O novo filme de Robert Zemeckis, ‘Aqui’, marcou outra decepção para o diretor, que já brilhou em bilheterias com ‘Forrest Gump’ e ‘De Volta para o Futuro’.
Lançado pela Sony e financiado pela Miramax com US$ 50 milhões, o drama multigeracional reúne Tom Hanks, Robin Wright e o roteirista Eric Roth, mas foi recebido de forma decepcionante tanto pela crítica, que o avaliou com 36% no Rotten Tomatoes, quanto pelo público, com 57% de aprovação.
Inicialmente, ‘Aqui’ seria lançado de forma limitada em novembro, visando a semana de Ação de Graças, mas a Sony decidiu por uma estreia ampla em mais de 2.600 salas para maximizar o retorno.
Testes prévios mostraram que o filme não tinha força para um lançamento gradual ou estreia em festivais, o que ajudou a evitar o acúmulo de críticas negativas prolongadas.
Zemeckis, fascinado pela graphic novel de Richard McGuire que inspirou o filme, elogiou o ex-chefe da Miramax, Bill Block, por sua visão ao bancar o projeto.
No entanto, a campanha de marketing encontrou desafios, com poucas cenas adequadas para divulgação.
A estreia do longa trouxe apenas US$ 5 milhões de bilheteria, o que fez com que Zemeckis refletisse sobre a situação atual da indústria.
“Acho que o negócio de filmes no cinema está em uma situação estressante agora” afirmou Robert Zemeckis.
Lembrando que o lançamento nos cinemas brasileiros está marcado para o dia 16 de janeiro de 2025.
Além de Hanks, o elenco conta com Robin Wright, Paul Bettany, Kelly Reilly e Michelle Dockery.