sábado, abril 27, 2024

10 ÓTIMOS filmes de detetive para você conferir nos streamings

Histórias detetivescas sempre nos chamaram a atenção, principalmente quando bem feita. E, ainda que esse gênero tenha surgido na literatura, o cinema adotou tais narrativas e as transformou em joias da sétima arte – motivo pelo qual, até hoje, somos atraídos para essas produções.

Pensando nisso, preparamos uma breve lista elencando dez ótimos longas-metragens de detetive para você conferir nos streamings.

Veja abaixo nossas escolhas:

DISQUE M PARA MATAR (1954)

Onde assistir: HBO Max

Nesse clássico suspense de Alfred Hitchcock (considerado uma das obras-primas do diretor), somos transportados para Londres, onde um ex-tenista profissional decide matar sua mulher, para poder herdar seu dinheiro e também como vingança por ela ter tido um affair um ano antes, com um escritor que vivia nos Estados Unidos mas que no momento está na cidade. Ele chantageia um colega de faculdade para estrangulá-la, dando a entender que o crime teria sido cometido por um ladrão. Mas quando algo sai muito errado, ele vê uma maneira de dar um rumo aos acontecimentos em proveito próprio.

UM CORPO QUE CAI (1958)

Onde assistir: YouTube (Aluguel)

Nesse outro clássico de Hitchcock, a trama acompanha o detetive aposentado John Scottie, que sofre de um terrível medo de alturas. Certo dia, um amigo pede a John que siga sua esposa. Ele aceita a tarefa e começa a segui-la por toda parte. Ela demonstra uma estranha atração por lugares altos, levando o detetive a enfrentar seus piores medos. John começa a acreditar que a mulher é louca, com possíveis tendências suicidas, quando algo estranho acontece nesta missão.

Não deixe de assistir:

CHINATOWN (1974)

Onde assistir: Telecine

A premissa de ‘Chinatown’ bastante atribuída à época de ouro da indústria cinematográfica, drenando inspiração das produções lançadas entre os anos 1940 e 1950. O enredo é centrado em Jake Gittes (Jack Nicholson na performance que o lançaria numa carreira astronômica), um investigador particular que é contratado por uma mulher chamada Evelyn Mulwray para descobrir se seu marido, Hollis, tem mesmo uma amante. Entretanto, depois de segui-los por alguns lugares, ele é contatado pela verdadeira Sra. Mulwray (agora interpretada por Faye Dunaway), que o processa por quase ter arruinado seu casamento e sua vida – ainda mais considerando que a família em questão é extremamente poderosa. Mais as coisas não terminam por aí: Gittes percebe que algo está errado e que, se alguém se passou por Evelyn para destruir a reputação de Hollis, a história ainda está bem longe de acabar.

ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE (1974)

Onde assistir: Prime Video

Antes do remake de 2017, ‘Assassinato no Expresso do Oriente’, baseado no romance mais famoso de Agatha Christie foi abraçado em 1974 pelas habilidosas mãos do diretor Sidney Lumet – mas isso não foi tudo: o imenso sucesso do filme não apenas foi indicado a seis categorias do Oscar, como também abriu portas para que a própria história fosse referenciada diversas vezes no cinema e na televisão contemporâneos. A conhecida trama gira em torno de um homicídio de um conhecido magnata no trem-titular. Após o cruel ato a sangue-frio, Hercule Poirot (Albert Finney) decide que está na hora de sair de suas breves férias e resolver o mistério.

BLADE RUNNER – O CAÇADOR DE ANDROIDES (1982)

Onde assistir: HBO Max

Dirigido por Ridley Scott e baseado no romance ‘Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?’, de Philip K. Dick, a história é ambientada no século XXI, em 2019, em que uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e equiparado em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.

SE7EN – OS SETE CRIMES CAPITAIS (1995)

Onde assistir: HBO Max

Lançado em 1995, ‘Se7en – Os Sete Crimes Capitais’ parte de vários convencionalismos dos filmes de suspense e traz ao centro dos holofotes dois detetives que perseguem um serial killer extremamente perigoso. Morgan Freeman interpreta o Detetive William Somerset, um veterano da polícia local a quem é atribuído a parceria do jovem Detetive David Mills (vivido por ninguém menos que Brad Pitt). Depois de cruzarem com uma horrenda cena em que um homem foi forçado a comer até seu estômago explodir, a dupla se vê envolvida no encalço de um assassino em série que pretende deixar sua marca no mundo ao coletar vítimas que façam referência com os sete pecados capitais retratados na mitologia católica.

OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES (2009)

Onde assistir: HBO Max

No aclamado longa-metragem de David Fincher, um jornalista investigativo e uma hacker de computador são contratados para desvendar o desaparecimento de uma jovem há 36 anos. À medida que avançam na investigação crescem os riscos, pois a família da jovem não quer ter seus segredos revelados.

BUSCANDO… (2018)

Onde assistir: Apple TV+

‘Buscando…’ pode não ser um filme detetivesco convencional, mas mergulha tão profundamente no gênero que se transforma em um potente suspense que nos arrebata desde sua premissa. Na trama, David Kim se desespera quando sua filha de dezesseis anos desaparece e as investigações policiais não levam a lugar nenhum. Decidido a descobrir o paradeiro da filha, ele usa o computador da menina para vasculhar suas fotos e vídeos em busca de pistas.

ENTRE FACAS E SEGREDOS (2019)

Onde assistir: Netflix

Em 2019, Rian Johnson, recém-saído do ótimo ‘Star Wars: Os Últimos Jedi’, roubou os holofotes com o lançamento de ‘Entre Facas e Segredos’, uma comédia de mistério guiada por um elenco de peso que incluiu Daniel CraigAna de ArmasChris EvansJamie Lee Curtis. Na trama, um famoso escritos de livros de mistério morre e, temendo ser acusada de assassinato, sua cuidadora se envolve em uma trama de mentiras e segredos que talvez a salve de ser condenada. Todavia, um brilhante detetive entra na história e descobre que o buraco é mais fundo do que se imaginava – e que ela pode ser apenas um bode expiatório.

ENOLA HOLMES (2020)

Onde assistir: Netflix

Enola Holmes (Millie Bobby Brown) é uma menina adolescente cujo irmão, 20 anos mais velho, é o renomado detetive Sherlock Holmes (Henry Cavill). Quando sua mãe (Helena Bonham Carter) desaparece, fugindo do confinamento da sociedade vitoriana e deixando dinheiro para trás para que Enola faça o mesmo, a menina inicia uma investigação para descobrir o paradeiro dela, ao mesmo tempo em que precisa ir contra os desejos de seu irmão, Mycroft (Sam Claflin), que quer mandá-la para um colégio interno só de meninas. A caminho de Londres, ela conhece um lorde fugitivo (Louis Partridge) e passa a desvendar quem pode estar atrás do garoto e que quer impedir que uma importante reforma política inglesa aconteça.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS