros acham que ele é um assassino profissional, quando ele resolve ajudar uma mulher ele quebra seu protocolo e embarca em uma jornada de conflitos. Dirigido pelo craque Richard Linklater.
Vencedor do prêmio de melhor ator no Festival de Cannes desse ano, o novo trabalho do genial cineasta alemão Wim Wenders nos mostrará uma sequência de encontros inesperados que vão mudar a vida de limpador de banheiros em Tóquio.