terça-feira, abril 23, 2024

7 Motivos para assistir à série ‘Vai Anitta’ sem ser fã da cantora

O objetivo do documentário Vai Anitta, dividido em seis episódios de meia hora, é bastante claro: vender o produto Anitta como uma pessoa batalhadora e gente como a gente, além de uma profissional de alta performance. Em três horas, a série acompanha principalmente as gravações dos clipes do projeto CheckMate de 2017 e os bastidores de reuniões com produtores, eventos na casa da Anitta e, claro, depoimentos de empresários, bailarinos, amigos, familiares e da própria cantora.

O resumo da série é exatamente este acima. O nosso desafio neste artigo é destrinchar, para além dos gosto musical do público, alguns pontos que fazem da parceria entre a Netflix e a Anitta um bom programa que vale a pena investir três horas do seu tempo. Seguem as nossas considerações.

1. Aula de Produção Visual: os bastidores de gravação dos clipes

Se você é uma daquelas pessoas que adora os materiais extras nos DVDs, em que é possível saber como tal cena foi realizada e ter acesso aos depoimentos dos atores durante as filmagens, esta série é um deleite. Mesmo sem ser fã da cantora Anitta, todo mundo acompanhou sua estratégia de Marketing com o lançamento de um clipe a cada mês no segundo semestre de 2017.

Esta obra apresenta o making of desde a canção Will I See You, seu primeiro single em inglês, até o funk Perdendo a Mão, em setembro de 2018, em parceria com Jojo Toddynho. Ou seja, são sete bastidores de clipes e a reação de Anitta em cada etapa da estratégia, como brigas com a equipe, brincadeiras, reclamações e, por fim, o resultado almejado. Você tem curiosidade para saber porque Alesso estava tão sério no clipe de Is That For Me? A resposta está lá. Aproveite todos os insight de Anitta para ficar por dentro de como funciona a realização de um videoclipe.

2. Carreira profissional: escolher faculdade e ter um plano B

Grande parte da plataforma de Marketing da Anitta é como ela passou de uma cantora de funk para uma bem-sucedida empresária. Atualmente, ela tem a produtora artística Rodamoinho e gerencia a própria carreira. Para isso, no entanto, a cantora sempre volta ao ponto de ter decidido fazer a faculdade de Administração e como isso a ajudou na profissão de cantora.

Em alguns momentos da série, os depoimentos da Anitta em conjunto com os dos pais e irmão apresentam como é necessário ter um plano B e, muitas das vezes, é este caminho lhe impulsiona para o A. Sem exageros, podemos comparar com o discurso de Steve Jobs sobre como as aulas de design lhe ajudaram a criar a Apple e a sua decisão de largar a universidade para seguir algo maior. Vale conhecer o percurso da cantora brasileira como estudo de caso.

3. Estudo de idiomas: a importância do inglês e espanhol

O seriado é 50% do tempo falado em inglês, não apenas pelos produtores e profissionais internacionais ligados a equipe de Anitta, mas a própria se comunica metade do tempo na língua inglesa. Um das maiores mensagens da protagonista é a importância da sua mãe tê-la obrigado a estudar uma língua estrangeira e como as portas se abriram quando ela tinha domínio do idioma.

Não deixe de assistir:

Alguns exemplos são as reuniões com produtores norte-americanos, em que Anitta confessa ter tido uma dezena de “nãos” até escutar o seu primeiro ’sim”, mesmo assim ela tremia com a insegurança de falar em outra língua. Atualmente, ela está completamente à vontade tanto em inglês quanto espanhol, e tornou-se até jurada de uma programa no México. Apenas ouvi-la é um grande estímulo para pegar o livro do armário e começar a praticar um segundo idioma.

4. Arquivo Confidencial e Gugu na minha Casa: o estilo dos programas dominicais

Que atire a primeira pedra que nunca perdeu alguns minutos da vida em frente a televisão em um domingo para ver o Faustão apresentando os depoimentos de amigos de infância, colegas de trabalho e familiares de uma pessoa famosa. Assim como, o Gugu Liberato entrava na casa de celebridades para mostrar seus pertences e os cômodos da residência.

Desde Poo Bear a produtores da Furacão 2000 e os amigos de Honório Gurgel, a docu-série mostra dezenas de depoimentos revelando intimidades e opiniões. Todas são positivas, obviamente, e o relacionamento com o ex-marido Thiago Magalhães também é exposto. Já a casa da Anitta é a base de todos os seus depoimentos (e até cenário da gravação do clipe Indecente) com direito a momentos de churrasco na piscina e karaokê com a família.

5. Viagens pela América: Anitta anda pelo Brasil, México e Estados Unidos

Quer ter a sensação de viajar pelas paisagens da zona sul e norte do Rio de Janeiro, ao carnaval de Salvador e dar um pulinho na Amazônia? Após rodar o Brasil, as câmeras seguem Anitta em programas e entrevistas no México e às cidades de Miami e Nova York.

Ao mesmo tempo em que acompanhamos as andanças da cantora, a gente conhece um pouco da cultura de cada local e percebe como Anitta busca se inserir neles. Vale a pena conhecer um pouco mais das características regionais do nosso país e os modelos de negócio lá de fora.

6. Assuntos Polêmicos: discurso sobre depressão, plástica e homossexualidade

Os assuntos pessoais mais polêmicos são abordados de maneira rasa, pois a cantora tenta se preservar de controvérsias, antes mesmo de todo o alvoroço durante as eleições. Ela fala de ter passado por depressão, mas não dá detalhes ou conta como superou esse momento. Do mesmo modo em que ela faz um discurso de autoaceitação, mas expõe as suas oito cirurgias plásticas de forma descontraída.

Símbolo para diversas adolescentes, Anitta podia realmente abrir o coração sobre estes dois temas, mas preferiu apenas mencionar para manter a imagem. De forma bem leve, a cantora também revela que já beijou meninas e que o apoio da mãe foi fundamental para se sentir à vontade com as descobertas da sua sexualidade.

7. Como fazer Marketing Pessoal: storyteller e jornada do herói

Com depoimentos de produtores musicais e outros nomes de bastidores, Vai Anitta é um seriado que apresenta a cantora como um case de sucesso. É uma aula de marketing pessoal do início ao fim, pois o nome artístico de Larissa de Macedo Machado é um produto muito bem avaliado no Brasil e em processo de exportação.

Não é à toa que se você buscar Marketing e Anitta no Google aparecem mais de 2 milhões de entradas e centenas de artigos especializados. O seriado mostra como as estratégias eram montadas, organizadas e, muitas vezes, qual era expectativa de repercussão, quase uma linha de produção de uma agência do planejamento ao cliente final. Anitta apresenta um conceito fundamental para o sucesso, sempre surpreender o público e se reinventar de alguma forma, como, por exemplo, transformando sua festa de aniversário em um clipe ao vivo.

Mais notícias...

Letícia Alassë
Crítica de Cinema desde 2012, jornalista e pesquisadora sobre comunicação, cultura e psicanálise. Mestre em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, na França e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Nascida no Rio de Janeiro e apaixonada por explorar o mundo tanto geograficamente quanto diante da tela.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS