sábado, abril 27, 2024

A Querida Sessão da Tarde Está na Amazon Prime Video! 10 Clássicos dos anos 80 para reviver a época tão especial

Sessão da Tarde foi um programa formador de apaixonados por cinema, em especial nos anos 1980 e 1990. Para toda uma geração, o programa diurno na Globo (e suas contrapartes no SBT, por exemplo) foi responsável pela introdução de alguns dos maiores sucessos da sétima arte, numa época que precede até mesmo as vídeo locadoras – que fez parte da transição para a adolescência de uma grande parcela do público, afinal era preciso saber mexer no vídeo cassete para alugar as fitas. Sendo assim, as crianças da época simplesmente ligavam a Televisão e assistiam à programação, desta forma conseguindo conhecer alguns dos filmes mais badalados da época. Por isso a Sessão da Tarde é tão especial e querida para quem cresceu nesta época.

Hoje, os mais novos contam com as plataformas de streaming para assistir filmes a qualquer dia e a qualquer hora. E quem sabe o que virá amanhã em termos da relação dos cinéfilos e os filmes. Seguindo por este caminho da nostalgia, reunimos 10 produções clássicas dos anos 80 que marcaram época na Sessão da Tarde (ou em programas similares na TV aberta) e que se encontram disponíveis atualmente para serem assistidas na Amazon Prime Video – a plataforma de streaming número 2 do mundo. É a união de dois mundos, passado e futuro dando as mãos em prol da nostalgia. E você não pode perder. Confira abaixo e prepare-se para voltar no tempo.

Leia também: A Querida Sessão da Tarde Está na HBO MAX! 10 Clássicos dos anos 80 para reviver a época tão especial

O Exterminador do Futuro (1984)

O diretor James Cameron revolucionou novamente a indústria do cinema com seu mais novo lançamento: Avatar – O Caminho da Água, continuação do sucesso fenomenal de 2009. O mais recente trabalho do cineasta vai completar 3 semanas em cartaz e se você ainda não assistiu, corra para ver. Depois, quando estiver em casa e quiser compreender um pouco mais da genialidade de Cameron, é só ligar na Amazon e conferir o primeiro O Exterminador do Futuro, uma das grandes obras-primas do cinema de ficção científica, ação e suspense / terror.

Leia também: A Querida Sessão da Tarde Está na NETFLIX – 10 Clássicos dos anos 80 para reviver a época tão especial

E.T. – O Extraterrestre (1982)

Esse a Amazon agarrou com unhas e dentes, e creio que não deixará sair de seu acervo tão cedo. E quem é bobo de desistir de um dos maiores ícones do cinema assim? E.T. cimentou Steven Spielberg como um dos maiores diretores de todos os tempos e um verdadeiro Rei dos anos 80. O mais interessante é que este sucesso imenso, que foi um dos primeiros blockbusters da história do cinema, jamais teve uma continuação. E acredite, está melhor assim. Acontece que por muito pouco Spielberg não fez E.T. 2 – a ideia era uma continuação mais voltada para o terror, com novas criaturas extraterrestres mais assustadoras. Já pensou? E.T. completou 40 anos em 2022, retornou brevemente aos cinemas e serviu de aquecimento para o novo trabalho de Spielberg, Os Fabelmans – que estreia em janeiro e é certeza no próximo Oscar.

Robocop – O Policial do Futuro (1987)

Não deixe de assistir:

Robocop marcou a entrada do diretor holandês Paul Verhoeven em Hollywood, e esta chegada foi pela porta da frente, com direito a tapete vermelho. Poucos pegaram e talvez muitos não lembrem, mas basta uma segunda olhada hoje para notarmos o tom extremamente satírico em relação ao fascismo. Num futuro não tão distante assim, as grandes corporações privatizaram a força policial, e uma das medidas foi robotizar o combate ao crime. Para isso precisavam de um elemento humano, e daí recolhem o cadáver de um policial abatido na linha de serviço e o trazem de volta como um zumbi mecanizado, programado para servir, proteger e matar. Não demorou para que Robocop se tornasse ícone da cultura pop e gerasse de tudo, desde continuações, games e até seu próprio desenho animado. Em 2014, nosso José Padilha ficou responsável pelo subestimado remake.

Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu (1980)

Esqueça Todo Mundo em Pânico, Top Gang ou sequer Corra que a Polícia Vem Aí! A comédia paródia raiz atende pelo título Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu e em 2022 completou 42 anos. Sim, é verdade que já existiam paródias non-sense antes disso, como 1941 – Uma Guerra Muito Louca (1979), de Steven Spielberg, mas foi Apertem os Cintos que deu certo de verdade, se tornando sensação na época e dando início a um subgênero próprio. A ideia por trás da comédia era servir como uma versão cômica dos filmes catástrofe muito em voga na década de 1970, em especial Aeroporto (o título original de Apertem os Cintos… é Airplane, ou Avião – referência ao clássico citado).

Harry e Sally – Feitos um para o Outro (1989)

Por falar em gêneros que foram definidos por certos filmes, se no item acima, os filmes paródia começavam a tomar forma, aqui podemos dizer que Harry e Sally redefinia a forma como o público se relacionava com as comédias românticas – inserindo mais realismo nas dinâmicas entre o casal e certa acidez, além de momentos, digamos, ousados, representados aqui pela cena do orgasmo falso na cafeteria. Simplesmente inesquecível. Billy Crystal e a sumida Meg Ryan são os protagonistas, amigos que tentam dar certo, sem sucesso, como um casal. Sem dúvidas foi esse filme que alçou Meg Ryan ao posto de namoradinha da América e rainha das comédias românticas – então saída de Top Gun (1986) e Viagem Insólita (1987).

Rocky IV (1985)

A Amazon Prime Video se deu muito bem ao adquirir todo o acervo da MGM, um dos maiores estúdios de todos os tempos em Hollywood – com propriedades ainda muito valiosas. Que o diga a franquia Rocky, protagonizada por Sylvester Stallone. Todos os seis filmes estão disponíveis na plataforma, além dos dois derivados Creed, que também contam com a participação de Stallone no papel de Rocky Balboa. E essa disponibilidade dos filmes veio bem a calhar, já que em março do ano que vem será lançada a terceira parte da saga Creed, e a primeira sem a participação do criador e astro original. Creed III também marcará a estreia na direção de Michael B. Jordan, mas se você sentir saudade de Stallone e Rocky, é só vir se esbaldar na Amazon. Aqui, selecionamos o quarto filme do garanhão italiano, provavelmente o mais empolgante, onde ele enfrenta a máquina russa Ivan Drago (Dolph Lundgren), que retornou em Creed II (2018).

Um Tira da Pesada II (1987)

A franquia Um Tira da Pesada tem mais a ver com o astro Sylvester Stallone do que a maioria pode saber. Acontece que o filme original seria protagonizado pelo ator de Rocky, que terminou recusando e assim o projeto caiu nas mãos de Eddie Murphy, o transformando em um astro. Dois anos depois, Stallone resolveu recauchutar o mesmo roteiro e o transformou em Cobra (1986). Fora isso, Stallone foi casado nos anos 80 com a ex-modelo Brigitte Nielsen e com ela fez dois filmes: Rocky IV e o citado Cobra. Assim, no ano seguinte nada mais justo do que a então Sra. Stallone entrar para o elenco da continuação do filme que quase foi estrelada pelo maridão. E assim foi feito. Nielsen é a vilã da segunda aventura de Axel Foley, papel de Murphy – que aliás está tirando Um Tira da Pesada 4 do papel, a ser lançado pela Netflix.

Os Fantasmas Contra Atacam (1988)

Em 2021, o lendário Bill Murray retornou ao papel de Peter Venkman pela primeira vez em 32 anos para Ghostbusters – Mais Além, a tão aguardada terceira aventura dos Caça-Fantasmas. O que muitos podem não saber, no entanto, é que os filmes dos exterminadores do paranormal não foram os únicos em que Bill Murray encarou a fúria de fantasmas nos anos 80. Lançada entre o primeiro e o segundo Caça-Fantasmas, essa produção é a pedida perfeita para comemorar o Natal em família e viver a nostalgia da década de 1980. Acontece que Scrooged (no original) é uma reimaginação do clássico de Charles Dickens, ‘Um Conto de Natal’ – assim como o recente Spirited, da Apple TV+, com Ryan Reynolds e Will Ferrell. No filme de Bill Murray, ele vive um rico diretor de uma famosa rede de TV, que só se importa com a audiência e o lucro, esquecendo o valor humano. Ele é visitado por três fantasmas, do passado, do presente e futuro, na noite de Natal, para aprender o real valor da data.

007 – Na Mira dos Assassinos (1985)

Em 2021, o ótimo Daniel Craig se despediu de sua versão do maior espião da sétima arte, James Bond, em grande estilo e debaixo de aplausos, numa produção elogiadíssima com 007 – Sem Tempo para Morrer. Agora é esperar por uma nova era e um outro ator que traga sua interpretação única para o personagem. Só o tempo dirá. Enquanto esperamos, o novo 007, a Amazon nos trata maravilhosamente bem disponibilizando simplesmente todos os 24 filmes da franquia (exceto o citado recente Sem Tempo para Morrer). Aqui, para esta matéria, porém, resolvemos entrar no clima da despedida de Craig, lembrando de outra despedida de um intérprete inesquecível do personagem que ocorria em meados da década de 1980. O grande e saudoso Roger Moore, o Bond preferido de muitos, de uma era, digamos, mais inocente e fanfarrona (cômica também, por que não?), se despedia da série com este Na Mira dos Assassinos, que contou com a canção do Duran Duran, Christopher Walken como o vilão Max Zorin, e a excêntrica modelo Grace Jones como uma das melhores capangas da saga, a durona May Day.

Footloose – Ritmo Louco (1984)

Dois astros desta lista dos anos 80 recentemente estrearam em parcerias nos filmes da Marvel. Bill Murray, estrela de Os Fantasmas Contra Atacam (1988) estará em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, a ser lançado em fevereiro. Já quando falamos em Kevin Bacon, um dos astros mais boa-praça de Hollywood, ele entrou na brincadeira e resolveu topar uma participação hilária no amalucado Especial de Natal dos Guardiões da Galáxia, saído da mente insana de James Gunn. E por coincidência, este Footloose tem tudo a ver com o especial. Acontece que Drax e Mantis confundem o ator Kevin Bacon com seu personagem em Footloose e acreditam que ele seja um herói que salvou uma cidade através da dança, o levando como presente para animar Peter Quill. Em Footloose, Bacon é o adolescente Ren McCormack, um colegial que é o novo garoto numa cidadezinha. Ele logo percebe que a música e dança são proibidos no local, devido a uma tragédia, e pretende mudar isso, trazendo esperança e felicidade.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS