sexta-feira, abril 19, 2024

A magia do cinema! Relembre 10 cenas com efeitos especiais impressionantes

Sim, existem muitas definições para o que chamam de “a magia do cinema”, mas, certamente, os efeitos visuais/especiais, ou os principais truques utilizados pelos realizadores, no intuito de chegarem no resultado que ressalte o fantástico pelos olhos do público, aparece sempre na frente de todos os outros aspectos. Principalmente quando vemos essas cenas por trás dos bastidores, onde o choque pode ser assustador e fascinante para alguns, ou simplesmente frustrante para outros.

Dessa vez separamos aqui uma lista com dez cenas impressionantes relacionadas aos efeitos especiais de Hollywood, trabalhos incríveis que ainda hoje, depois de anos, dão o que falar – algumas delas, certamente, vocês nem devem imaginar como fizeram. Com elas percebemos para onde o cinema é capaz de nos levar, vemos o poder da arte. É aí que reparamos como as equipes conseguem transformar uma sala verde nos lugares mais chocantes vistos em tela. Sem mais delongas, vamos à lista!

Guardiões da Galáxia – Drax e Rocket Racoon

Começando por aquilo que é mais falado hoje em dia, os filmes da Marvel Studios. Temos então que citar um dos personagens mais queridos entre os heróis, também um dos mais engraçados, o fanfarrão do Rocket Racoon. Rocket que é feito inteiramente por meios digitais sempre aparece ao lado do seu amigo Drax, que, por sua vez, vive brincando e mexendo com o guaxinim. Aqui vemos como tudo acontece antes das figuras serem tratadas pelos computadores da Marvel, onde o Racoon se movimenta através do irmão de James Gunn, Sean Gunn. Ou seja, temos Dave Bautista acariciando o Sean.

Homem de Ferro – Os trajes de Tony Stark

Outro efeito especial muito falado nos filmes da Marvel Studios é o traje, ou melhor, os trajes utilizados pelo Tony Stark como Homem de Ferro. A montagem da roupa com as peças se encaixando junto aos nano switchs sempre causaram muito espanto por tamanha qualidade, com gente duvidando se o estúdio não usava mesmo máquinas. Porém, como podemos ver abaixo, o Robert Downey Jr. sequer utiliza o capacete completo, já as roupas inexistem do ponto de vista físico. E é muito bom nessa cena ver que o ator se mantém sério mesmo sem nada acontecer.

Batman: O Cavaleiro das Trevas – As queimaduras do Duas-Caras

Não deixe de assistir:

A DC também não fica para trás e a Trilogia do O Cavaleiro das Trevas, comandada por Christopher Nolan, sempre se destacou pelos seus efeitos práticos, aqueles em que a equipe utiliza objetos reais nas cenas. Ex: quando um caminhão capota no filme, literalmente ali é um caminhão capotando. No entanto, o segundo filme da franquia reservou um momento impressionante relacionado a efeitos especiais, que foi a aparência do Duas-Caras, vivido por Aaron Eckhar. Na foto, vemos como o trabalho de computação foi primoroso na concepção das queimaduras do personagem, soando até visceral demais apra uma produção de Hollywood.

Aquaman – Os movimentos dos atores na água

Fazer um filme que se passa principalmente dentro do oceano, ou seja, que ele seja filmado na água, é necessário que os movimento dos atores sejam perfeitamente bem coreografados para combinar com a perfeição dos efeitos. Para naquele visual perfeito de fluxo na água em ‘Aquaman‘, astros como Jason Momoa, porém, nem precisaram filmar cenas embaixo d’água, como vemos na foto abaixo. Eles estavam apenas pendurados em fios e moviam-se como se estivessem nadando. A união dos efeitos especiais a coreografia das cenas comandadas por James Wan resultou em algo absolutamente impressionante.

O Hobbit – A Terra-Média

O mundo de ‘O Senhor dos Anéis’ sempre foi referência para o trabalho de efeitos visuais. Mesmo passado na Nova Zelândia, cenário que por si só já traz toda atmosfera possível, a Terra Média sempre precisou passar por ajustes nos computadores para chegar naquele nível. A nova trilogia ‘O Hobbit’ elevou isso a outro patamar, quando se deu ao luxo de reconstruir vários cenários utilizando apenas os chamados fundos verde. Como podemos ver na imagem abaixo, o ator Martin Freeman, que dá vida a Bilbo Bolseiro, andando por Valfenda.

Harry Potter – Grawp, o gigante meio-irmão de Hagrid

Falando em grandes sagas de fantasia feitas pela Warner, ‘Harry Potter’ também reservou momentos memoráveis quando o assunto foi relacionado a efeitos especiais. Com visuais complexos e grandiosos para alcançar, os produtores sempre se esforçaram para trazer o melhor conteúdo. Além dos já falados efeitos práticos, um grande trabalho de CGI foi necessário para certas cenas. Como a do gigante Grawp, o meio-irmão de Hagrid, em ‘Ordem da Fênix’. Para fazê-lo parecer enorme enquanto segurava Hermione, o ator usou uma bonequinha no lugar da atriz para transmitir toda interação.

Matrix – As cenas de voo

Matrix‘ foi um marco na tecnologia, e várias das suas adições para a vertente poderiam ser mencionadas aqui, porém vamos destacar as cenas aéreas, perfeitamente executadas por Keanu Reeves e equipe. A principal ficção científica dos últimos tempos tomou como referência filmes orientais, junto a força das cenas de impacto do cinema americano. Os atores tiveram papel fundamental, mas as tomadas que destacavam os cenários ao redor são impressionantes, como o antológico momento de Neo e Smith no metrô.

As Aventuras de Pi – O tigre Richard Parker

Sendo bem sincero, poucas produções foram capazes de alcançar o feito de ‘As Aventuras de Pi‘. O belíssimo e estonteante filme de Ang Lee tem algumas das cenas mais impressionantes e bem elaboradas da história da sétima arte nesse sentido de efeitos especiais. Na época, o longa foi chamado de “milagre visual”, pelos efeitos visuais absolutamente chocantes. E quando vemos as cenas de bastidores do tigre Richard Parker, ficamos chocados pelo boneco utilizado pelo ator Suraj Sharma nas cenas mais dramáticas do filme.

Avatar – Todo povo Na’vi

Falando em milagre visual, o que James Cameron fez em ‘Avatar‘ está alocado em outra categoria, já que quase o filme inteiro foi feito em cima de cenas construídas CGI. O filme que ainda hoje detêm o posto de maior bilheteria da história, revolucionou a indústria completamente, não só em aspectos 3D, mas também no que se refere a captura de movimentos e efeitos especiais. A imagem em questão mostra um pouco da mágica que é ‘Avatar‘, onde quase tudo é refeito do zero, para obter a qualidade alcançada.

Mogli: Entre Dois Mundos – As criaturas e a selva

Se ‘Avatar‘ impressionou lá em 2009 por construir um mundo tátil e real em cima de CGI, ‘Mogli: Entre Dois Mundos‘ se auto intitulou de live-action, mesmo sendo mais de 90% feito em cima de efeitos de CGI. Apenas o garoto protagonista e algumas cenas suas de interação foram feitas por figuras humanas ou cenários reais. A interação (repare na imagem da cena) das criaturas e da selva em relação ao garoto é realmente impressionante, sobretudo por como o diretor Jon Favreau conseguiu dar personalidade aos animais – ao contrário do que foi a também nova versão de ‘O Rei Leão‘.

 

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS