Filmes de comédia têm um lugarzinho especial no coração do público – principalmente por deixaram a vida mais leve com situações impossíveis e até mesmo tragicômicas, servindo ou como puro entretenimento ou refletindo sobre as turbulências da vida de maneira bem-humorada e sincera.
E, em meio a tantos títulos do gênero lançados mês após mês, alguns títulos passam longe do nosso radar – mas mereciam atenção por se esconderem como pequenas joias cinematográficas.
Pensando nisso, resolvemos explorar o catálogo da Netflix e trazer a vocês cinco comédias pouco conhecidas para você conferir na plataforma de streaming.
Veja abaixo as nossas escolhas:
LATE NIGHT (2019)

Mindy Kaling é uma mulher multifacetada e extremamente talentosa por diversas razões: além de ter despontado na premiada série ‘The Office’ (não apenas por sua atuação, mas também por suas aplaudíveis habilidades narrativas), ela vem se tornando um nome expoente da indústria do entretenimento, tendo marcado presença na literatura, nos palcos e também nas telonas – trabalhando ao lado de nomes como Judd Apatow, Sandra Bullock e Cate Blanchett nos últimos anos.
Em 2019, Kaling retornou com uma deliciosa dramédia intitulada ‘Late Night’, que também marcou sua volta para a cadeira de roteirista e a aliou com a então emergente diretora Nisha Ganatra e a icônica Emma Thompson. No longa-metragem, acompanhamos Katherine, uma experiente e implacável apresentadora de televisão. Com o passar dos anos, ela vê seu sucesso desmoronar e corre o risco de perder seu programa. Para salvar sua carreira, ela conta com a ajuda de sua nova e divertida assistente.
MEGARRROMÂNTICO (2019)

O filme gira em torno de Natalie (Rebel Wilson), uma arquiteta desencantada com o amor e que repudia as comédias românticas por serem extremamente forçadas e falsas. Porém, sua vida muda quando, durante um assalto, ela bate a cabeça com força e acorda em uma realidade paralela movida por todos as fórmulas das rom-coms – já iniciando com breves constatações de como a infeliz e caótica cidade de Nova York parece ter se transformando em um microcosmos irretocavelmente perfeito.
Ela então percebe que precisa se utilizar de tudo aquilo que sempre odiou para voltar para seu cotidiano miserável e conhecido – incluindo se apaixonar pelo garanhão multimilionário Blake (Liam Hemsworth), ver o seu melhor amigo se casar com uma supermodelo que na verdade é embaixadora de ioga e realizar cada uma das icônicas cenas que tanto nos enchem os olhos pelo excesso de melodrama. E, como é possível imaginar, ‘Megarrromântico’ é propositalmente clichê e faz bom uso de tudo o que já vimos no cinema para entregar-se a uma divertida comédia.
AMOR E MONSTROS (2020)

Apesar do nome de Michael Matthews não ter o reconhecimento que merecia ter, devemos ficar atentos no momento em que ele resolver voltar à ativa – como fez em 2020 com a comédia de ação pós-apocalíptica ‘Amor e Monstros’. No longa, o cineasta arquiteta um mundo assolado por criaturas mutantes à medida que constrói uma épica jornada de amadurecimento e de amor impossível. Apresentando um escopo mais denso do que aparenta e mais crítico do que soa, a prdução se afasta do pedantismo novelesco de obras do gênero e é guiada por performances irretocáveis e enigmáticas.
Estrelado por Dylan O’Brien em um dos melhores papéis de sua carreira – e contando com um elenco que inclui Jessica Henwick, Ariana Greenblatt e Michael Rooker -, a trama é centrada no azarado Joel Dawson, que, sete anos após sobreviver ao apocalipse dos monstros, decide se arriscar e abandona o seu bunker para se reencontrar com a sua ex-namorada da escola, Aimee.
MAIS QUE AMIGOS (2022)

Dirigido por Nicholas Stoller, que não é nenhum estranho ao gênero das comédias românticas, e contando com o roteiro de Billy Eichner e Stoller, ‘Mais que Amigos’ definitivamente merecia mais atenção do que teve à época de seu lançamento, ainda mais por desmistificar os estereótipos encontrados em filmes similares.
A trama é centrada em um homem gay chamado Bobby (Eichner), que beira os quarenta anos e praticamente desistiu do amor. As coisas começam a mudar quando ele cruza caminho com Aaron (Luke Macfarlane), um advogado testamentário. Os dois começam a conversar e se lançam em uma jornada de autodescoberta e de importância ímpar para compreender a complexidade da comunidade queer e para mostrar que nunca é tarde para encontrar sua alma gêmea.
NONNAS (2025)

‘Nonnas’ é uma das comédias originais mais recentes do catálogo da Netflix e, mesmo contando com uma quantidade considerável de convencionalismos e de clichês do gênero, funciona dentro do esperado ao deixar que um brilhante e icônico elenco brilhe por conta própria – nos convidando a uma história memorialística sobre a importância da família e da amizade.
Estrelada por Vince Vaughn, Susan Sarandon, Linda Cardellini, Lorraine Bracco e outros, o longa-metragem é dirigido por Stephen Chbosky e acompanha Joe Scaravella, um homem que, para honrar a memória de sua mãe, decide arriscar tudo e abrir um restaurante italiano com um grupo peculiar de chefs: todas vovós.
