Crítica | 4ª temporada de ‘The Boys’ é um verdadeiro teste de paciência

Poucas séries na atualidade despertavam tanta curiosidade do público quanto The Boys. Lançada em uma época em que o Prime Video ainda estava buscando seu espaço no mercado brasileiro, a série virou peça-chave para o sucesso da Amazon no Brasil e no mundo. Com uma ironia deliciosa, um desprezo pela vida humana assustador e um caminhão de críticas à sociedade global, a produção, inspirada nos quadrinhos de Garth Ennis, foi conquistando o público de fãs de HQs e conseguiu furar a bolha, se tornando a produção de maior sucesso do streaming.

Por conta disso, a quarta temporada era muito aguardada pelos fãs, já que a terceira temporada havia sofrido com a irregularidade dos episódios, mas terminava com um grande gancho para o que viria a seguir: o Capitão Pátria surtando e matando quem se opusesse a ele com aprovação de parte do público.

the boys season 4

Porém, a série não conseguiu aprender com os próprios erros e conseguiu fazer uma temporada ainda pior que a anterior. Se a terceira sofreu com a irregularidade das tramas, a quarta temporada foi a própria falta de constância. Dessa vez, a quantidade de episódios realmente bons não chegou nem perto dos vários episódios insuportavelmente ruins.

Com a trama da morte de Billy Bruto (Karl Urban), o núcleo do anti-herói foi drasticamente alterado. Ele perdeu aquela relação de ‘mentor’ do Hughie (Jack Quaid), que era uma das coisas mais legais da produção, e teve sua abordagem alterada para retratar sua relação com o personagem de Jeffrey Dean Morgan, que foi a trama mais manjada e óbvia das quatro temporadas da série até aqui. Ele ser a ‘voz do V’ no cérebro de Billy já estava clara desde o início e foi assumida com um flashback mais expositivo que clipe de novela ruim.

jeffrey dean morgan karl urban the boys s4 jpeg file 3000 6c6905

Outra frustração foi a Luz Estrela (Erin Moriarty) e a abordagem dada a ela. Pelo que foi prometido na temporada anterior, a personagem seria ponto central da história, mas acabou sendo engolida pela própria falta de carisma e sufocada por outras incontáveis subtramas que deixaram sua representatividade para as pessoas daquele universo como algo banal, sem importância. A ideia seria o início de uma guerra civil, mas sequer rolou uma briga de rua. E é uma pena como a equipe criativa parece ter se empenhado para destruir qualquer sobra de carisma que pudesse haver na personagem, que chega ao fim da temporada comparada à Mary Jane Watson da Kirsten Dunst. Pouquíssimo para quem deveria assumir protagonismo.

Por outro lado, quem tem um desenvolvimento legal, mas poderia ter mais tempo é a Kimiko (Karen Fukuhara). A personagem é muito boa, esconde segredos do passado e até tem um pouco dele mencionado em alguns momentos, só que para nisso. A série não permita que ela avance mais. O mesmo com o Francês (Tomer Capone), que ganha um desenvolvimento no início da temporada, mas logo é ignorado para que ele volte a assumir o papel de coadjuvante. A situação dele é tão complicada que o personagem fica descartado por alguns episódios, como se não soubessem mais o que fazer com ele.

imagem do whatsapp de 2024 07 19 à(s) 21.31.45 77ab7116

No fim das contas, há alguns momentos bons que remetem àquilo que a série já foi um dia. O grande problema dessa temporada é que já havia uma crítica de que eles já não tinham mais o que fazer para segurar a trama. Agora, ficou mais do que explícito para todos, inclusive para os próprios produtores, que realmente não dá mais para estender a produção por uma dezena de temporadas. O desgaste é tão grande que até o mais apaixonado fã já começa a se questionar até quando eles vão ficar dando voltas e voltas para terminar no mesmo lugar.

É uma série que está implorando para acabar, mas tem dado retorno demais para que seja encerrada por agora. Erik Kripke já disse que a quinta será a última temporada, só que poderia ter terminado agora na quarta e ninguém teria reclamado. Há momentos forçados até mesmo para esse universo, mostrando uma covardia fora do normal do time criativo, como no momento em que os protagonistas estão com o Profundo (Chace Crawford) desmaiado no sofá da casa deles e decidem não matá-lo por pura preguiça.

c3afd 17201011044589 1920

Claro que houve alguns poucos momentos que funcionaram, como o episódio que reuniu as paródias do Batman e do Homem-Aranha em uma trama bizarríssima de sacanagem e preconceito, que remeteu aos dias de glória da série. O arco de redenção do Trem-Bala (Jessie Usher) também é interessante e deixou aquele gosto de ‘quero ver mais disso’, mas no geral foi uma série de decepções. É como se a série tivesse se perdido em meio a suas paródias e acabasse virando aquilo que jurou tirar sarro.

A própria estrutura dos episódios foi cansativa, já que ‘enchia linguiça’ o capítulo inteiro e fazia uma promessa de melhora nos dez minutos finais. O problema é que chegava a semana seguinte e a tal promessa não era cumprida. A esperança agora é que o time criativo entenda que a quinta é a última temporada e deixe de enrolar, desenvolvendo a trama de verdade e fazendo valer cada segundo de tela, porque sinceramente tá difícil de aturar essa série. Os episódios da quarta temporada foram verdadeiros testes de paciência.

74058957007 thby s 4 ut 402 220921 thijan 00297 r 1 3000

A quarta temporada de The Boys está disponível no Amazon Prime Video.

Notícias

Any Gabrielly é SUBSTITUÍDA como dubladora de Moana no live-action

Any Gabrielly eternizou a voz de Moana na versão dublada...

‘The Pitt’: HBO escala SEIS novos atores ao elenco da 3ª temporada

Segundo o Deadline, a HBO escalou seis novos atores ao elenco da...

‘Minions & Monstros’ abre com a MAIOR aprovação da franquia no Rotten Tomatoes!

A aguardada animação 'Minions & Monstros', terceiro capítulo da...

Atriz de ‘Me Conte Mentiras’ entra para o elenco de ‘Atividade Paranormal 8’

Segundo o Deadline, Sonia Mena ('Me Conte Mentiras') foi escalada como...

Milly Alcock ganhou MENOS do que você imagina para estrelar ‘Supergirl’

Segundo informações divulgadas pela Variety, Milly Alcock recebeu um...
Pedro Sobreiro
Pedro Sobreirohttps://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.