sábado, abril 27, 2024

A Querida Sessão da Tarde Está na Star Plus! 10 Clássicos dos anos 80 para reviver a época tão especial

Sessão da Tarde foi um programa formador de apaixonados por cinema, em especial nos anos 1980 e 1990. Para toda uma geração, o programa diurno na Globo (e suas contrapartes no SBT, por exemplo) foi responsável pela introdução de alguns dos maiores sucessos da sétima arte, numa época que precede até mesmo as vídeo locadoras – que fez parte da transição para a adolescência de uma grande parcela do público, afinal era preciso saber mexer no vídeo cassete para alugar as fitas. Sendo assim, as crianças da época simplesmente ligavam a Televisão e assistiam à programação, desta forma conseguindo conhecer alguns dos filmes mais badalados da época. Por isso a Sessão da Tarde é tão especial e querida para quem cresceu nesta época.

Hoje, os mais novos contam com as plataformas de streaming para assistir a filmes a qualquer dia e a qualquer hora. E quem sabe o que virá amanhã em termos da relação dos cinéfilos e os filmes. Seguindo por este caminho da nostalgia, reunimos 10 produções clássicas dos anos 80 que marcaram época na Sessão da Tarde (ou em programas similares na TV aberta) e que se encontram disponíveis atualmente para serem assistidas na Star+ – a plataforma de streaming do maior estúdio de cinema de Hollywood. É a união de dois mundos, passado e futuro dando as mãos em prol da nostalgia. E você não pode perder. Confira abaixo e prepare-se para voltar no tempo.

Leia também: A Querida Sessão da Tarde Está na Disney Plus! 10 Clássicos dos anos 80 para reviver a época tão especial

Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986)

Quem cresceu nos anos 80 e 90, teve alguns desejos em relação aos filmes dos quais eram fãs. Talvez o maior deles era a continuação que nunca veio de Os Aventureiros do Bairro Proibido. Numa época em que provocar uma continuação no desfecho do filme original não era comum, o diretor John Carpenter deixou todo menino coçando a cabeça sem entender por que essa aventura para lá de divertida nunca teve sequência, apesar de na cena final deixar uma porta não aberta, mas escancarada, para tal. E a resposta é simples caro leitor: o filme não fez o sucesso esperado em seu lançamento nos cinemas há 37 anos e minou os planos de uma franquia em potencial. Nesses casos quem sai perdendo são sempre os fãs. Mas existe falatório de uma espécie de reboot com Dwayne Johnson à frente do elenco há algum tempo.

Leia também: A Querida Sessão da Tarde Está na Amazon Prime Video! 10 Clássicos dos anos 80 para reviver a época tão especial

Dirty Dancing – Ritmo Quente (1987)

Se o item acima era um grande favorito dos meninos que cresceram nos anos 80 e 90, este segundo filme da lista era pedida certa no repertório de toda menina do período, o que ainda incluía as famosas festinhas americanas – certas de tocar a canção Time of My Life, de Bill Medley e Jennifer Warnes, tema do filme, que tocou (e ainda toca) até gastar. O romance musical que cativou os corações da época ainda funciona e traz o saudoso Patrick Swayze encarnando o “sonho” materializado das garotas, como Johnny Castle, o instrutor de dança de um resort para ricos na década de 1960, por quem a audiência – e a protagonista “Baby” (Jennifer Grey) – se apaixona. E quem poderia esquecer o último número musical do filme?

Leia também: A Querida Sessão da Tarde Está na HBO MAX! 10 Clássicos dos anos 80 para reviver a época tão especial

Não deixe de assistir:

Inimigo Meu (1985)

Voltando para um filme mais voltado ao universo masculino da época, Inimigo Meu é uma ficção científica que surfou na onda de sucesso que foi Star Wars ao apresentar novos mundos alienígenas e criaturas que representavam toda a capacidade e criatividade dos especialistas em maquiagem e design. A trama mostra um humano (Dennis Quaid) e um ser de uma espécie alienígena (Louis Gossett Jr.), duas raças rivais durante uma longa guerra especial, que feridos e ilhados num planeta inóspito, precisam colocar de lado suas diferenças e trabalhar juntos para combater um inimigo em comum. Uma das mensagens desse filme que passou até não poder mais, é a união das raças e dos povos, mesmo quando achamos que nossas diferenças nos fazem inimigos. Ou seja, mais atual impossível.

Leia também: A Querida Sessão da Tarde Está na NETFLIX – 10 Clássicos dos anos 80 para reviver a época tão especial

Namorada de Aluguel (1987)

Clássico absoluto da Sessão da Tarde, esse é um item que todos certamente conhecem, já viram ou ouviram falar. O filme fez o nome de Patrick Dempsey, o transformando em ídolo adolescente da época. Ele vive o nerd Ronald, um rapaz nada popular que deseja mudar seu status social no colégio. Para isso tem a brilhante ideia de “contratar” os serviços de sua vizinha loiríssima Cindy (a saudosa Amanda Peterson), a menina mais popular de sua escola, para que ela finja ser sua namorada e assim o torne descolado para todos os estudantes. Isso só é possível porque Cindy estava precisando de dinheiro e termina concordando com o novo trabalho. Seria interessante ver uma versão moderna desta história nos dias de hoje.

O Feitiço de Áquila (1985)

Outro que passou muito no programa diurno da TV Globo foi este longa que exibia toda a beleza de Michelle Pfeiffer, anos antes da atriz ficar eternizada pelo papel da Mulher-Gato em Batman – O Retorno (1985). Aventura medieval de drama e romance, a trama criativa mostra um casal de amantes amaldiçoados por um feitiço de um bispo maligno. O valente Capitão Navarre e a donzela Isabeau fogem juntos, mas sofrem com a maldição do clérigo. Interpretado pelo grande Rutger Hauer, Navarre se transforma num lobo negro durante as noites e à luz do dia, é Isabeau quem vira uma falcoa impedindo que os dois se encontrem na forma humana.

Cocktail (1988)

O astro Tom Cruise entregou o maior sucesso de 2022 nos cinemas com o blockbuster Top Gun – Maverick, sequência tardia de Top Gun – Ases Indomáveis (1986), o filme que serviu como divisor de águas em sua carreira, o transformando em um astro internacional. Dois anos depois do Top Gun original, Cruise protagonizaria este drama romântico, sobre um barman talentoso de Nova York, dividido entre a parceria com o mentor Doug (Bryan Brown) em busca de fama e riqueza, e a paixão por Jordan, uma garçonete com quem vive um tórrido caso de amor – papel de Elizabeth Shue. Quem viveu a época, conhece bem.

A Joia do Nilo (1985)

Outro que passou na Sessão da Tarde até a fita gastar foi esta sequência do sucesso Tudo por uma Esmeralda (1984). O filme original é tido como um dos que surfaram na onda de Indiana Jones, de produções de aventura matinê revitalizando o gênero para a geração dos anos 80. Depois de Indiana Jones, muitos produtores resolveram seguir nesse filão, e Tudo por uma Esmeralda foi um dos mais famosos deles – juntando Michael Douglas, Kathleen Turner e Danny DeVito para se embrenhar pelas selvas da América do Sul. Essa continuação saiu logo no ano seguinte, e colocava o trio desta vez para encarar os desertos do Oriente Médio e Xeiques em busca de uma pedra preciosa. O maior mistério, no entanto, é porque não realizaram um terceiro filme na época. Hoje, o mistério é por que o Star Plus não disponibiliza também Tudo por uma Esmeralda em seu acervo?

Os Nerds Saem de Férias (1987)

Assim como o item acima, a Star Plus resolveu por algum motivo disponibilizar em seu acervo somente a continuação de A Vingança dos Nerds (1984). Como fãs de clássicos dos anos 80, esperamos que a empresa resolva colocar em sua filmoteca em breve o primeiro filme, assim como Tudo por uma Esmeralda, também de 1984. Aqui, o grupo de nerds que realizou uma das vinganças mais divertidas do cinema contra o grupo de valentões universitários que os atormentava, retorna para um novo round três anos depois. Desta vez, eles viajam para uma convenção representando sua faculdade, e enfrentarão novos percalços agora na Flórida, entre eles um hotel precário onde ficarão hospedados.

Os Jovens Pistoleiros (1988)

Acreditamos que por ser um dos streamings mais novos, o Star+ ainda irá adicionar muitas produções queridas do passado em seu acervo. Em especial as que dizem respeito a continuações de franquias. Como já mencionado nos itens acima, por alguma razão a plataforma resolveu disponibilizar apenas as continuações de comédia e aventura, Os Nerds Saem de Férias e A Joia do Nilo, respectivamente, sem seus originais A Vingança dos Nerds e Tudo por uma Esmeralda. Aqui temos o caso inverso, com apenas Os Jovens Pistoleiros presente no acervo, sem a sequência Jovens Demais para Morrer (1990). Caso semelhante ocorre com Conan – O Bárbaro (1982), que ficou sem seu par, Conan – O Destruidor (1984). Seja como for, na trama do filme que marca este item, Emilio Estevez vive Billy the Kid nesta reimaginação de sua história. Ele, ao lado de sua turma de pistoleiros, é nomeado homem da lei no velho Oeste e partem para a vingança em nome de um fazendeiro. Após o confronto, eles logo passam de caçadores a caçados.

Arizona Nunca Mais (1987)

Finalizando essa matéria de dicas muito saudosas da Star+, temos uma produção comandada pelos irmãos Coen. Quem protagoniza é o sempre ótimo amalucado Nicolas Cage, que vive McDonnough, um sujeito que anda no lado errado da lei. Ele é preso pela policial Ed, papel de Holly Hunter. Mas a mulher se apaixona por ele e os dois se casam. A partir daí, tudo mudará com o desejo de serem pais. Arizona Nunca Mais é uma comédia alucinada e histérica, bem diferente do tipo de filme que os Coen viriam a fazer depois. Mesmo em questão de suas comédias lisérgicas, como O Grande Lebowski (1998), esta produção de 1987 é muito mais nonsense (algo mais voltado para os filmes-paródia), apostando forte no surrealismo de sua narrativa.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS