Elisabeth Finch, ex-roteirista de ‘Grey’s Anatomy’, usou suas redes sociais para pedir desculpas por mentiras relacionadas a um diagnóstico de câncer, que utilizou para obter vantagens profissionais.
Sua declaração vem após o lançamento da série documental ‘Anatomy of Lies’, que expôs os acontecimentos.
Em sua conta no Instagram, Finch escreveu: “Eu não dei a ninguém razão para acreditar em uma palavra que digo. Eu menti sobre tantas coisas, que devastaram muitas pessoas na vida real. ‘Sinto muito’ pode parecer uma expressão pequena em comparação ao que fiz, mas, ainda assim, são as palavras mais verdadeiras que tenho”.
Ela também destacou seu arrependimento e enfatizou que aprendeu com seus erros: “Eu me prendi na adição das mentiras, traindo e traumatizando minha família, amigos e colegas mais próximos. Estou fazendo reparações e expressando meu genuíno arrependimento da melhor forma que posso, quando as pessoas estiverem prontas. Aceitei que algumas podem nunca estar”.
Finch explicou que tem buscado tratamento psicológico: “Estou em tratamento de saúde mental há quase três anos e trabalho duro todos os dias para construir uma vida onde a verdade importa mais do que qualquer coisa. A verdade é que me casei com uma mulher da qual me apaixonei profundamente e de verdade”.
Ela continuou: “Jennifer Dawn tinha cinco filhos que comecei a amar como se fossem meus, rapidamente, ferozmente, incondicionalmente – e ainda os amo até hoje. Dias após começarmos a namorar, ela se ajoelhou e me pediu em casamento com pedaços de lavanda amarrados formando um anel. O maior erro da minha vida (junto com a mentira sobre o câncer) foi dizer ‘sim’ à proposta de Jennifer antes de ser honesto com ela”.
A roteirista reforçou seu desejo de se responsabilizar por seus erros: “A verdade é que não há desculpa, não há justificativa – nada tornará minhas mentiras aceitáveis. Nada apaga o trauma que causei – o medo, a dor, a raiva, as lágrimas, o tempo. E nada importa mais para mim do que me responsabilizar de todas as formas. Continuarei a reparar o que puder e garantir que não sou as piores coisas que fiz”.
Por fim, ela concluiu: “Reconheço que tudo isso levará tempo para as pessoas acreditarem. Eu trabalharei e esperarei o tempo que for necessário”.
Ver essa foto no Instagram
A série documental ‘Anatomy of Lies’ está disponível no Peacock.
Baseado em uma investigação da jornalista Evgenia Peretz, publicada na ‘Vanity Fair’ em 2022, o documentário revela como Finch, que se juntou à equipe de roteiristas em 2014, utilizou uma alegação falsa de ter condrossarcoma, um tipo raro de câncer ósseo, para ganhar respeito e simpatia entre os colegas.
Durante esse período, seus colegas acreditavam que ela estava passando por tratamentos de câncer, pois frequentemente a viam doente e se mostravam solidários.
A situação começou a mudar quando Jen Beyer, esposa de Finch, notou inconsistências nas histórias da companheira, especialmente após verificar postagens nas redes sociais que contradiziam as alegações de Finch.
Beyer decidiu investigar mais e, ao se deparar com informações que evidenciavam que Finch nunca havia tido câncer, contatou a criadora de ‘Grey’s Anatomy’, Shonda Rhimes, denunciando as mentiras.
Após as denúncias, Elisabeth Finch deixou a série em março de 2022.
A pergunta que persiste é: por que Finch manteve essa mentira por tanto tempo? Segundo Peretz, a resposta pode ser uma busca incessante por atenção e apoio.
Em uma entrevista posterior ao ‘Ankler’, Finch admitiu que sua necessidade de atenção a levou a criar falsas narrativas desde uma cirurgia de joelho em 2007.
O documentário ‘Anatomy of Lies’ também explora o impacto devastador que as mentiras de Finch causaram, não apenas em sua própria vida, mas também nas vidas de seus colegas, que se sentiram enganados e traídos.
Além disso, o programa inclui depoimentos de pessoas próximas a Finch, que refletem sobre os sinais de alerta que ignoraram ao longo dos anos.