domingo, abril 28, 2024

13 Importantes Filmes Para Assistir neste Domingo

Domingo é um dia importante para o povo brasileiro. Dia 2 de outubro marca o fim do Mercúrio retrógrado, ou seja, o fim de uma extensa fase de brigas sem motivo, coisas ruins acontecendo, tristeza, ódio semeado e muita discordância. Neste domingo, finalmente esse período terá fim e poderemos voltar a sorrir a ser felizes, cidadãos esperançosos novamente. Para te ajudar a pensar sobre a importância desse domingo, fizemos uma lista de 13 filmes para te ajudar a refletir.

13 – ‘Lula, O Filho do Brasil’ – Globoplay

A trajetória do metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva, popularmente conhecido como Lula, desde o interior do Pernambuco até os tempos de militância sindical em São Paulo, são de fundamental importância para conhecer e entender a vida deste que é o mais popular candidato à presidência do Brasil.

12 – ‘No’ – Telecine

Estrelado por Gael García Bernal, esse filme de 2012 conta a história de um publicitário que é contratado para fazer a campanha de um plebiscito com a intenção de saber se a população do Chile de 1988 apóia os militares, e René tem que buscar artimanhas para convencer o público.

11 – ‘Democracia em Vertigem’ – Netflix

Premiado documentário de Petra Costa retrata a ascensão de um determinado grupo político no Brasil e a polarização que se cria na população brasileira. Indicado do Brasil ao Oscar de Melhor Documentário em 2021.

Não deixe de assistir:

10 – ‘Torre das Donzelas’ – Vivo Play

Documentário de Susanna Lira acerca das presas políticas durante a ditadura militar e o golpe de 1964. Dentre as entrevistadas estão a ex-presidenta da República Dilma Rousseff.

9 – ‘A Onda’ – Youtube

Provavelmente um dos filmes mais impactantes dos anos 2000, conta a história de um professor designado a falar sobre o estado autocrático aos alunos e decide deixá-los à vontade para desenvolverem o assunto. Porém, os alunos acabam criando um Estado-nação similar ao da Alemanha nazista, o que coloca a todos em risco.

8 – ‘Casa de Antiguidades’ – Youtube

Lançado recentemente, o filme conta a história de um senhor negro já idoso que trabalha em uma fábrica de leite no sul do país e que, tendo sido demitido do emprego, se vê obrigado a defender sua própria casa por conta de moradores locais que não o tolera por ser de outra raça.

7 – ‘Curral’ – Netflix

Um rapaz (Thomás Aquino) decide ajudar a um amigo de infância a se eleger vereador na cidade, acreditando que, por conhecê-lo desde pequeno, pode acreditar nas coisas que ele diz. Porém, com o tempo se vê encurralado sobre escolher entre a política e seus princípios morais.

6 – ‘Mariguella’ – Globoplay

Premiado filme nacional, conta a história do ativista Mariguella, que, buscando criar resistência à brutalidade da ditadura militar, se vê obrigado a escolher entre a convivência familiar e a luta pela redemocratização do país.

5 – ‘Amigo Secreto’ – Youtube

O documentário de Maria Ramos joga luz sobre um vazamento de conversas entre autoridades, que põe em dúvida a integridade da operação Lava Jato, e mostra como quatro jornalistas acompanham a situação, tendo em vista que tal vazamento coloca em risco a democracia brasileira.

4 – ‘O Processo’ – Netflix

Outro documentário de Maria Ramos, que aborda a crise política que se instaura no Brasil em 2013 cuja consequência leva à destituição da então presidenta Dilma Rousseff, incluindo um retrato apurado da votação de 31 de agosto de 2016.

3 – ‘Quebrando Mitos’ – Youtube

Dirigido por Fernando Grostein, o documentário traça um paralelo da ascensão do atual governo e seus apoiadores e o pressão da masculinidade frágil que impera no patriacarlismo estrutural do país.

2 – Bônus: ‘A Eleita’ – Prime Video

Uma série para já ficar de olho, pois estreia na próxima quinta-feira, 7 de outubro. Traz Clarice Falcão como uma influencer de internet que, de zoeira, decide se candidatar ao cargo de governadora do estado do Rio de Janeiro e ganha as eleições sem ter nenhum preparo para isso.

1 – ‘Medida Provisória’ – Globoplay

Aclamado filme de Lázaro Ramos conta a história de resistência de um grupo em um Brasil distópico, cujo governo autoritário decide implementar uma ‘Medida Provisória’ para enviar de volta à África os negros descendentes de escravizados no país.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS