O Dark Universe da Universal Pictures era um dos projetos mais ambiciosos dos últimos anos e, apesar de ter conseguido entregar os títulos ‘A Múmia’ e ‘O Homem Invisível’, foi totalmente engavetado – mas detalhes sobre os projetos cancelados ganham vida dia após dia.
Em uma recente entrevista (via ComicBook.com), o roteirista David Koepp, que havia sido escalado para escrever o reboot de ‘A Noiva de Frankenstein’ (um dos títulos outrora confirmados pelo estúdio), comentou sobre a ideia original para a trama.
“Seria um ótimo filme”, ele disse. “Bill Condon iria dirigir e então ‘A Múmia’ foi um fracasso total e tudo se desmantelou. Fiz uma versão bem menor e achei interessante, mas não funcionava. Acho que alguém está tentando agora. Então, não sei. Mas sinto como se ‘A Noiva de Frankenstein’ fosse um tesouro, obviamente, e não pertencesse a mim. […] Seria uma produção linda, ambiciosa, do mais puro terror gótico. E uma das ideias que eu tive foi colocar as primeiras 30, 40 páginas nos anos 1870 e colocar [a Noiva] em estado inerte por 150 anos, sendo redescoberta e revivida no presente. Achei muito legal”.
A proposta original da Universal era criar um universo compartilhado, intitulado Dark Universe, nos moldes dos filmes da Marvel, trazendo uma abordagem mais focada em ação e aventura em grandes blockbusters hollywoodianos. Após o decepcionante resultado de ‘A Múmia‘, todos os planos para o novo universo foram engavetados.
Na trama original de ‘A Noiva de Frankenstein‘, lançado em 1935, o Dr. Frankenstein e seu monstro retornam, pois não estavam mortos como inicialmente se acreditava. O pesquisador planeja parar suas demoníacas experiências, mas quando um cientista louco sequestra sua esposa, ele concorda em ajudá-lo em criar uma nova criatura, uma mulher, para ser companheira do monstro.