sábado, abril 27, 2024

10 ótimos filmes baseados em histórias reais para conferir nos streamings

O cinema é repleto de histórias incríveis e instigantes – e, dentro dos vários gêneros que se estendem no cenário audiovisual, as baseadas em histórias reais nos encantam ainda mais por refletirem (boa parte das vezes de maneira aplaudível) acontecimentos verdadeiros que chocaram o mundo.

Dentre os vários títulos que pertencem a esse tipo de narrativa, podemos citar clássicos como ‘O Massacre da Serra Elétrica’‘Titanic’, ou então cinebiografias como ‘King Richard’‘Casa Gucci’. E, pensando nisso, montamos uma breve lista trazendo dez títulos inspirados em eventos reais para você ver nos streamings.

Confira nossas escolhas abaixo e conte para nós qual o seu favorito:

MILK: A VOZ DA IGUALDADE (2008)

Onde assistir: Star+

Em 1972, Harvey Milk e seu namorado Scott Smith, mudam-se de Nova York para São Francisco. Milk, determinado a fazer algo importante em sua vida, abre uma loja de câmeras no distrito de Castro e ajuda a transformar a área em um ponto de encontro para gays e lésbicas. Em 1977, ele se torna o primeiro homossexual assumido em um cargo público, eleito para o Conselho de Supervisores. Milk logo estabelece uma difícil relação profissional com Dan White, o homem que iria acabar com sua vida.

A REDE SOCIAL (2010)

Onde assistir: Netflix

‘A Rede Social’ é considerado um dos melhores filmes não apenas dos anos 2010, mas do século. Comandado por David Fincher, a produção vencedora do Oscar é uma dramatização da criação do Facebook e acompanha Mark Zuckerberg, um jovem estudante de Harvard que se senta à frente do computador e começa a trabalhar em um novo conceito que acaba se transformando em uma rede social global. Seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso de sua rede social. Mas sua ascensão sem precedentes traz complicações legais e pessoais.

Não deixe de assistir:

TRAPAÇA (2013)

Onde assistir: HBO Max

Em ‘Trapaça’, Irving Rosenfeld é um grande golpista, que trabalha junto da sócia e amante Sydney Prosser. Os dois são forçados a colaborar com Richie DiMaso, um agente do FBI que infiltra Rosenfeld no mundo da máfia. Ao mesmo tempo, o trio também se envolve na política do país, através do candidato Carmine Polito. Os planos parecem dar certo, até a esposa de Irving, Rosalyn, aparecer e mudar as regras do jogo.

O JOGO DA IMITAÇÃO (2014)

Onde assistir: HBO Max, Netflix

A história acompanha a interessante vida do gênio matemático e cientista Alan Turing. Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing trabalhou para a inteligência britânica, num centro especializado em quebra de códigos. Por um tempo ele foi chefe de Hut 8, a seção responsável pela criptoanálise da frota naval alemã. Planejou uma série de técnicas para quebrar os códigos alemães, incluindo o método da bombe, uma máquina eletromecânica que poderia encontrar definições para a máquina Enigma.

SPOTLIGHT – SEGREDOS REVELADOS (2015)

Onde assistir: Star+

Dirigido por Tom McCarthy e baseado no compilado de histórias reais dos membros do jornal The Boston Globe (que levaram para casa o Prêmio Pulitzer em virtude dos serviços públicos prestados), a produção gira em torno de um grupo chamado Spotlight, a operação investigava jornalística mais longeva dos Estados Unidos que revelou os escandalosos casos de abuso sexual e pedofilia de vários padres da Igreja Católica.

A GRANDE APOSTA (2015)

Onde assistir: HBO Max, Prime Video

O aclamado ‘A Grande Aposta’, dirigido por Adam McKay e vencedor de uma estatueta do Oscar, conta a trajetória de quatro homens que perceberam de antemão o que os grandes bancos, mídia e governo não conseguiram prever: a crise econômica que abateu os Estados Unidos em 2008. Os quatro se juntaram em investimentos ousados que os levaram para o lado sombrio do sistema bancário moderno, onde devem questionar tudo e a todos.

THE POST – A GUERRA SECRETA (2017)

Onde assistir: Prime Video (aluguel)

‘The Post – A Guerra Secreta’ é um dos melhores filmes de Steven Spielberg e trouxe nomes como Tom HanksMeryl Streep ao elenco. Na trama, o jornal The Washington Post publicou um documento ultrassecreto de 14 mil páginas contendo informações militares sobre as ações dos EUA durante a Guerra do Vietnã. O material não só comprometeu a imagem do governo americano, como também desacreditou o combate militar.

AS GOLPISTAS (2019)

Onde assistir: HBO Max, Prime Video

Estrelado por Jennifer Lopez, Constance Wu, Lili Reinhart e Keke Palmer, ‘As Golpistas’ conta a história de um grupo de strippers que decidem virar o jogo e armam um plano para tirar vantagem de seus clientes mais ricos de Wall Street. Quando o esquema começa a dar certo, elas embarcam em uma onda de poder e glamour. Mas logo a ambição toma conta e ameaça as amizades, ao mesmo tempo em que a lei coloca o plano em risco.

O ESCÂNDALO (2019)

Onde assistir: Telecine

Trazendo nomes como Charlize TheronNicole KidmanMargot Robbie ao elenco, ‘O Escândalo’ acompanha um gigante do telejornalismo e antigo CEO da Fox News, Roger Ailes, tendo seu poder questionado e sua carreira derrubada quando um grupo de mulheres o acusam de assédio sexual no ambiente de trabalho.

JUDAS E O MESSIAS NEGRO (2021)

Onde assistir: HBO Max, Prime Video

Dirigido por Shaka King e trazendo Daniel Kaluuya no elenco (que inclusive levou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua aclamada performance), ‘Judas e o Messias Negro’ conta a história de ascensão e queda de Fred Hampton (Kaluuya), ativista dos direitos dos negros e revolucionário líder do partido dos Panteras Negras. Um jovem proeminente na política, ele atrai a atenção do FBI, que com a ajuda de William O’Neal (LaKeith Stanfield) acaba infiltrando os Panteras Negras e causando o assassinato de Hampton.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS