quarta-feira, abril 24, 2024

Act II: Cowboy Carter | Conheça os FILMES que inspiraram o novo álbum de Beyoncé

No último dia 29 de marçoBeyoncé veio para parar o mundo novamente com o lançamento de seu aguardado 8º álbum de estúdio, ‘Act II: Cowboy Carter’.

Fazendo parte de uma ambiciosa trilogia que começou em 2022 com ‘Act I: Renaissance’, nossa Queen B mergulhou de cabeça nas raízes do country, do country-rock, do R&B, do blues e do gospel para construir uma narrativa de liberdade e empoderamento – mas ela não trouxe apenas referências fonográficas para esse épico compilado. Bey também se aproveitou do mundo do cinema para construir as narrativas e a estética do disco.

Através de um comunicado de imprensa oficial, a artista revelou que inúmeros títulos de faroeste foram trazidos como carga criativa para o álbum, incluindo ‘Guerreiros de Marselha’‘Cowboy do Asfalto’‘Os 8 Odiados’ – além de ter trazido influências de ‘E Aí, Irmão, Cadê Você?’‘Thelma & Louise’ para as composições musicais.

Pensando nisso, preparamos uma lista apresentando os títulos cinematográficos que serviram de base para ‘Act II: Cowboy Carter’.

Confira:

COWBOY DO ASFALTO (1980)

Em ‘Cowboy do Asfalto’, O vaqueiro Bud Davis começa a frequentar um bar local, onde conhece Sissy, uma mulher independente que acredita na igualdade dos sexos. Os dois se apaixonam e se casam, mas têm um relacionamento complicado, já que Bud não aceita a independência de Sissy. Eles se separam, mas Bud tenta reconquistar o amor de sua vida ao disputar uma competição de touro mecânico.

THELMA & LOUISE (1991)

No clássico filme road-trip – considerado uma das melhores produções de todos os tempos -, Louise Sawyer (Susan Sarandon) é uma garçonete quarentona e Thelma (Geena Davis) é uma jovem dona-de-casa. Cansadas da vida monótona que levam, as amigas resolvem deixar tudo para trás e pegar a estrada. Durante a viagem, elas se envolvem em um crime e decidem fugir para o México, mas acabam sendo perseguidas pela polícia americana.

Não deixe de assistir:

COWBOYS DO ESPAÇO (2000)

Uma equipe de astronautas é rejeitada pela NASA nos anos 50, mas são chamados, anos depois, quando um satélite russo enfrenta um problema. Como são os únicos a conhecer o problema, os astronautas aceitam a missão, mas com uma condição: não querem ninguém além deles no espaço.

E AÍ, MEU IRMÃO, CADÊ VOCÊ? (2000)

No release oficial emitido por Beyoncé, ‘E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?’ não foi usado como pensamos para influenciar seu oitavo álbum de estúdio. Na verdade, a artista se baseou essencialmente na trilha sonora do longa-metragem, lançado em 2000. Alcançado o primeiro lugar da Billboard 200 e vendendo mais de 8 milhões de cópias desde a época de seu lançamento, a trilha sonora é uma das mais premiadas da história. A compilação levou para casa 5 estatuetas do Grammy, incluindo Álbum do Ano e Produtor do Ano.

OS OITO ODIADOS (2015)

Anos após a Guerra Civil, no interior do Wyoming, uma diligência levando o caçador de recompensas John Ruth, também chamado o Homem da Forca, e a fugitiva Daisy Domergue, sofre um acidente e os dois seguem para a cidade de Red Rock, onde Daisy será entregue à justiça. No caminho, eles encontram o Major Marquis Warren, ex-soldado da União que se tornou mercenário, e Chris Mannix, sulista que acredita ser o novo xerife da cidade por direito. Os quatro se perdem numa forte nevasca, e buscam refúgio na parada de Minnie, nas montanhas. Lá, encontram Bob, o mexicano encarregado do local enquanto a dona visita a mãe; o carrasco de Red Rock, Oswald Mobray, o Pequeno Homem; o caubói Joe Gage e o General Sandy Smithers, um confederado. Enquanto a nevada não lhes dá trégua, os oito viajantes vão descobrir que Red Rock pode estar muito mais longe do que eles imaginam.

GUERREIROS DE MARSELHA (2017)

Em Guerreiros de Marselha’, 20 anos após ter fugido de agressões policiais em Marselha, na África do Sul, Tau (Vuyo Dabula), integrante do grupo Five Fingers, retorna para a cidade em busca de uma vida pastoral pacífica. Porém, quando percebe que a cidade corre riscos de sofrer um novo ataque, o jovem se dispõe a voltar a lutar pelo bem de seu povo.

VINGANÇA & CASTIGO (2021)

western ‘Vingança & Castigo’ foi um dos melhores títulos lançados pela Netflix em 2021 – e, mesmo tendo conquistado a crítica especializada, não tem o reconhecimento que merece. Estrelado por nomes como Idris ElbaRegina KingZazie BeetzJonathan Majors, a trama acompanha Nat Love, um rapaz que descobre que o assassino de seus pais escapou da prisão. Na tentativa de fazer justiça e vingar a morte deles, Love reúne um grupo de justiceiros para caçar o bandido e conseguir sua vingança.

ASSASSINOS DA LUA DAS FLORES (2023)

O projeto mais recente de Martin Scorsese foi uma das grandes referências que Beyoncé utilizou para construir seu “personagem” para ‘Cowboy Carter’. Indicado a dez categorias do Oscar, incluindo Melhor Filme, a trama é centrada nos assassinatos dados a partir de circunstâncias misteriosas na década de 1920, assolando os membros da tribo Osage, que acaba desencadeando uma grande investigação envolvendo o poderoso J. Edgar Hoover, considerado o primeiro diretor do FBI.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS