sábado, abril 27, 2024

20 Anos de ‘Olhos Famintos 2’, ‘Premonição 2’, ‘Freddy vs. Jason’, ‘Pânico na Floresta’ e mais Filmes de Terror

Você lembra onde estava há 20 anos? Realmente é muito tempo, uma vida. Muitos podiam nem estar vivos. Outros, serem jovens demais para lembrar. Mas se você é um pouco mais velho e fã de filmes – ou ainda melhor, de terror – certamente devia estar dentro de alguma sala cinema assistindo a um destes longas que completam 20 anos em 2023. É inacreditável e parece que foi ontem. No entanto, já naquela época podíamos perceber o domínio das continuações, de refilmagens e até de crossovers quando o assunto eram os filmes de terror. O público sempre prefere apostar em uma marca conhecida, mesmo que a sequência termine nunca sendo tão boa quanto o original. E aqui, nesta matéria temos algumas delas.

Olhando 20 anos no passado, podemos notar o lançamento de alguns filmes ainda muito queridos do gênero, que se mantém até hoje. Outros, caíram relativamente no esquecimento. É assim mesmo. Mas o aniversário deles é uma ótima ocasião para serem descobertos ou reassistidos. Confira abaixo os filmes de terror mais famosos que completam 20 anos e diga se você conhecia ou viu todos.

 

Quem viu esta primeira continuação do novo clássico ‘Premonição’ jamais esquecerá das cenas das toras na estrada, toda vez que vislumbrar um caminhão transportando madeiras daquele tamanho. De fato, a imagem virou meme na internet – com esta que é uma das cenas mais memoráveis e inesquecíveis da franquia. A saca de ‘Premonição’, lançado em 2000, foi criar um filme slasher adolescente onde o assassino era invisível, pois era a própria morte voltando para cobrar uma dívida dos que escaparam dela acidentalmente. Nesse segundo filme, que arrisco a dizer que é tão bom ou até melhor que o original, o grande acidente acontece numa autoestrada ao invés de em um voo. Disponível na HBO Max.

Pânico na Floresta

Aqui temos um filme de terror que quem gosta, gosta mesmo. O longa talvez tenha se tornado para a geração mais nova o que ‘Sexta-Feira 13’ foi para a geração dos anos 80. O problema aqui é que só o filme original é razoavelmente bom – tendo muita boa vontade mesmo. A trama do original realmente nada mais é do que uma mistura de ‘O Massacre da Serra Elétrica’ e ‘Sexta-Feira 13’, com um grupo de jovens parados numa estada após um acidente de carro, precisando buscar ajuda e ficando presos na floresta com uma família de canibais deformados em sua cola. O chamariz é o elenco que a produção conseguiu atrair, de jovens nomes quentes da época, vide Eliza Dushku, Jeremy Sisto e Emmanuelle Chriqui. Disponível no Telecine Play.

Olhos Famintos 2

Outra franquia de terror que os mais novos simplesmente adoram e os mais velhos nunca ligaram muito. As gerações mais novas de fãs, inclusive se recusam a aceitar que apenas o primeiro filme e quem sabe esse segundo (com muita boa vontade) são minimamente aceitáveis. São justamente os dois primeiros que contam com a produção de Francis Ford Coppola. Sim, isso mesmo, o criador de ‘O Poderoso Chefão’. O Creeper, o vilão da franquia, é uma espécie de criatura mitológica que possui até asas e é capaz de voar, se disfarça de espantalho e tem forma humanoide. Nesse segundo filme, seu alvo é um ônibus escolar que pifa no meio da estrada. Ao contrário do primeiro, o foco do segundo é o gore e a ação.

Premonição 2

Não deixe de assistir:

O Massacre da Serra Elétrica

Recentemente, eu falei sobre o filme em 3D (o único da franquia), lançado há 10 anos no cinema e estrelado por Alexandra Daddario, na matéria dos filmes de terror que completam 10 anos em 2023. Voltando 20 anos no passado, nos deparamos ainda com outra versão do clássico ‘O Massacre da Serra Elétrica’, criado em 1974. Esse filme é uma refilmagem do original, que contou com grande estilo visual e não fez feio, agradando bastante os fãs – que ainda tem o remake como um dos melhores exemplares da franquia (talvez o segundo, abaixo apenas do original). Quem estrela essa versão é Jessica Biel – e o filme conta ainda com o rouba-cenas R. Lee Ermey, em um papel tão macabro que consegue inclusive ofuscar o psicopata Leatherface.

Leia também: ‘Invocação do Mal’, ‘Evil Dead’, ‘Uma Noite de Crime’ e os Sucessos do Terror que Completam 10 anos em 2023

Freddy vs. Jason

Por falar em ícones do cinema slasher, há 20 anos ganhávamos o tão sonhado encontro dos dois maiores titãs do gênero: Freddy Krueger, de ‘A Hora do Pesadelo’, e Jason Voorhees, de ‘Sexta-Feira 13’. Os fãs esperavam esse encontro desde os anos 80, época do auge destas duas grandes franquias do horror – que graças a um álbum de figurinhas unindo os dois monstros, gerou a expectativa de um filme que juntasse os dois. Infelizmente, a espera foi longa e o embargo durou pela década de 80 e 90, chegando finalmente no início dos anos 2000 – quando os tempos para o slasher já haviam mudado muito. Seja como for, os fãs nostálgicos, assim como os aficionados da nova geração, receberam o tão aguardado “fight” entre os dois – pena que nunca foi continuado. Disponível na HBO Max.

Na Companhia do Medo

Agora passamos de algumas figuras icônicas do slasher e de franquias que ficaram muito famosas, para filmes de terror de maior prestígio, de certa forma, que não foram planejados para se tornar franquias miradas ao jovens. Começamos com este thriller sobrenatural que contava com um dos nomes mais quentes de Hollywood na época. Halle Berry havia acabado de ganhar o Oscar e escolheu esse projeto sobre uma renomada psiquiatra que acorda após um apagão, como a principal suspeita de um terrível assassinato – e se vê internada no mesmo hospital em que trabalhava como médica. No entanto, espíritos do outro mundo, atormentados, podem ter envolvimento no caso. Penélope Cruz e um Robert Downey Jr. antes de ‘Homem de Ferro’ completam o elenco.

O Apanhador de Sonhos

Nenhum ano está completo sem uma adaptação do autor Stephen King. O escritor celebridade quando o assunto é terror possui mais obras literárias do que conseguimos ler, ou até mesmo contar, e há 20 anos uma das mais controversas chegava às telonas de cinema, produzida pela Warner. ‘O Apanhador de Sonhos’ é uma espécie de ‘It’ com alienígenas. Assim como no conto do palhaço assassino, temos uma narrativa que se passa tanto através de flashback, com o grupo de protagonistas ainda na infância, quanto no presente, com a turminha já em sua versão adulta. Como dito, dessa vez a ameaça vem na forma de vermes espaciais, que dominam a mente de seu hospedeiro. Encabeçando o elenco no papel de um militar linha dura, o monstro sagrado Morgan Freeman. Disponível na HBO Max.

A Casa dos 1000 Corpos

Para o bem ou para o mal, há 20 anos ‘A Casa dos 1.000 Corpos’ marcava a estreia do diretor Rob Zombie no cinema. Zombie veio de uma carreira como músico em uma banda de rock chamada White Zombie – que deixava clara sua paixão por filmes de terror. Há 20 anos ele mudava de área decidindo fazer filmes –  e sua estreia foi com este longa grotesco que homenageia ‘O Massacre da Serra Elétrica’ (como podemos ver, influência para muitos realizadores), contando a história de um casal viajando pelo Texas e se deparando como uma família de assassinos. O longa seria o primeiro de um trilogia, continuada com ‘Rejeitados pelo Diabo’ (2005) e encerrada por ‘Os 3 Infernais’ (2019). Para seus fãs, foi aqui que tudo começou.

Garganta do Diabo

Filme de terror pouco conhecido, e que não fez o sucesso devido em sua época de lançamento, mas que conta com um elenco renomado e com um grande estúdio por trás. Produzido pela Disney (sim, isso mesmo!), através da subsidiária Touchstone Pictures, o longa tem direção de Mike Figgis, o mesmo responsável por ‘Despedida em Las Vegas’ (1995), o filme que deu o Oscar para Nicolas Cage. Fora isso, no elenco temos grandes nomes protagonizando, como Dennis Quaid, as indicadas ao Oscar Sharon Stone e Juliette Lewis, e vencedor do Oscar Christopher Plummer. O longa conta também com uma jovem Kristen Stewart em seu trabalho seguinte após a revelação em ‘Quarto do Pânico’ (2002). A trama mostra uma família se mudando para uma grande casa no campo, e descobrindo os terríveis segredos do local e de seus antigos donos. Disponível na Star+.

Mar Aberto

Esse filme deu o que falar em sua época de lançamento, se tornando um sucesso cult instantâneo. Seguindo de perto a cartilha do primeiro ‘A Bruxa de Blair’ (1999), de um terror “amador” e bem realista, aqui temos uma história simples, mas que seria o pesadelo de qualquer um. Um casal sai em um passeio de barco junto com uma equipe e outros turistas. Enquanto mergulham no fundo do mar, o barco no qual vieram simplesmente vai embora os esquecendo para trás. Quando voltam à superfície, percebem que estão sozinhos, largados à própria sorte, sem ter como se comunicar para pedir ajuda. Para piorar, tubarões começam a rodear. Conseguem imaginar um cenário pior que esse? Disponível na HBO Max.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS