sábado, abril 27, 2024

5 Filmes que refletem sobre a PRIVACIDADE

Privacidade, palavrinha complicada de entender no mundo de hoje! Cheio de tecnologia por todos os lados, nas ondas intensas dos algoritmos cada vez mais complexos, nossos dados por exemplo, algumas vezes, viram marionetes nas mãos de ferramentas que buscam trazer a oferta aos nossos olhos. O nosso direito de não serem vazadas nossas informações podem não ser respeitadas em muitos casos. Pensando um pouco sobre esse recorte, principalmente nessa era digital constante, segue abaixo 5 filmes que refletem sobre a privacidade:

 

Na Palma da Mão

As lentes de uma obsessão. Chegou fresquinho na Netflix, fruto da indomável indústria sul-coreana cinematográfica que só gera sorrisos nos cinéfilos de todo o mundo, um suspense que gira em torno da privacidade quebrada de uma jovem que embarca em uma jornada obscura contra um meticuloso stalker que vive suas emoções em uma constante escuridão procurando vítimas parece satisfazer suas obsessões. Dirigido pelo cineasta de 35 anos Tae-joon Kim, com roteiro baseado na obra do escritor japonês Akira Shiga, Na Palma da Mão consegue manter um intenso clima de tensão, fazendo uso da atualidade e suas tecnologias imediatistas, equilibrando com os mistérios que se revelam por trás dos conflitos apresentados.

 

Privacidade Hackeada

Cheio de arcos, tudo nesse ótimo documentário começa com David Caroll, professor de design Nova Iorque, que traça uma grande jornada, cheia de revelações e surpresas ao mover um processo contra a empresa Cambridge Analytica para que ela devolva seus dados que o roubaram sem consentimento. Assim, David embarca em uma investigação sobre os motivos que são roubados dados das pessoas por determinadas empresas, e chega a nomes que desejam cooperar, como Brittany Kaiser, que trabalhou em um alto cargo na Cambridge Analytica e Christopher Wylie, um cientista de dados. A conclusão é no mínimo aterrorizante.

Não deixe de assistir:

 

Snowden

Na trama, conhecemos mais profundamente a história do ex- analista da Cia Edward Snowden que no ano de 2013 divulgou informações oficiais roubadas de ligações telefônicas e conversas de internet, copiadas por Snowden de um centro de dados secretos norte americano. Ao longo dos intensos 134 minutos de projeção, conhecemos também a personalidade pacata do analista, seu único grande amor e seu modo de pensar, culminando na exposição de informações que chocaram o mundo com suas revelações.

 

O Círculo

Na trama, conhecemos Mae (Emma Watson), uma jovem que trabalha em um lugar onde não gosta e vive com seus pais em uma casa humilde em uma cidade norte americana. Certo dia, consegue uma grande oportunidade de uma entrevista em uma empresa nova, famosa ligada a tecnologia, informações, dados e redes sociais chamada o Círculo. Chegando lá, sua primeira impressão é estar no paraíso, o ambiente de trabalho é maravilhoso e sempre acontece várias atividades ‘extra job’ como shows de músicas e variadas festas. Conforme o tempo passa, a protagonista percebe que nem tudo é mil maravilhas, principalmente como passa a viver como se estivesse em um reality show e toda sua vida é transmitida ao vivo todos os dias da semana. Percebendo a furada em que se meteu e com a ajuda do criador da ideia da empresa que vive agora imperceptível e quase escondido Ty (John Boyega), Mae tentará achar uma solução para o abuso digital cometido pela empresa.

 

Invasão de Privacidade

Lançado no início da década de 90, dirigido pelo cineasta Phillip Noyce, baseado na obra Sliver, de Ira Levin, Invasão de Privacidade gira em torno de uma mulher que se muda para um prédio em Nova Iorque que é monitorado por um misterioso homem. Lá ela parte em busca da verdade após descobrir alguns assassinatos.

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS