quinta-feira, abril 18, 2024

5 Filmes recentes que se passam na Década de 80

O seriado ‘Stranger Things‘ na Netflix nos transportou novamente aos anos 80 e emocionou muitos que, como eu, admiram e sentem saudade dos filmes, seriados e músicas daquela época. Mas no cinema também já tivemos e ainda temos vários filmes que se passam nessa saudosa década e que nos ajudam a relembrar com carinho do passado ou, para os mais jovens, conhecer aquilo que “causava” na época dos pais. Sendo assim, fizemos uma lista com 5 filmes recentes que se passam na década de 80.

Na maioria das vezes, o filme usa esse deslocamento temporal apenas para servir de pano de fundo para a trama, seja por razões estéticas ou necessidade de veracidade histórica. Nestes casos, as referências vão se restringir ao figurino, músicas e costumes da época, enquanto que a “pegada” do filme irá continuar a refletir a época em que ele é feito. Isto é algo totalmente compreensível, ainda que não ajude a matar totalmente a saudade dos anos 80.

anos80_1

Porém, em casos mais raros, como acontece com a série ‘Stranger Things‘, não é só na temporalidade e nos costumes que o filme se alimenta dos anos oitenta. Para estes filmes, tudo, desde a trilha sonora até o próprio estilo de roteiro e de direção se baseiam nos produtos dessa década. Isso pode causar estranheza para muitos, principalmente para os mais jovens, mas com certeza irá agradar os que estão “na casa dos quarenta” e talvez até trazer lágrimas aos seus olhos. São as chamadas “cartas de amor” aos anos 80.

A lista a seguir é dominada pelo primeiro tipo de filme, que usa a década de 80 apenas como pano de fundo, mas em alguns destes escolhidos temos também momentos que são claras reproduções do estilo de se fazer cinema daquela época. Vale lembrar que não se trata de um “Top 5” e, como sempre, encorajamos todos os leitores a registrar nos comentários suas opiniões e sugerir outros nomes de filmes que nos ajudaram a matar a saudade daquela saudosa década.

 

 

1. Rock Star (2001)

Não deixe de assistir:

Estrelado por Mark Wahlberg, este filme mostra um cara que é fã incondicional de uma banda de metal dos anos oitenta e inclusive tem uma banda cover na qual é o vocalista. Quando é convidado para ser o novo vocalista da banda que idolatra, ele tem a oportunidade de experimentar a vida de um astro e de perceber que a realidade é muito diferente do que ele sonhava. Além da questão musical refletir bastante o que víamos para o gênero metal dos anos 80, os figurinos e maquiagem também retratam aquela época muito bem, com destaque para o visual da ainda novata Jennifer Aniston e dos trejeitos hilários do protagonista.

 

 

2. Mais um Verão Americano (2001)

Aqui já temos uma sátira muito mais direta e ácida à década de oitenta e sua juventude descompromissada. Com um elenco recheado de estrelas da comédia, o filme mostra o final do verão em um acampamento e os jovens e instrutores tentando aproveitar sua última oportunidade de curtição. Além de tiradas hilariantes sobre os costumes e vestimentas, o filme também representa uma ótima oportunidade para ver atores que hoje são famosos como Paul Rudd, Bradley Cooper e Amy Poehler fazendo papéis que ajudaram a mostrar seu talento no começo de sua carreira. E também é algo quase obrigatório para quem se interessou no seriado recente lançado para Netflix “Wet Hot American Summer: First Day of Camp” que serve como continuação deste filme.

 

3. Straight Outta Compton: A História do N.W.A. (2015)

Com sucesso surpreendente e inclusive uma indicação ao Oscar de melhor roteiro, este filme pegou muita gente desprevenida com sua ousadia e qualidade. Apesar de também adentrar o início da década de 90, este filme se passa principalmente nos anos 80 e retrata a trajetória do lendário grupo de Hip Hop N.W.A e a jornada de seus membros que comandaram uma revolução na música da época. Contando com atuações fantásticas de seus protagonistas e retratando muito bem as dificuldades e a superação dos músicos para fugir de uma realidade de violência e preconceito, este filme é uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre este importante momento verídico ocorrido no final da década de 80.

 

4. X-Men: Apocalipse (2016)

A mais recente aventura dos mutantes no cinema tem como pano de fundo a década de 80 e isso fica bem claro no figurino e nas referências pop que estão espalhadas pelo filme. Na batalha conta o supervilão Apocalipse, as “estreias” de mutantes nesta linha de tempo são numerosas e infelizmente não há tempo de desenvolver todos da forma necessária. Personagens interessantes como Tempestade, Psylocke e Anjo tem pouquíssimas falas e são relegados a capangas acéfalos. O excesso de conteúdo também retirou tempo para a evolução de relacionamentos pré-existentes como o de Xavier com Magneto e dos dois com a Mística. Problemas à parte, é inegável o fato deste filme ser o mais ambicioso da franquia em termos de escala e de cenas de ação. E, neste quesito, o filme não decepciona. Temos batalhas épicas individuais e grupais que elevam alguns desses mutantes ao status de deuses e um desfecho que irá arrancar gritos dos mais empolgados e deixar os fãs com água na boca.

 

5. Sing Street (2016)

Este filme é levemente baseado na infância do talentoso diretor John Carney no ambiente efervescente de Dublin (Irlanda) na década de 80. Ele mostra um adolescente que precisa enfrentar problemas domésticos como a crise financeira e o desmoronamento do casamento dos pais. No meio de tudo isso, ele muda de escola e conhece uma misteriosa garota. Para conquistá-la, ele precisa montar uma banda de rock e a música acaba transformando sua vida e servindo como uma ferramenta para seu crescimento pessoal. As referências à década de 80 são centradas na questão musical, mas todo o ambiente e figurino também nos remente àquela época saudosa, o que traz um ar bem leve e cativante ao filme. A história como um todo é muito envolvente e você nem sente o tempo passar enquanto mergulha na fantástica jornada que os personagens atravessam. Se você nunca ouviu falar deste filme antes, ainda dá tempo de corrigir isto e aproveitar um dos lançamentos mais interessantes de 2016.

 

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS