domingo, abril 28, 2024

Artigo | Por que adaptar saga POLÊMICA pode ser uma boa ideia para ‘Deadpool 3’?

Esse mês ficou marcado pela divulgação da primeira imagem oficial da dupla Deadpool (Ryan Reynolds) e Wolverine (Hugh Jackman) no primeiro filme do Mercenário Tagarela no Universo Cinematográfico Marvel. O grande destaque, claro, foi o novo traje do icônico Logan, enfim fazendo justiça a sua contraparte dos quadrinhos. Após mais de 20 anos, os fãs finalmente tiveram seu desejo atendido de ver o Wolverine de Jackman usando o clássico uniforme amarelo das HQs.

Porém, como alegria de fã dura pouco, é provável que essa seja também a última vez que o público verá Hugh dessa forma. Isso porque essa não foi a primeira vez que um mutante vindo dos filmes da falecida FOX chegou ao MCU e ganhou uma roupagem mais fiel às HQs e animações. Em 2021, o Professor Xavier (Patrick Stewart) de um universo paralelo foi mostrado em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, usando sua famosa cadeira de rodas tecnológica flutuante. E qual seu destino? A morte.

Em sua introdução, foi usada a música tema da celebrada animação dos anos 90, que ganhará um revival no Disney+ e que, segundo rumores, provavelmente será a base desse universo do qual esse Wolverine do novo filme sairá. Mas por que isso parece um mau agouro para o Carcaju?

 

Há rumores também de que a HQ usada como base para o roteiro de Deadpool 3 será justamente a controversa Deadpool Massacra o Universo Marvel. Ok, chamar essa saga de controversa chega a ser um elogio. O primeiro capítulo da ‘Trilogia das Mortes’ – que é seguida por Deadpool Massacra os Clássicos e Deadpool Massacra Deadpool – é considerado legitimamente ruim, uma obra de mau gosto. Nessa história, em um universo paralelo, o Deadpool segue fazendo suas papagaidas, mas as coisas saem do controle. Então, o Professor Xavier desiste de tentar ajudá-lo a entrar na linha e decide enviá-lo para um sanatório. Não para um tratamento especializado em super-humanos. Pois é, por mais bizarro que pareça, o líder dos X-Men o encaminha para um tratamento psiquiátrico em uma pocilga praticamente clandestina. Lá, Wade é submetido a um procedimento realizado pelo Dr. Benjamin Brighton, o Homem Psíquico, “destravando” uma nova voz na cabeça do Mercenário Tagarela, que toma conta de suas ações e o transforma em uma máquina de matar, disposta a acabar com a farsa da existência de sua realidade.

A partir disso, ele começa uma verdadeira chacina contra os principais heróis do Universo Marvel, mostrando que a história foi escrita mais para preencher uma lacuna de fãs sedentos pela violência gratuita e roteiro preguiçoso. Dessa forma, os autores e ilustradores encontraram maneiras inusitadas, que transitaram entre a criatividade e a forçada na barra, para que o Wade matasse desde os super-heróis mais buchas até os teoricamente imortais, como o Thor (o Deadpool usa as partículas Pym para deixar o Mjölnir gigante quando voltava para o dono, esmagando o Deus do Trovão), Howard, o Pato (esse ele só joga no forno mesmo) e o próprio Wolverine, que fica acorrentado a uma fornalha que o queima em tempos programados, impedindo que o mutante completasse sua regeneração. É uma besteira tão surtada que essa primeira parte termina com o Deadpool quebrando a quarta parede e assassinando os próprios quadrinistas que fizeram a HQ.

Por mais que a história não seja boa, sua premissa é interessante. E como a saga vendeu bem lá em 2012, numa época em que a popularidade do anti-herói crescia exponencialmente nas HQs, com o passar dos anos e seu sucesso absoluto nos cinemas, os novos capítulos desse universo alternativo se desenvolveram nos quadrinhos. Agora, com toda essa bagunça de Multiverso tomando conta do Universo Cinematográfico Marvel, os rumores indicam que a equipe criativa usará como base essa saga para fazer um tipo de Deadpool Massacra o Universo FOX. E o que era apenas boato ganhou força com as imagens vazadas de bastidores mostrando uma luta entre Wade e Logan em frente ao antigo logo da FOX.

Não deixe de assistir:

Mas antes que isso possa soar como uma má ideia ou até mesmo algo de mau gosto, como os quadrinhos, vale lembrar que a Marvel teve um grande sucesso recente, cujo roteiro foi baseado em uma das piores histórias em quadrinhos de todos os tempos. Sim, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021) foi inspirado na polêmica Um Dia a Mais, em que Peter Parker começa a sofrer as consequências de ter revelado sua identidade secreta ao mundo, quando sua Tia May é vítima de um atentado dos vilões e fica entre a vida e a morte. Para tentar consertar tudo, Peter faz um pacto com Mefisto, trocando seu casamento com Mary Jane pela vida como era antes, com todos bem e sem ninguém lembrando que Peter Parker é o Homem-Aranha.

A saga é odiada por 99,9% dos fãs do Aranha e se tornou uma das mais infames já feitas em sua história. Mesmo assim, ao adaptar apenas a estrutura e a “essência” dela, os roteiristas conseguiram criar uma história emocionante e que funcionou muito bem para a linguagem cinematográfica, fazendo assim um dos poucos filmes que foram unanimidade na Fase Quatro do MCU. Eles não precisaram ser completamente fiéis a uma história que ninguém gostava, então tiraram apenas aquilo que poderia ajudar a criar a narrativa ideal para proporcionar um recomeço geral para o personagem nas telonas.

‘Sem Volta Para Casa’ levou Peter Parker para uma vida mais próxima de sua versão clássica dos quadrinhos

Da mesma forma, a proposta do novo filme do Deadpool é levar o anti-herói para a linha do tempo principal do MCU. Ou seja, se eles vão usar da sua habilidade de “quebrar a quarta parede” ou apelar para as autoridades temporais da TVA, de Loki (2021), para colocá-lo como um agente responsável por corrigir as bagunças nas linhas do tempo do universo FOX, o importante é conseguir usar essa ideia básica da saga controversa para criar uma história divertida que, acima de tudo, funcione na linguagem cinematográfica.

E como o Deadpool de Ryan Reynolds já fez sucesso com sua pegada mais surtada e de autoparódia, ele permite que a história seja mais viajada, até mesmo zombando das inconsistências dos filmes da FOX – e do atual MCU. É uma chance bem interessante de dar um ponto final no passado e trazê-lo para o futuro dessas novas e conturbadas fases do Universo Cinematográfico Marvel, mesmo que isso signifique ter que se despedir novamente do Wolverine e de outros mutantes consagrados.

Deadpool 3 tem estreia prevista para 2 de maio de 2024. Ansiosos?

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS