sábado, abril 27, 2024

9 filmes de terror social que você PRECISA conferir

O gênero do terror é um dos mais explorados das múltiplas áreas artísticas, desde a literatura até o cinema. Não é surpresa que ele seja um dos mais adorados pelo público, ainda que, volta e meia, nos decepciona com histórias repetitivas e reviravoltas sem graça.

Mesmo com vários problemas, os filmes de terror conseguiram se reinventar nos últimos anos e, agora, vem apostando fichas em narrativas infundidas com importantes críticas sociais que não apenas nos entretêm, mas nos levam a pensar sobre temas necessários para a contemporaneidade. Temos, por exemplo, o recente remake de ‘O Homem Invisível’, que ganhou aclame por parte dos especialistas e dos espectadores ao explorar um relacionamento tóxico e abusivo, ou então o aplaudido ‘Corra!’, que já misturou os convencionalismos às teorias críticas de raça.

Pensando nisso, elencamos dez recentes longas-metragens que falam sobre esses temas para você conferir nos streamings.

Veja:

PSICOPATA AMERICANO (2000)

Onde assistir: Star+

Em Nova York, em 1987, o belo jovem profissional Patrick Bateman tem uma segunda vida como um horrível assassino em série durante a noite. O elenco é formado pelo detetive, a noiva, a amante, o colega de trabalho e a secretária. Esta é uma comédia de humor seco que examina os elementos que transformam um homem em um monstro.

UMA NOITE DE CRIME (2013)

Onde assistir: Netflix

Quando o governo norte-americano constata que suas prisões estão cheias demais para receberem novos detentos, uma nova lei é criada, permitindo todas as atividades ilegais durante 12 horas. Este período, chamado de Noite do Crime, é marcado por milhares de assassinatos, linchamentos e outros atos de violência por todo o país. O intuito, segundo o governo, é permitir que todos os cidadãos libertem seus impulsos violentos, garantindo a paz nos outros dias do ano. Neste contexto vive a família de James Sandin (Ethan Hawke), um vendedor de sistemas de segurança que prospera graças à Noite do Crime. Quando o evento ocorre, no entanto, o filho de James aceita abrigar um homem perseguido por psicopatas. Logo, toda a família está em perigo, seja dentro de sua própria casa, com a presença do desconhecido, seja pelas ameaças vindas dos psicopatas em frente ao imóvel, que prometem entrar e matar a todos.

Não deixe de assistir:

CORRA! (2017)

Onde assistir: Star+, Prime Video, Telecine

‘Corra!’ acompanha um final de semana na vida deChris (Daniel Kaluuya), um jovem afro-americano que visita a propriedade da família de sua namorada. A princípio, Chris vê o comportamento exageradamente hospitaleiro da família como uma tentativa desajeitada de lidar com a relação interracial da filha, mas, no decorrer do final de semana, uma série de descobertas perturbadoras o levam a uma verdade que ele nunca poderia imaginar.

NÓS (2019)

Onde assistir: Prime Video (Aluguel)

Em parceria com a Blumhouse Productions e Jason Blum, o longa é mais uma produção da mente visionária de Jordan Peele, de ‘Corra!‘ – que assina direção e roteiro. Na história, um casal leva os filhos para passar um final de semana na casa da praia esperando curtir um momento em família. A tranquilidade da viagem é interrompida quando visitantes não convidados aparecem instaurando o caos.

A ESCOLHIDA (2020)

Onde assistir: HBO Max

Veronica Henley, uma escritora bem-sucedida, se vê presa em uma realidade horrível que a força a confrontar o passado, o presente e o futuro antes que seja tarde demais. O título original, ‘Antebellum’, faz referência ao período da história estadunidense em que o sistema plantation (baseado no trabalho escravo) comandava a economia sul-americana.

O HOMEM INVISÍVEL (2020)

Onde assistir: Netflix

Inspirado no romance de H. G. Welles, O Homem Invisível’ segue uma mulher que luta para escapar de seu ex abusivo. Cecilia (Elisabeth Moss) vive em uma mansão isolada com seu namorado, que a violenta e abusa. Ela vem planejando há um tempo para sair do local com a ajuda de sua irmã Emily, mas ele – um rico cientista especializado em óptica – acaba acordando mais cedo do que o planejado por ela, que lhe deu uma remédio para dormir. Conseguindo fugir mesmo com o plano ter dado relativamente errado, Cecilia recebe o advogado de seu ex, que lhe fala que ele se suicidou e deixou um testamente em seu nome, recebendo cinco milhões de dólares se ela não fosse considerada mental ou fisicamente incapaz. Sabendo que seu ex não era um homem simples ou burro, ela não acredita que tenha morrido e deixando-a em paz. Tempo depois ela tem experiências sobrenaturais, acreditando que seu ex-namorado criou uma máquina que o fez invisível e agora a matará de vez.

A LENDA DE CANDYMAN (2021)

Onde assistir: Prime Video

Em um bairro pobre de Chicago, a lenda de um espírito assassino conhecido como Candyman (Tony Todd) assolou a população anos atrás, aterrorizando os moradores do complexo habitacional de Cabini Green. Agora, o local foi renovado e é lar de cidadãos de alta classe. O artista visual Anthony McCoy (Yahya Abdul-Mateen III) e sua namorada, diretora da galeria, Brianna Cartwright (Teyona Parris), se mudam para Cabrini, onde Anthony encontra uma nova fonte de inspiração. Mas quando o espírito retorna, os novos habitantes também serão obrigados a enfrentar a ira de Candyman.

BELA VINGANÇA (2021)

Onde assistir: Telecine

Todos diziam que Cassie era uma jovem promissora, até que um evento misterioso destruiu abruptamente seu futuro. Mas, nada na vida de Cassie é o que parece ser: ela é perversamente inteligente, tentadoramente astuta e vive uma vida dupla secreta à noite. Agora, um encontro inesperado está prestes a dar a Cassie a chance de corrigir os erros do passado nesta história emocionante e extremamente divertida.

NÃO! NÃO OLHE! (2022)

Onde assistir: Cinemas

Em ‘Não! Não Olhe!’ uma cidade do interior da Califórnia começa a ter eventos bizarros e extraterrestres. Uma dupla de irmãos interpretado por Keke Palmer e Daniel Kaluuya, possuem um rancho de cavalos e são vizinhos de um parque de diversões de uma série de televisão do personagem interpretado por Steven Yeun, inspirada no velho oeste. Os dois então são testemunhas de eventos bizarros e discos voadores.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS