sábado, abril 27, 2024

A Disney vai perder os direitos sobre a imagem do Mickey Mouse? Entenda!

A famosa animação ‘O Vapor Willie’ (Steamboat Willie), que traz a primeira aparição do Mickey Mouse, completou 95 anos em 2024, o que pode representar o fim do domínio da Disney sobre o clássico desenho.

Isso porque o desenho se tornou domínio público, de acordo com a lei de direitos autorais dos Estados Unidos (via The Guardian).

Sendo assim, a Disney não terá mais controle criativo sobre a imagem do Mickey, que tornou-se um símbolo para o estúdio, e qualquer artista poderá usá-lo.

Por outro lado, o personagem só poderá ser usado sem a adição de elementos que vinculem sua imagem à Disney, incluindo seu atual visual, que vem sendo reformulado pelo estúdio desde a década de 1920.

Caso um artista use o design atualizado do Mickey, pode ser multado por conta de violação de marca registrada, já que apenas o design de ‘O Vapor Willie’ entrará em domínio público.

Qualquer outra variação do Mickey ainda permanece sob os diretos da Disney até que também completem 95 anos.

Apesar disso, vale lembrar que a Disney já usou sua influência para alterar a lei mencionada…

Até a década de 1970, qualquer propriedade entrava em domínio público após 55 anos. No entanto, a Disney se juntou a outras empresas em 1976 e conseguiram aprovar uma nova lei, adicionando mais 20 anos aos direitos de imagem de um projeto.

Em 1998 aconteceu o mesmo e mais 20 anos foram adicionados, fazendo com que qualquer propriedade entrasse em domínio público somente após 95 anos após sua criação.

Não deixe de assistir:

Vale lembrar que a imagem de outro personagem usado pela Disney também entrou em domínio público…

No último ano, o ‘Ursinho Pooh’, criado por A.A. Milne em 1926, deixou de ser propriedade privada e os personagens ganharam um filme de terror bizarro, intitulado ‘Ursinho Pooh: Sangue e Mel‘.

O mesmo vai acontecer com o Mickey no terror ‘A Ratoeira do Mickey’.

No dia em que Mickey se tornou um personagem de domínio público, foi lançado o primeiro trailer do longa-metragem de terror, que promete uma mescla de comédia e terror, apresentando um assassino vestido como uma versão macabra do personagem conhecido.

Confira o trailer.

“É o aniversário de 21 anos de Alex, mas ela está presa no fliperama em um turno atrasado. Seus amigos decidem surpreendê-la, porém um assassino mascarado, vestido como Mickey Mouse, decide jogar um jogo próprio com eles, e agora ela precisa lutar pela própria sobrevivência.”

O diretor Jamie Bailey comentou: “Nós apenas queríamos nos divertir com tudo isso. Quer dizer, é o Mickey Mouse de O Vapor Willie assassino. É ridículo. Nos divertimos muito fazendo este filme e acho que isso se reflete nele.”

Estrelando Sophie McIntosh, Callum Sywyk, Allegra Nocita, Ben Harris, Damir Kovic, Mackenzie Mills, Nick Biskupek e Simon Phillips, o filme ainda não tem data de lançamento definida.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS