(Twelve Years a Slave)
Elenco:
Brad Pitt, Michael Fassbender, Chiwetel Ejiofor, Benedict Cumberbatch, Garret Dillahunt, Michael Kenneth Williams, Paul Dano, Paul Giamatti, Ruth Negga, Sarah Paulson, Scoot McNairy.
Direção: Steve McQueen
Gênero: Drama
Duração: 134 min.
Distribuidora: Walt Disney Brasil
Orçamento: US$ — milhões
Estreia: 21 de Fevereiro de 2014
Sinopse:
12 ANOS DE ESCRAVIDÃO é baseado na incrível história da luta de um homem pela sobrevivência e liberdade. Nos Estados Unidos antes da Guerra Civil, Solomon Northup (CHIWETEL EJIOFOR), um homem negro e livre do estado de Nova York é sequestrado e vendido como escravo. Enfrentando a crueldade (personificada pelo perverso dono de escravos interpretado por MICHAEL FASSBENDER), bem como inesperadas gentilezas, Solomon luta não só para sobreviver, mas também para manter sua dignidade. No décimo segundo ano de sua inesquecível odisseia, um encontro ao acaso com um abolicionista canadense (BRAD PITT) mudará sua vida para sempre.
Curiosidades:
» Após conquistar a crítica com seus dois filmes anteriores, ‘Hunger‘ e ‘Shame‘, o diretor britânico Steve McQueen volta a impressionar com seu novo trabalho, ‘12 Anos de Escravidão‘. Exibido no Festival de Toronto, o longa foi aclamado pelos críticos presentes e dá largada na corrida pelo Oscar, já se destacando como o principal favorito até o momento.
» O longa é uma adaptação da autobiografia escrita por Solomon Northup em 1853, um homem livre que foi enganado e se tornou escravo por doze anos.
» ‘12 Anos de Escravidão‘ recebeu 96% de aprovação no Metacritic e 100% no Rotten Tomatoes, e sai na frente da concorrência para a época de premiações do cinema, que ainda conta com ‘Gravidade‘ (Gravity), ‘Dallas Buyers Club‘ e ‘Álbum de Família‘ (August: Osage County).
» Brad Pitt, Chiwetel Ejiofor (‘Salt’), Michael Fassbender (‘X-Men: Primeira Classe’), Paul Dano (‘Pequena Miss Sunshine’), Benedict Cumberbatch (‘O Espião Que Sabia Demais”, série ‘Sherlock’), Scoot McNairy e Ruth Negga estrelam. Pitt também produz.
» John Ridley (‘Os Três Reis’) roteiriza.
Crítica em Vídeo:
Trailer:
Cartaz:
Fotos: