terça-feira, abril 30, 2024

ACABOU! Greve dos Roteiristas de Hollywood finalmente chega ao fim com novo acordo preliminar

Após quase cinco meses de paralisação, a WGA (Writer’s Guild of America), o sindicato que representa os roteiristas de Hollywood, e a AMPTP (Alliance of Motion Picture and Television Producers), a entidade que reúne estúdios e plataformas de streaming, chegaram a um acordo nesta terça-feira (26). (via Variety)

No 148º dia de greve, os conselhos da WGA decidiram de forma unânime suspender a ordem de greve a partir das 00h01 (horário de Los Angeles) de quarta-feira.

Essa decisão veio após um acordo preliminar ser alcançado com a AMPTP. A votação de ratificação está programada para ocorrer entre os dias 2 e 9 de outubro. A WGA realizará reuniões presenciais e virtuais com seus membros nas duas costas dos Estados Unidos ao longo desta semana para detalhar o conteúdo do contrato. Espera-se que o acordo seja ratificado sem dificuldades, dada a forte aprovação do comitê de negociação da WGA.

A decisão unânime de encerrar a greve surge apenas dois dias após os escritores e os estúdios de Hollywood concluírem com sucesso as negociações para um novo contrato de três anos.

As partes conseguiram chegar a acordos em pontos cruciais, incluindo o uso da inteligência artificial no processo criativo, requisitos mínimos de contratação para as equipes de roteiristas e os royalties provenientes das plataformas de streaming.

A WGA e a AMPTP ainda não divulgaram os detalhes do acordo preliminar, que será submetido à votação dos membros da WGA nos próximos dias.

Com a greve dos roteiristas chegando ao fim, o foco agora se volta para o Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists (SAG-AFTRA), o sindicato dos atores, que continua em greve, aguardando sua vez de retornar à mesa de negociações após 75 dias de paralisação.

Em 63 anos, é a primeira vez que ambas as categorias se juntaram em uma paralisação.

Os roteiristas se queixavam dos vencimentos corroídos pela inflação e também pediam proteção contra a concorrência crescente da inteligência artificial.

Não deixe de assistir:

Os atores também reivindicam a regulamentação da IA e pedem um aumento nos chamados ganhos residuais, decorrentes de suas participações em filmes antigos e séries disponíveis nas plataformas digitais.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS