O renomado ator Al Pacino recentemente comentou sobre sua decisão de recusar o icônico papel de Han Solo em ‘Star Wars’. Em sua autobiografia de 2024, Sonny Boy, Pacino já havia confirmado o convite para integrar a franquia.
Em entrevista à Entertainment Weekly, Pacino brincou ao ser questionado sobre a recusa: “Eu disse: ‘Acho que estou com vontade de fazer a carreira do Harrison Ford'”.
O ator relembrou sua conexão com os diretores da chamada Nova Hollywood, como Steven Spielberg, Martin Scorsese, além de Francis Ford Coppola e George Lucas, que juntos fundaram a produtora American Zoetrope.
“Eles estavam, no fim dos anos 60, produzindo seus filmes. Eram idealistas, entrando nos anos 70 com grandes obras surgindo pelo mundo todo. Era um ambiente incrível. Eu conheci tudo isso antes mesmo de fazer O Poderoso Chefão com eles, cheguei a visitar o [prédio Sentinel]”, contou Pacino.
No entanto, a dificuldade em compreender o roteiro de ‘Star Wars’ foi um fator crucial para sua decisão.
“Eu amava o trabalho deles, mas estava fazendo uma peça na Broadway naquela época, e me entregaram o roteiro. Eu li e pensei: ‘Não entendi nada disso'”, explicou.
O roteiro incluía falas icônicas de Han Solo, como: “É a nave que fez a rota de Kessel em menos de doze parsecs. Eu já escapei de naves imperiais. Não de cargueiros comuns, falo das grandes naves de guerra corelianas”.
Pacino brincou sobre sua reação: “[Pensei:] Acho que eu mesmo estou fora do espaço. Mas li aquilo e enviei pro Charlie Loughton, meu amigo e mentor. Disse: ‘O que você acha disso?’ Ele, que era muito sábio, respondeu: ‘Não entendi, Al. Sei lá. Não entendi mesmo.’ E eu disse: ‘Bom, eu também não; e agora? Me ofereceram uma fortuna, mas… não consigo interpretar algo se não entendo a linguagem'”.
Harrison Ford acabou sendo o escolhido para o papel de Han Solo, mas outros grandes nomes da época também foram considerados, como John Travolta, Sylvester Stallone, Kurt Russell, entre outros.
Lembrando que a segunda e última temporada de ‘Andor’, a mais recente adição ao universo ‘Star Wars’, já está disponível para streaming no catálogo do Disney+.
Relembre o trailer:

Além de Diego Luna, o elenco conta com Genevieve O’Reilly, Adria Arjona (‘Esquadrão 6’), Denise Gough (‘Guerrilla’), Stellan Skarsgård (‘Chernobyl’), e Kyle Soller (‘The Titan’). Ewan McGregor também pode reprisar seu papel como Obi-Wan Kenobi, enquanto Andy Serkis volta como Snoke.
O’Reilly reprisa seu papel como a membro-chefe da Aliança Rebelde, Mon Mothma, personagem que representou pela primeira vez em ‘Star Wars: A Vingança dos Sith’ (2005) e depois em ‘Rogue One‘ (2016).
Nicholas Britell é responsável pela trilha sonora. Ele é conhecido por inúmeros projetos de grande aclame no cinema e na televisão. Ele recebeu duas indicações ao Oscar por seu trabalho em ‘Moonlight: Sob a Luz do Luar’ e em ‘Se a Rua Beale Falasse’. Além disso, conquistou um Emmy Award por sua magnífica trilha para o ovacionado drama ‘Succession’, onde trabalhou na primeira e na segunda temporadas. Seus outros créditos incluem ‘A Grande Aposta’, ‘Vice’, ‘Cruella’ e ‘Não Olhe para Cima’.