quinta-feira, abril 25, 2024

42? Entenda o Dia da Toalha!

Se você entrou em alguma rede social hoje, 25 de maio, é bem provável que tenha se deparado com alguns posts falando sobre Dia da Toalha, “42” ou Orgulho Nerd. Se tudo isso te deixou boiando, este post foi feito pra você! Confira e entenda tudo sobre o Dia da Toalha!

Nascido em março de 1952, Douglas Adams foi um grande artista britânico. Conhecido por seu humor sagaz e críticas sociais certeiras, ele chegou a escrever algumas esquetes para o Monty Python, mas se imortalizou mesmo com O Guia do Mochileiro das Galáxias. Essa grande obra começou como um programa radiofônico na BBC e fez tanto sucesso que virou uma saga de cinco capítulos da mais pura e genial ficção científica.

A desventura espacial do pacato Arthur Dent conquistou fãs no mundo todo e logo garantiu cadeira cativa na galeria eterna da Cultura Pop. Além do rádio e dos livros, a obra foi adaptada para a TV e para os cinemas. O filme contou com Martin Freeman (O Hobbit) e Alan Rickman (Harry Potter), só que não foi lá muito bem sucedido. Isso, porém, não afetou em nada no desempenho da franquia no século XXI.

Quando Douglas Adams morreu, em maio de 2001, os fãs do Guia se uniram para homenagear o autor. Por conta de um capítulo de seus livros, eles decidiram homenageá-lo 42 dias após sua morte. Mas como a galera percebeu que o assunto estava caindo em esquecimento, decidiram antecipar a homenagem para o dia 25 de maio. Não teve uma justificativa especial, foi só pra não correr o risco da homenagem não rolar. Assim surgiu o Dia da Toalha. Cinco anos depois, em 2006, a galera se ligou que a data correspondia ao lançamento de Star Wars: Uma Nova Esperança nos cinemas. A aventura espacial de Luke Skywalker e família chegou aos cinemas em 25 de maio de 1977, coincidentemente a mesma data escolhida para homenagear Douglas. Os fãs compraram a ideia e expandiram o conceito de homenagem, transformando-a no Dia do Orgulho Nerd.

 

Agora vamos àqueles termos que você deve ter visto ao longo do dia.

Não deixe de assistir:

 

TOALHA:

Como vocês repararam, a homenagem a Douglas se chama Dia da Toalha por influência de O Guia do Mochileiro das Galáxias. Nos livros, a Toalha é O item essencial para a sobrevivência de qualquer aventureiro. Segundo o Guia: “A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa”.

Por conta disso, quando os fãs foram homenagear Douglas Adams , em 25 de Maio de 2001, eles saíram nas ruas com uma toalha nos ombros ou nas mochilas e intitularam aquele dia como Dia da Toalha.

 

42:

Outro ícone importante da saga, que você com certeza já viu estampado por aí, é o número 42. Ele também surge nos livros do Guia do Mochileiro das Galáxias e é “a resposta para a Vida, o Universo e Tudo Mais“. É uma passagem bem cômica, porque eles chegam a uma civilização que constrói um supercomputador para descobrir a “a resposta para a Vida, o Universo e Tudo Mais”. Finalizado, o computador/ robô responde: 42. Aparentemente sem sentido, a resposta do robô zomba daqueles que passam tanto tempo buscando respostas que acabam ficando desatentos quanto as perguntas.

Em entrevista, Douglas explicou o motivo de ter escolhido 42 como a reposta de Tudo: “A resposta é muito simples. Foi uma brincadeira. Tinha que ser um número, um ordinário, pequeno e eu escolhi esse. Representações binárias, base 13, macacos tibetanos são totalmente sem sentido. Eu sentei à minha mesa, olhei para o jardim e pensei “42 vai funcionar” e escrevi. Fim da história”. O número se consolidou como uma das maiores referências do mundo Geek e marca presença em vários segmentos da Cultura Nerd.

 

Bem, agora vocês já sabem sobre o Dia da Toalha/ Dia do Orgulho Nerd. Fica aqui nossa recomendação da leitura da saga “O Guia do Mochileiro das Galáxias” e feliz 25 de maio!

Até mais, e Obrigado pelos peixes!

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS