sexta-feira, abril 19, 2024

20 anos do 11/9 | Filmes relacionados ao atentado mais famoso do século XXI

O atentado do 11 de setembro foi um marco do início do século XXI, que vitimou muitos inocentes e causou comoção mundial. Além disso, ele foi o pontapé inicial para eventos que definiram o destino de milhões de vidas posteriormente e revolucionaram também meios como a imprensa global. Com o passar dos anos, diversas produções passaram a abordar o tema com filmes sobre o atentado ou sobre as consequências que o atentado deixou na vida de várias pessoas. Em homenagem aos 20 anos desse triste fato histórico, o CinePOP selecionou cinco filmes cujas tramas estão relacionadas ao World Trade Center e ao fatídico 11/09/2001.


A Travessia
(Netflix)

Diferentemente dos outros filmes desta lista, esse aqui traz uma abordagem mais positiva sobre o World Trade Center. Baseado na vida de Philippe Petit (Joseph Gordon-Levitt), o filme conta a história do insano acrobata francês que ficou famoso por rodar o mundo atravessando monumentos num cabo de aço. Ele faz essas maluquices em busca de um propósito na vida. No entanto, quando ele descobre a existência das Torres Gêmeas, sua vida ganha sentido. Então, ele foge para os EUA, onde precisará dar um jeito de burlar a segurança das torres mais altas do mundo se quiser estender o cabo de aço e atravessar por entre elas. Apesar de não ser diretamente ligado ao 11/9, A Travessia consegue recriar com perfeição as Torres Gêmeas e presta uma grande homenagem ao monumento que acabou virando sinônimo de tristeza.

 

Boyhood: Da Infância à Juventude (Amazon Prime Video)

Famoso por ter demorado um total de 12 anos para ser feito, Boyhood é praticamente um estudo da sociedade americana da transição dos anos 1990 para os anos 2000 feito sob a ótica do diretor Richard Linklater. A trama acompanha a vida de uma família de pais divorciados pela ótica de Mason, um menino que nos é apresentado no auge de sua infância e que veremos crescer enquanto busca por sua personalidade nos próximos 12 anos de vida. Nesse intervalo de tempo, vários temas são abordados e tratados como influência na vida da família, incluindo o 11/9. A forma como o filme trata esse assunto é bem realista e crua. Dá uma boa noção do tamanho que teve o atentado.

 

Quanto Vale? (Netflix)

Estrelado pelo brilhante Michael Keaton, esse filme se baseia em uma história real para contar o caso de Kenneth Feinberg, o advogado que foi escolhido para encabeçar o fundo de compensação para as vítimas do atentado. Com a missão quase impossível de ter que precificar o valor de uma vida, ele entrará em debates e em assuntos delicadíssimos com familiares de luto que acabaram de perder seus entes queridos. É um drama humano pesadíssimo, cujo maior mérito é trazer um aspecto quase inédito do 11/9 de forma muito crua.

Não deixe de assistir:

 

Tão Forte e Tão Perto (HBO Max)

Mais um drama na lista, esse filme é garantia de lágrimas soltas. Sua trama parte de uma família que perde o pai no atentado. Então, um ano depois, ainda lidando com o luto, o pequeno Oskar, que era muito ligado ao pai (Tom Hanks), encontra uma chave escondida em um vaso e acredita que ela seja uma pista para uma mensagem de seu amado papai. Assim, o menino começa uma verdadeira aventura pela cidade de Nova York para tentar desvendar o suposto enigma paterno. Neste caminho, ele conhecerá algumas pessoa que vão mudar sua vida para sempre.

 

As Torres Gêmeas (Telecine e Netflix)

Estrelado por Nicolas Cage e Michael Peña, esse drama é focado na equipe de Polícia Portuária, que estava em Manhattan no dia 11/9, aguardando apenas por um dia como todos os outros. Porém, quando eles menos esperam, o atentado ocorre e eles são convocados para prestar auxílio aos feridos e resgatar os sobreviventes dos escombros. Só que, enquanto eles ajudavam os feridos, um avião vem e se choca contra a segunda torre, colocando a vida da equipe e dos feridos em risco. É um drama tenso sobre aqueles que não são tão comentados, os funcionários que prestaram socorro.

 

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS