terça-feira, abril 30, 2024

A indústria cinematográfica europeia celebra o fim da greve SAG; ‘Emily in Paris’ será filmado na Itália!

De acordo com a Variety, o fim das greves dos atores e roteiristas foi recebido com entusiasmo pelas produções cinematográficas em todo o mundo, especialmente na Europa, onde a notícia do término foi saudada com alívio e otimismo. Produtores, diretores e equipes de filmagem expressaram sua satisfação por poder retomar os projetos que foram afetados pelas paralisações.

No próximo ano, as gravações em Paris terão uma pausa entre junho e setembro devido aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Como resultado, muitas produções adiadas iniciarão em janeiro. A 4ª temporada de ‘Emily in Paris’, por exemplo, começará a ser filmada em 15 de janeiro e também terá cenas na Itália, conforme anunciado pela comissão de cinema Mission Cinema.

Outro exemplo é ‘Etoile’, sua filmagem será dividida em duas partes, com a primeira parte programada para fevereiro e a segunda após o término dos Jogos Paralímpicos.

Haverá um grande aumento de produções antes dos Jogos Olímpicos; e será um período muito movimentado nos oito meses entre agora e junho“, diz Raphael Benoliel da Firstep, um importante produtor executivo que trabalha tanto em ‘Emily in Paris’ quanto em ‘Etoile’.

Benoliel ainda destaca que a divisão da produção de ‘Etoile’ gerará custos adicionais. Ele afirma que o acúmulo causará tensões entre os produtores franceses que terão dificuldade em encontrar locais de filmagem disponíveis”. No entanto, ele reforça que “é uma situação semelhante ao que aconteceu após o fim da pandemia, e essa atividade agitada é um sinal de uma indústria saudável”.

O remake da Universal Pictures, ‘The Killer’, que teve suas filmagens pausadas, retomará a produção em 21 de janeiro, após uma pausa desde julho.

“Haverá 40 grandes projetos sendo filmados em Paris antes dos Jogos Olímpicos”, diz Michel Gomez, da Mission Cinema. Ele afirma que pontos turísticos, incluindo Versalhes e o Louvre, também estão reservados “porque há cada vez mais filmes e séries históricos”.

Já em Malta, “Gladiador 2” de Ridley Scott retomará a produção na ilha, enfrentando desafios devido ao deterioramento do cenário ao ar livre da Roma Antiga, incluindo um Coliseu em tamanho real.

Fontes em Malta indicam que as grandes produções cinematográficas devem retornar em breve, após quase quatro meses.

Não deixe de assistir:

Na Hungria, o Comissário de Cinema Csaba Kael antecipa “outra onda de crescimento permanente na produção, semelhante à que ocorreu após a pandemia”. O país está expandindo o NFI Studio, um de seus locais de filmagem, para atrair mais produções. Budapeste tem sido destino para várias produções de Hollywood nos últimos anos.

Na Itália, onde descontos de produção de 40% em dinheiro têm atraído grandes produções de Hollywood, como a 2ª temporada de ‘The White Lotus’ e ‘The Old Guard 2’ da Netflix, a notícia do fim da greve foi recebida com especial alegria pelo CEO dos Estúdios Cinecittà, Nicola Maccanico.

“Há uma sensação imediata de que estamos recomeçando“, disse Maccanico à Variety. “Finalmente, ao lado das produções menores, podemos adicionar as maiores que, nos últimos quatro meses, estavam em hiato.”

Maccanico ainda observou que as instalações renovadas em Roma estão tendo um forte desempenho em 2023, graças aos bons sete primeiros meses durante os quais sediaram a série da Netflix “The Decameron”.  e a série de gladiadores em larga escala de Roland Emmerich, “Those About to Die”.

Já a série de gladiadores de Roland Emmerich, “Those About to Die”, conseguiu continuar a filmar durante a greve, pois conseguiram concluir cenas com Anthony Hopkins, que interpreta o Imperador Romano Vespasiano, antes de 14 de julho.

Não houve interrupções“, disse Maccanico. “Mas após o término dessas grandes produções, nada mais estava vindo”, acrescentou, observando que “passamos os últimos meses discutindo o que poderia acontecer imediatamente após a greve.”

“Agora podemos dar um salto à frente e fechar vários seriados e filmes que estarão chegando a Cinecittà no primeiro trimestre de 2024”, finalizou.

Contudo, o local que mais sofreu o impacto da greve na Europa foi o Reino Unido, devido aos laços estreitos que a Grã-Bretanha mantém com Hollywood. “Acho que foi uma verdadeira revelação para a indústria do Reino Unido ver o quanto de conteúdo é produzido aqui e o quão dependentes somos das produções dos EUA virem aqui para filmar”, disse um ator britânico que pediu para não ter seu nome divulgado. “Acho que ninguém sentiu mais do que talvez os trabalhadores abaixo da linha, como elenco e equipe técnica, e todas as locações, transporte, etc.”

Joe Drake, presidente do grupo de filmes da Lionsgate, disse que está “muito feliz” que a greve tenha acabado.

“Foi muito longo, não foi bom para ninguém”, disse Drake. “Estou feliz que vamos seguir em frente juntos.”

Drake ainda afirmou que sente que a empresa está em uma boa posição. “Tivemos uma ideia muito clara do que estamos fazendo, e fizemos muitos desenvolvimentos antes da greve”, disse ele. “Nossa equipe internacional acabou de sair do AFM e lançou vários novos filmes no mercado, então estamos cheios e prontos para seguir em frente.”

No entanto, o fim da greve SAG-AFTRA, não significa só alegria, pois Mesmo com o término das greves, continuaremos a sentir os efeitos das paralisações por um tempo. O provável acúmulo na produção no próximo ano pode gerar um efeito cascata, impactando muitos projetos independentes menores que temem serem excluídos.

Charles Gillibert, um produtor francês e fundador da CG Cinema, diz que o acesso aos atores será mais difícil em 2024.

“Durante a greve, foi impossível discutir com os atores, então atrasou o projeto e agora antecipamos que os atores que não puderam trabalhar por tanto tempo favorecerão os projetos mais lucrativos ou voltarão a fazer uma série que foi adiada”, diz Gillibert. “2024 será um ano agitado.”

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS