terça-feira, abril 30, 2024

Gostou de ‘Elvis’? Aqui estão outras dez cinebiografias sobre musicistas para você conferir!

A aguardada cinebiografia ‘Elvis’, sobre o eterno Rei do Rock Elvis Presley, já está disponível para aluguel no Amazon Prime Video.

Estrelada por Austin ButlerTom Hanks, além de contar com a direção do famoso cineasta Baz Luhrmann, o filme explora a vida e a música Elvis (Butler), vista através do prisma de sua complicada relação com seu enigmático empresário, o coronel Tom Parker (Hanks). A história mergulha na dinâmica complexa entre Presley e Parker ao longo de 20 anos, desde a ascensão de Presley à fama até seu estrelato sem precedentes, tendo como pano de fundo a paisagem cultural em evolução e a perda da inocência na América. No centro dessa jornada está uma das pessoas mais importantes e influentes na vida de Elvis, Priscilla Presley (Olivia DeJonge).

Para aqueles que já tiveram a oportunidade de conferir a produção e desejam mais obras do gênero, o CinePOP preparou uma breve matéria especial elencando outras dez cinebiografias sobre musicistas que você precisa conferir.

Veja abaixo as nossas escolhas:

SELENA (1997)

Lançado em 1997, a produção foi escrita e dirigida por Gregory Nava e acompanha a infância e a carreira de Selena (Jennifer Lopez), uma das principais musicistas do final do século passado, que trouxe as incursões latinas de sua terra natal ao mainstream estadunidense e se tornou uma das figuras mais importantes de todos os tempos – além das mais bem-sucedidas, com vendas que ultrapassam as 80 milhões de unidades. Entretanto, ela encontrou seu fim com apenas 23 anos, ao ser assassinada pela impiedosa Yolanda Saldívar.

GET ON UP: A HISTÓRIA DE JAMES BROWN (2014)

‘Get On Up’ é a biografia do icônico cantor, dançarino e compositor James Brown (Chadwick Boseman), conhecido como “O Padrinho do Soul”. O filme retrata sua vida, passando por sua infância pobre na Carolina do Sul, a adolescência e o alcance do estrelato, que o transformou em uma das fugiras mais importantes da música para o século 20.

BOHEMIAN RHAPSODY (2018)

‘Bohemian Rhapsody’ é uma celebração exuberante do Queen, sua música e seu extraordinário cantor principal Freddie Mercury, que desafiou estereótipos e quebrou convenções para se tornar um dos artistas mais amados do planeta. O filme mostra o sucesso meteórico da banda através de suas canções icônicas e som revolucionário, a quase implosão quando o estilo de vida de Mercury sai do controle e o reencontro triunfal na véspera do Live Aid, onde Mercury, agora enfrentando uma doença fatal, comanda a banda em uma das maiores apresentações da história do rock. Durante esse processo, foi consolidado o legado da banda que sempre foi mais como uma família, e que continua a inspirar desajustados, sonhadores e amantes de música até os dias de hoje.

Não deixe de assistir:

JUDY: MUITO ALÉM DO ARCO-ÍRIS (2019)

Dirigido por Rupert Goold e adaptado da peça teatral “End of the Rainbow” de Peter Quilter, ‘Judy: Muito Além do Arco-Íris’ transcorre durante o último ano de Judy antes de sua morte, aos 47 anos, e traz flashes da rígida adolescência da artista. Com problemas financeiros e sofrendo com os recentes divórcios, a artista embarca em uma turnê de shows em Londres, durante o inverno de 1968.

ROCKETMAN (2019)

A trajetória de como o tímido Reginald Dwight (Taron Egerton) se transformou em Elton John, ícone da música pop. Desde a infância complicada, fruto do descaso do pai pela família, sua história de vida é contada através da releitura das músicas do superstar, incluindo a relação do cantor com o compositor e parceiro profissional Bernie Taupin (Jamie Bell) e o empresário e o ex-amante John Reid (Richard Madden).

CLOUDS (2020)

A história é centrada em Zach Sobiech, um adolescente com um câncer terminal da cidade de Lakeland que conquistou uma carreira musical meteórica, após compartilhar suas canções no YouTube. Sua música mais famosa, intitulada Clouds, ganhou fama por ser também uma emocionante e inspiradora carta de despedida feita por ele mesmo, pouco antes de morrer. O jovem artista faleceu em 2013, em decorrência da doença.

A VOZ SUPREMA DO BLUES (2020)

Comandado por George C. Wolfe‘A Voz Suprema do Blues’ é ambientado na Chicago dos anos 1920. Em uma sessão de gravação, surgem tensões entre Ma Rainey (Viola Davis), seu trompetista ambicioso (Chadwick Boseman) e os empresários brancos determinados a controlar a lendária Mãe do Blues. Baseado na peça do vencedor do prêmio Pulitzer August Wilson.

TICK, TICK… BOOM! (2021)

No filme, Andrew Garfield interpreta Jon, um jovem compositor de teatro que é graçom em um restaurante de Nova York em 1990, enquanto escreve o que ele espera que seja o próximo grande musical americano. Dias antes de apresentar seu trabalho em uma performance decisiva, Jon está sentindo a pressão de todos os lugares: De sua namorada Susan (Alexandra Shipp), que sonha com uma vida artística além de Nova York; de seu amigo Michael (Robin de Jesús), que abandonou o seu sonho para uma vida de segurança financeira; em meio a uma comunidade artística sendo devastada pela epidemia de AIDS. Com o tempo passando, Jon está em uma encruzilhada e enfrenta a pergunta que todos devem considerar: o que devemos fazer com o tempo que temos?

RESPECT: A HISTÓRIA DE ARETHA FRANKLIN (2021)

Em Respect: A História de Aretha Franklin’, acompanhamos toda a carreira da musa Aretha Louise Franklin (Jennifer Hudson), desde sua infância, cantando em corais da igreja, até sua ascensão a ícone musical, defensora dos direitos civis e militante em prol das mulheres. Aretha foi a primeira mulher a entrar para o Rock and Roll Hall of Fame, sendo vencedora de 8 Grammy Awards. Aretha começou a cantar após a repentina morte de sua mãe, que a deixou incapacitada de falar até seu pai forçá-la a cantar no coral da igreja. Após anos ela finalmente fecha um contrato que muda sua vida como cantora de jazz, tanto que recebeu um prêmio honorário do próprio Martin Luther King. Mas foi apenas com o cover da faixa “Respect” que a carreira de Aretha alavancou para o resto do mundo. Porém com o peso de ser uma mulher negra com tanto trabalho, não só musical, o filme ainda mostra o período mais baixo que a cantora chegou por ficar extremamente exausta.

ESTADOS UNIDOS VS. BILLIE HOLIDAY (2021)

Dirigido por Lee Daniels – ‘O Mordomo da Casa Branca‘ e ‘Preciosa‘ –, ‘Estados Unidos Vs Billie Holiday‘ mostra a vida de uma das mais importantes cantoras de Jazz da história, Billie Holiday (Andra Day). O drama explora, especialmente, momentos da década de 40 em que a artista foi alvo de uma operação do FBI para impedi-la de cantar “Strange Fruit”, música que se tornou um hino do movimento dos direitos civis no século XX. Além de Day, o filme é estrelado por Natasha Lyonne, Garrett Hedlund e Evan Ross.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS