30 anos de Pulp Fiction: A obra-prima de Tarantino!

O ano de 1994 ficou guardado com muito carinho no coração dos cinéfilos. Uma das maravilhosas obras lançadas nesse grande ano para o cinema percorre gerações: Pulp Fiction – Tempo de Violência. Segundo longa-metragem da carreira do genial cineasta Quentin Tarantino, esse projeto com diálogos afiados que dá um bico em qualquer cronologia, coloca na mesa reflexões sobre a sociedade e a violência de uma maneira poucas vezes vistas até então. Além de tudo, foi um dos filmes mais rentáveis da história do cinema, custou 8 milhões de dólares e arrecadou, só em bilheteria, mais de 200!

Na trama, conhecemos uma série de personagens ligados de alguma forma ao mundo do crime. Assassinos, traficantes mafiosos, esportista corrompido, psicopatas, assaltantes descontrolados. Acompanhamos por meio de um roteiro longe de qualquer linearidade um desfile macabro e contundente pelo espelho caótico da natureza humana que percorre as linhas da inconsequência. Vincent Vega (John Travolta), Mia (Uma Thurman), Jules (Samuel L. Jackson), Sr.Wallace (Ving Rhames), Butch (Bruce Willis) entraram para a galeria de personagens inesquecíveis do cinema.

Talvez o fator que mais chame a atenção num primeiro momento, além da uma trilha sonora inesquecível, é a estrutura narrativa adotada. Girando ao redor de três histórias principais – pelo menos mais desenvolvidas – somos envolvidos por situações inusitadas, algumas bem bizarras, em uma espécie de contos – a maioria aterradores – que se entrelaçam. Pelo caminho, referências a outros filmes, como na dança mais famosa contida no projeto que é uma espécie de homenagem a uma sequência parecida que ocorre no maravilhoso 8 e ½ de Fellini.

Primeiro longa-metragem que a Miramax Films financiou totalmente, o projeto, muito badalado até os dias de hoje, parece querer discutir sobre o real sentido de sentimentos extremos que a longos passos vão chegando até os atos violentos. Não seria algo de como os complexos personagens chegaram até ali mas porque naquele momento reagem daquela forma. O chocar chega como um forte elemento dentro da trama, chama a atenção para reflexões expostas de forma objetiva nas duas horas e meia de projeção.

Esse fenômeno mundial é o oitavo filme mais bem avaliado do IMDB com uma média de 8.9 tendo mais de dois milhões de votos. Além do sucesso de público e crítica, o longa-metragem figurinha marcante em premiações após seu lançamento, sendo indicado para sete Oscars – venceu como Melhor Roteiro Original, assinaram Tarantino e Roger Avary – e vencendo a concorrida Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes no ano de 1994.

Em 2024, Pulp Fiction – Tempo de Violência completa três décadas e segue bem vivo nas memórias de quem viu e passa para frente sua grandiosidade como um filme necessário para todos que amam cinema. Atualmente o filme está disponível no catálogo do telecine mas se forem pesquisar fiquem atentos pois, volta e meia, entra e sai de outras plataformas de streamings. Se você ainda não viu, corre pra assistir!

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever