sexta-feira, abril 26, 2024

A Viagem de Chihiro | CURIOSIDADES de um dos animes mais famosos do mundo que completa 20 anos

Queridinho no coração de muitos jovens adultos no mundo inteiro, ‘A Viagem de Chihiro’ completa este ano 20 anos de seu lançamento. Abrir o novo milênio com a aventura melancólica-poética da pequena Chihiro – que precisa salvar os pais que se transformaram em porcos e torná-los humanos novamente – colocou o diretor Hayao Miyazaki e os Studio Ghibli no radar do mundo, e os tornou, até hoje, uma enorme referência na produção artística mundial. Para celebrar as duas décadas desta bela animação, criamos uma listinha de 10 curiosidades sobre este filme.

10 – Maior bilheteria do mundo

Por quase 20 anos, ‘A Viagem de Chihiro’ se manteve como o anime de maior bilheteria no mundo inteiro. Isso porque a história encantou não apenas o oriente, mas também o ocidente, se tornando um dos filmes preferidos de muitos jovens e adultos. O longa foi superado uns anos atrás pelo anime ‘Your Name’ e, recentemente, por ‘Demon Slayer – Mugen Train: O Filme’.

9 – Hayao Miyazaki

Criado pelo animador, roteirista e diretor japonês Hayao Miyazaki, ‘A Viagem de Chihiro’ foi lançado quando Miyazaki tinha 60 anos. O longa se tornou a produção mais famosa dos Studio Ghibli, empresa de animação co-fundada pelo diretor. Miyazaki completou 80 anos este ano e ainda é, hoje, um dos principais nomes da animação mundial.

8 – Rio poluído

Em determinado ponto do longa, Chihiro observa um rio poluído sendo limpo – rio no qual vivia um espírito. Esta cena, tão fundamental na produção, foi inspirada na vida de seu criador, Miyazaki, que também colaborou na despoluição de um rio na cidade em que vivia e realmente encontrou uma bicicleta, que precisou ser retirada com a ajuda de uma corda.

7 – Faz tudo

Não deixe de assistir:

Hayao Miyazaki simplesmente desenhou, escreveu, produziu e dirigiu ‘A Viagem de Chihiro’. Além disso, também supervisionou todas as etapas de criação de arte, de modo que todas as cenas do longa têm sua assinatura.

6 – Turismo cinematográfico

Na cidade de Jioufen, numa área montanhosa e colorida ao nordeste de Taiwan, é possível visitar as ruas dos espíritos, pois várias paisagens da animação foram reproduzidas por lá, inclusive a casa de banho e a casa de chá. Além disso, desde 2019 o Parque dos Studio Ghibli está sendo construído em 200 hectares na cidade de Nagakute, no Japão, e inclui toda uma área dedicada à ‘A Viagem de Chihiro’. A previsão de abertura ao público é em 2022.

5 – Adaptação live-action

Como parte das celebrações para a maioridade de ‘A Viagem de Chihiro’, a primeira adaptação em live-action da animação está atualmente em produção no Japão. A proposta é elaborar uma peça teatral para entrar em cartaz no circuito japonês, e já tem até elenco escolhido: Mone Kamishiraishi e Kanna Hashimoto.

4 – Baseado em personagem real

A ideia de ‘A Viagem de Chihiro’ veio à Miyazaki durante uma viagem de férias, no início de sua aposentadoria. Ao observar a filha de dez anos de um amigo, o diretor japonês percebeu que não havia muitos filmes ou animes voltados para essa faixa etária que trouxessem aprofundamento no pensar infantojuvenil. Foi aí que ele pensou em elaborar uma história protagonizada por uma menina de dez anos e que apresentasse todos os desafios para esta jovem se tornar uma heroína.

3 – História sem fim

O animador Hayao Miyazaki já declarou que quando começou a produzir ‘A Viagem de Chihiro’ ele não sabia como iria terminar. Na verdade, sua técnica de criação tem a ver com fluxo criativo: sente que a animação tem vontade própria e ele apenas segue o que os personagens lhe dizem para fazer.

2 – Oscar

Para coroar a trajetória de sucesso de ‘A Viagem de Chihiro’, a produção japonesa foi indicada ao Oscar naquele ano e se tornou a primeira animação em língua não-inglesa a vencer a estatueta de ouro nesta categoria. Apesar de quebrar esse recorde, o diretor Hayao Miyazaki não compareceu à cerimônia, em protesto à guerra que os EUA impôs ao Iraque naquele mesmo ano de 2001.

1 – Maior público do mundo

Pode ser que ‘A Viagem de Chihiro’ tenha perdido o posto de anime de maior bilheteria porque vinte anos se passaram e, bom, os ingressos de cinema hoje em dia está mais caro do que há 20 anos. Porém, uma vez que a animação está disponível para assistir na Netflix em dezenas de países, provavelmente se pegássemos os números de acessos do longa na plataforma e somássemos com o público de 2001, é bem capaz de ‘A Viagem de Chihiro’ se tornar o anime de maior público do mundo.

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS