sábado, abril 27, 2024

Após ‘Pantera Negra 2’, relembre os melhores FILMES e SÉRIES com super-heróis negros

O mundo das revistas em quadrinhos, sobretudo na vertente dos super-heróis, quase sempre foi despreocupado com questões da diversidade, seja relacionada a causas ou raças. Mesmo nos tempos de apartheid, eram poucos os encapuzados negros que faziam sucesso entre os leitores contemporâneos. Muito porque os grandes selos americanos, como a Detective Comics (DC) ou Marvel, tinham em seu elenco de destaque apenas figuras de homens e mulheres brancas.

Ainda em 1963, Little Zeng, que é creditado por muitos como o primeiro super-herói negro, do ilustrador e músico Chris Acemandese Hall, chegou a ser lançado no livro ‘Os movimentos culturais e políticos do Harlem entre 1960 e 1970: de Malcolm X ao black is beautiful’, editado por Klytus Smith. Contudo, a obra era nichada e acabou não chegando para muita gente a nível mundial ou mesmo dento do solo americano.

Então foi somente três anos depois de Little Zeng, que Stan Lee e Jack Kirby criaram e lançaram o Pantera Negra pela Marvel, primeiramente como coadjuvante da revista do ‘Quarteto Fantástico’. Ambos os artistas eram judeus-americanos, figuras que ainda eram um tanto marginalizadas no país, desse modo tiveram o que chamam hoje de lugar de fala. Curioso é que exatamente em 1966 foi criado o partido dos Panteras Negras, importante também para o próprio quadrinho ganhar força.

Logo após isso, tivemos a chegada do Falcão, o companheiro do Capitão América; depois veio a Tempestade, que mesmo queniana viveu em Wakanda e até se casou com o T’Challa; e finalmente apareceram os emblemáticos Luke Cage, Blade e outros mais.

A DC, por outro lado, criou o Raio Negro apenas em 1977, por Tony Isabella e Trevor Von Eden; a incrível dupla Marv Wolman e George Pérez criaram o Cyborg em 1980, na revista dos ‘Jovens Titãs’; e a Vixen foi a primeira heroína negra do estúdio, que chegou um ano depois. Somente durante os anos de 1990 e 2000 que começaram a aparecer mais personagens negros nessas histórias. No entanto, tudo de maneira muito tímida, se comparada a representatividade que temos hoje – ainda que precisemos evoluir muito neste aspecto.

Nos cinemas então demoraram ainda mais para introduzir esses personagens, onde as poucas vezes em que negros apareciam como super-heróis eram abordados sempre com a temática de humor. Como é o caso de ‘O Homem Meteoro’, de 1993, uma comédia de super-heróis escrita, dirigida e estrelada por Townsend com um elenco de apoio que incluía James Earl Jones, Don Cheadle, Jennifer Lewis e Eddie Griffin.

Mas eis que finalmente, do meio para o fim da década de 1990, personagens sérios e super badass começaram a surgir nas telonas, fazendo jus não só a qualidade da obra como também se levando a sério e criando universos interessantes.

Não deixe de assistir:

Hoje, filmes como ‘Pantera Negra’, conseguem arrecadar mais de 1 bilhão de dólares, tendo quase que por completo um elenco formado por atores negros. Só que, até chegarmos nisso, várias outras produções tão boas quanto foram lançadas, seja nos cinemas ou mesmo na TV.

Desse modo, pegando carona no lançamento de ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’, fizemos uma lista aqui com os melhores filmes e séries que foram protagonizados por personagens negros. Claro que tivemos que escolher só alguns, então muitos ficaram de fora, então, citem também nos comentários os seus favoritos. Vamos nessa!

Filmes

M.I.B. – Homens de Preto (1997)

No mesmo ano de 1997, ‘Spawn – O Soldado do Inferno’ também foi lançado, um filme até honesto para época, mas que hoje envelheceu com o tempo e está próximo de ganhar um remake. Porém, foi Will Smith que brilhou aquele ano com a sensacional aventura ‘M.I.B.’, onde tínhamos ali a origem de um autentico super-herói negro lutando contra alienígenas. Um filme divertidíssimo, com cenas incríveis e uma trama super criativa.

Blade, O Caçador de Vampiros (1998)

Blade’ é para muita gente o primeiro filme de super-herói levado a sério e que de início ao filão que temos hoje mais de 25 anos depois. Sim, ‘X-Men’ popularizou tudo, inclusive trazendo a própria Tempestade, com Halle Berry, mas é Wesley Snipes quem até hoje detém o posto de super-herói negro mais importante dos cinemas. Como sabemos, a Marvel Studios também deve fazer em breve a sua versão.

O Protetor (2014)

Quem iria imaginar que o gigantesco Denzel Washington estrelaria uma aventura de super-heróis do qual ele mesmo, com mais de 50 anos de idade, sairia na porrada contra dezenas de vilões por aí. ‘O Protetor’ não leva o selo da Marvel ou da DC, mas consegue ser igualmente incrível, e até mais empolgante que alguns desses títulos lançados por esses estúdios. O segundo filme é igualmente impactante e ainda traz uma lição e tanto deixada pelo velho Denzel.

Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)

O Cabeça de Teia já havia marcado na sétima arte algumas vezes, com ‘Homem-Aranha 2’ estando no hall dos melhores filmes de super-heróis já lançados, mas, vamos falar a verdade, não dá pra comparar nada que foi feito nesse universo com ‘Homem-Aranha no Aranhaverso’. Uma verdadeira obra de arte, que trouxe o Miles Morales em um universo visualmente hipnotizante, com temas fortes e um roteiro extremamente inventivo. Abordando várias facetas e universo do aracnídeo mascarado, como nunca antes haviam feito no audiovisual.

Hancock (2008)

Will Smith não está citado aqui na lista duas vezes por acaso, isso porque com Hancock ele conseguiu trazer uma espécie de Superman desastrado e de ressaca, destruindo cidades com cenas positivamente megalomaníacas e uma trama maluca que unidas resultaram em diversão em estado bruto. Will Smith e Charlize Theron formam uma dupla sensacional, fazendo antes do primeiro ‘Homem de Ferro’ o que a Marvel realiza hoje em dia, uma aventura divertida e despretensiosa.

Séries

Super Choque (2000)

Não tem como falar de série de super-heróis negros sem citar a sensacional animação Super Choque, que foi um divisor de águas na vertente. Na trama, Virgil Hawkins é um jovem inteligente e bem-humorado que vive na cidade de Dakota, com o pai e a irmã. Após ser, acidentalmente, exposto a um gás desconhecido, ele ganha super poderes eletrostáticos. Com a ajuda de seu amigo gênio, Ritchie, Virgil decide virar um super-herói e ajudar as pessoas com suas novas habilidades, se tornando o Super Choque. Foi injustamente cancelada após a segunda temporada, onde a DC decidiu focar apenas na ‘Liga da Justiça‘.

Luke Cage (2016)

Pegando como base o movimente cinematográfico da blaxploitation e os filmes do cineasta Spike Lee, ‘Luke Cage’ construiu um universo poderoso, perigoso e fascinante, além de esbanjar charme de estética. Mike Colter também trouxe uma imensa força e elegância ao personagem e a Netflix fez duas ótimas temporadas. Penas que também foi cancelada.

Raio Negro (2018)

Jefferson Pierce é um pai de família que precisa voltar a atuar como o justiceiro Black Lightning quando a violência de gangues ameaça o futuro de sua comunidade e sua filha se torna obcecada com a execução da justiça. Ele precisa agir com cuidado, entretanto, pois a polícia está a sua procura. Uma história séria, repleta de camadas sociais e ao mesmo tempo sem nunca deixar de lado a clássica pegada de super-heróis.

Watchmen (2019)

Fazendo diferente, recriando toda uma história e tomando apenas como base a essência da obra de Alan Moore, ‘Watchmen’ da HBO apareceu como uma joia em pleno governo Trump falando do medo de imigrantes e terroristas infiltrados em solo americano, que tomaram o Rorschach como sua principal fonte de inspiração, mas trazia uma protagonista negra como principal heroína da história. Uma série incrível e corajosa.

Falcão e o Soldado Invernal (2021)

Após se destacar nos filmes solos do ‘Capitão América‘ e também dos ‘Vingadores‘, Sam Wilson ganhou a sua própria série, ao lado do parceiro Soldado Invernal, que serviu nada mais, nada menos que uma espécie de transição para tornar o Falcão no Capitão América. ‘Falcão e o Soldado Invernal‘ é repleta de muita ação, cenas impactantes e toca em temas delicados em determinados momentos, se destacando com uma das melhores produções da Marvel nas séries lançadas no Disney+.

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS