Crítica | Amado – Filme de Ação Policial Brasileiro para Fãs de Steven Seagal

CríticasACrítica | Amado – Filme de Ação Policial Brasileiro para Fãs de Steven Seagal

Os anos 1980 marcaram a história do cinema mundial em muitos níveis. Os filmes de ação produzidos e lançados nesta década criaram uma escola que viria a influenciar as produções das décadas subsequentes, tamanho o impacto que as narrativas trazidas neste tempo tiveram. Protagonistas machões, muitas cenas de luta e perseguição, tiroteio e explosões são algumas das características mais marcantes que podem ser destacadas dos longas dessa época. Hoje, quase quarenta anos depois, a garotada que cresceu ou passou a juventude assistindo a esses filmes e que posteriormente foram estudar e fazer cinema já está fazendo seus próprios longas, como a produção que estreia essa semana: ‘Amado’, filme de ação nacional que chega às salas de cinema de todo o país a partir dessa quinta-feira.

Amado (Sérgio Menezes, que atualmente participa da ‘Dança dos Famosos‘) é um policial civil de Brasília que costuma fazer suas rondas não só na capital do país, mas principalmente pelos bairros periféricos, como Ceilândia, onde mantém a segurança dos moradores e combate a proliferação da venda de entorpecentes a menores em um dos lugares mais violentos do país. Incorruptível, ele trabalha com seus parceiros de ronda (Gabriela Correa e Alexandre Barillari, o Prudêncio de ‘Nos Tempos do Imperador’) pelas madrugadas, até que, certa vez, param um veículo suspeito com uma carga mais suspeita ainda. Durante a abordagem, uma outra viatura se aproxima, trazendo um comandante (Igor Cotrim) corrupto que tenta dissuadir o grupo. Diante da negativa de Amado, uma desavença se arma dentro da polícia civil brasiliense, colocando em risco não só o batalhão chefiado pela capitã (Adriana Lessa, a Deusa de ‘O Clone’), mas também a vida daqueles que são caros a Amado.

Mesmo não sendo tão jovenzinhos, os diretores Edu Felistoque e Erik de Castro mostram o quanto os filmes de ação da década de 1980 inspiram a realização de ‘Amado’ ao fazerem um longa cujo protagonista é misterioso, de poucas palavras e mais de atitude: o tipo de personagem que resolve tudo no braço, não na diplomacia. Assim, o roteiro de Erik de Castro constrói a jornada do lobo solitário em busca de justiça com as próprias mãos bem estilo Steven Seagal, Chuck Norris e, mais recentemente, conduzido por Liam Neeson: o sujeito brucutu caladão, sempre na dele, cujos princípios conduzem a história e que mostram que, apesar do sistema ser falho, há justiça nesse mundo, porque há pessoas boas como esses protagonistas que fazem a justiça acontecer, ainda que a seu próprio modo.

Inspirado numa história real, o longa – localizado e passado em Brasília e com elenco que inclui atores brasilienses – poderia talvez ter contextualizado melhor esse personagem para um público que possivelmente não o conheceu. Mas descentraliza a violência do eixo Rio-São Paulo levando-a a Ceilândia, mostrando que a violência urbana não é exclusiva da região sudeste do país, e ainda traz sequências de ação, tiroteio e perseguição bem no estilo que o público de filmes de ação curte – e que, na telona, ganha profundidade. ‘Amado’ quer mostrar a polícia que dá certo num país fraturado por camadas de corrupção. É o tipo de personagem que poderia ganhar continuação, e que depende do retorno de seu público para fazer isso acontecer.

Janda Montenegro
Janda Montenegrohttps://cinepop.com.br
Janda Montenegro é doutora-pesquisadora em Literatura Brasileira no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRJ com ênfase nas literaturas preta e indígenas de autoria brasileira contemporâneas. De origem peruana amazônica, Janda é uma palavra em tupi que significa “voar”. Desde 2018 trabalha como crítica de cinema nos portais CinePOP e Cabine Secreta. É curadora, repórter cultural, assistente de direção e roteirista. Co-proprietária da produtora Cabine Secreta e autora dos romances Antes do 174 (2010), O Incrível Mundo do Senhor da Chuva (2011); Por enquanto, adeus (2013); A Love Tale (2014); Três Dias Para Sempre (2015); Um Coração para o Homem de Lata (2016); Aconteceu Naquele Natal (2018,). O Último Adeus (2023). Cinéfila desde pequena, escreve seus textos sem usar chat GPT e já entrevistou centenas de artistas, dentre os quais Xuxa, Viola Davis, Willem Dafoe, Luca Guadanigno e Dakota Johnson.

Notícias

10 Séries Recentes que Duraram APENAS 1 Temporada

Na última terça-feira, dia 19 de maio, chegou ao...

Atriz revela planos para trilogia CANCELADA da franquia ‘Jogos Mortais’

Em entrevista ao The Direct, Hannah Emily Anderson ('Terror...

Novo thriller de sobrevivência com Brad Pitt ganha data de estreia no Brasil

A Paramount Pictures finalmente anunciou quando o thriller de...
Os anos 1980 marcaram a história do cinema mundial em muitos níveis. Os filmes de ação produzidos e lançados nesta década criaram uma escola que viria a influenciar as produções das décadas subsequentes, tamanho o impacto que as narrativas trazidas neste tempo tiveram. Protagonistas...Crítica | Amado – Filme de Ação Policial Brasileiro para Fãs de Steven Seagal